Dietas

Sementes de girassol para emagrecer

Atualmente a maioria das pessoas deseja perder peso, mas infelizmente milagres não existe. Para conseguirmos alcançar nosso objetivo é necessário, disciplina, determinação e persistência.

Nosso padrão de beleza é influenciado por todas essas ferramentas de informação, onde só vemos mulheres magérrimas. Seja estampando capas de revistas, nas passarelas ou atuando. Eles (a mídia) nos fazem acreditar que para conseguirmos a realização plena, necessitamos ser igual a essas mulheres. Acabamos aceitando essa ideia e cometemos várias besteiras em busca desse corpo, que nos trará de brinde “tudo o que almejamos”. Ficamos sem comer, seguimos dietas radicais, onde vários grupos de alimentos, necessários para o bom funcionamento de nosso organismo, são excluídos.

O corpo se torna primordial e acabamos nos esquecendo da saúde. Seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física regularmente, são imprescindíveis para nossa dieta ter sucesso e, ainda auxilia na prevenção de várias doenças. Sabemos que o sedentarismo e obesidade são as principais causas de doenças cardíacas, vasculares e da diabetes, por isso é importante estarmos com o peso adequado. Mas cuidado com o que você anda fazendo para emagrecer.

Sementes-de-Girassol-Para-Emagrecer-01

Devemos contar com alimentos que nos auxilie no processo de emagrecimento, como alimentos termogênicos, por exemplo, que aceleram nosso metabolismo basal. Hoje, conheceremos um alimento que faz isso, nos auxilia na perda de peso.

Esse alimento é a semente de girassol. Mas lembre-se, a semente de girassol, só auxiliará no processo de emagrecimento. Ela deverá ser inclusa em sua alimentação diária, complementando-a e, não substituindo refeições.

Benefícios nutricionais da semente de girassol:

A semente de girassol possui alto teor de vitamina B, é rica em gorduras poli-insaturadas (ômegas 3 e 6) e também contém vitaminas E e A. São fontes de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, cobre, fósforo e selênio.  Em 100 gramas são encontrados 30 gramas de fibras, 20 de proteínas e 120 mg de cálcio.

Benefícios medicinais da semente :

– Reduz o mau colesterol (LDL), previne doenças cardiovasculares por conter gordura poli- insaturada.

– Previne o envelhecimento precoce, pois é rica em vitamina E, produz a desintoxicação celular.

– É rica em fitoesteróis que pode auxiliar na redução dos níveis sanguíneos de LDL e diminui o risco de câncer.

– Melhora o trânsito intestinal, devido a grande quantidade de fibras presente nesta semente.

– A semente de girassol auxilia no emagrecimento porque encontramos nela uma quantidade grande de fibras. As fibras além de melhorarem o trânsito intestinal, nos proporcionam uma sensação de saciedade mais duradoura.

– Devemos consumi-la nos lanches intermediários, dessa forma evitaremos alimentos conhecidos como “calorias vazias” que são doces, frituras e refrigerantes.

– Pode se consumida também sobre a comida ou como tempero.

sementes-de-girassol

 

– Na medicina natural, suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização de feridas e machucados, além de combater doenças da garganta e pulmonares. As sementes, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla. Já o óleo do girassol é usado como base de uma terapia que promete aliviar dores de cabeça, bronquite, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos e renais.

 

Onde comprar semente de girasol

Em lojas de produtos naturais físicas ou aqui!

Dica: a versão sem casca é mais pratica de ser consumida.

Cuidado: deve ser comprada em lojas que a vendem para consumo humano, e não em lojas de ração para animais, onde o risco de contaminação é maior.

QUANTIDADE DIÁRIA RECOMENDADA

Uma colher de sopa ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO

Quem busca o emagrecimento deve ficar atento à quantidade. O consumo exagerado da semente de girassol pode incrementar o consumo calórico. Cada 100 gramas de semente de girassol contém 570 calorias. Mas você precisa somente de 1 colher de sopa para atingir seus benefícios.

O óleo da semente de girassol também acelera o processo de emagrecimento, ele é capaz de inibir uma enzima conhecida como LPL (responsável por transferir a gordura circulante no sangue para as células adiposas). Quando isso acontece, o organismo é obrigado a utilizar o estoque de energia já existente como fonte principal de energia.

Das sementes de girassol pode-se ser extraído o óleo, ideal para cozinhar alimentos e/ou adicionar às saladas, preparar chá de semente de girassol.

O óleo de girassol você encontra em supermercados ou em lojas online!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *