Sopa fria para o verão

Com o calor que está fazendo é comum perder a fome aquela vontade de comer alimentos calóricos e comida quente fica por conta do inverno.

Muitas pessoas só sentam-se a mesa para ingerir alimentos refrescantes, portanto os pratos frios são a pedida das refeições nessa estação.  Os restaurantes já sabem que os pratos frios são indispensáveis para o verão, uma vez que a maioria das pessoas procura por eles para amenizar o frio e manter a forma. Os alimentos quentes, normalmente são os mais calóricos, por isso no inverno se adquire os quilinhos a mais.

Mantendo a forma

Como o verão é uma época de deixar o corpo mais a mostra na praia e com roupas curtas e pequenas, o ideal é estar de bem com a balança. As sopas frias são propícias à estação, pois são feitas com legumes e verduras que ajudam a manter a forma e a saúde. O corpo necessita de muito mais líquido no verão, pois é comum as pessoas suarem e perderem muito líquido se desidratando é nessa hora que a sopa fria torna-se um prato fundamental. Além de ser menos calórica também ajuda a repor as energias e vitaminas no corpo.

Sopa-fria-para-o-verão-03

Receita de sopa fria de Gaspacho

Ingredientes:

1,7kg de tomate cereja fresco

150g de pimentão vermelho

50g de cebola

50g de salsão

250g de pepino sem pele e sem semente

50g de pão de forma

100ml de azeite

5g de manjericão

500ml de suco de tomate

15ml de tabasco

40g de sal

20 ml de vinagre tinto

Guarnição:

15g de taponade de azeitona preta

15g de tomate cereja com aceto balsâmico

25g de pão campagne rústico

Modo de preparo:

Cortar todos os ingredientes em cubo, temperar com sal, tabasco, azeite de oliva e os vinagres. Deixar marinar por 24 horas, depois bater todos os ingredientes bem fino no liquidificador com o suco de tomate. Passar pelo chinoix bem fino. Conferir o tempero e reservar na geladeira.

Montagem:

Servir numa taça gelada com torrada de pão campagne, fatia de presunto, taponade de azeitona e tomates cereja.

Rende 7 porções.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: