Semente de Chia Benefícios – Como consumir semente de chia

Sabemos que quase todos os alimentos que consumimos nos trazem benefícios, claro que sempre evitando excessos. As sementes no geral são as mais benéficas, elas são essenciais para quem busca uma alimentação saudável por isso devem estar presente em nossa alimentação diária.

Fazer parte da nossa alimentação. Hoje iremos conhecer os benefícios da chia. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

Chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas. Nela encontram-se ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Contém compostos fenólicos sendo considerada uma fonte natural de antioxidantes. Entre eles estão o ácido cafeico e ácido clorogênico. Rica em ferro e fibras essa semente proporciona uma sensação de saciedade mais duradoura, então ela nos auxilia na dieta. Em nosso estômago, ela tem um efeito super interessante, tansforma-se em gel em contato com os sucos gástricos que suas fibras absorvem. Ela evita o acumulo de gordura localizada, pois não ocorre mricos de glicemis no sangue, a glicose é liberada aos poucos.

Previne e controla a diabetes: Ela tem a competência de evitar que quantidades excessivas de hormônio insulina fique circulando em nosso organismo. Quando isso acontece nos tornamos resistentes a isulina e a longo prazo pode surgir o aparecimento do diabetes 2.

Semente-de-Chia-Benefícios-–-Como-consumir-semente-de-chia-01

Previne doenças cardiovasculares: doenças como infarto, derrame e hipertensão são evitadas devido as suas grandes quantidades de ômega 3. Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol sanguíneo.

Regula o colesterol: a chia além do ômega 3 contém também o ômega 6. Esses ácidos graxos atuam na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), reduz também a concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.

Desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Reduz a celulite: o ômega 3 esta relacionado com o processo inflamatório no organismo e a celulite nada mais é que uma inflamação. Então a semente têm proporcionado bons resultados na diminuição da tão odiada celulite.

Fortalece o sistema imunológico: selênio, zinco, fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, são nutrientes importantíssimos para manutenção da integridade e saúde das células.

Para podermos ser beneficiadas com todas essas melhoras em nosso organismo devemos consumir a semente de chia regularmente. O recomendado são 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia. Se você quiser pode ingerir mais, mas, como ela é calórica, o mais recomendado é manter os 25 g diários.

Ela pode ser consumida crua, triturada, forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Se você optar pela ingestão em forma de gel, faça da seguinte maneira: em um copo com 60 ml de água adicione uma colher de sopa da semente de chia a deixe descansar por 30 minutos. O gel deve ser consumido logo após os 30 minutos de descanso. Você pode consumi-la pura ou misturá-la em mingau, sopas, batida em sucos.

Semente-de-Chia-Benefícios-–-Como-consumir-semente-de-chia-02

No caso da semente seca você pode adicionar também em líquidos como suco, batidas, frutas como mamão, banana e iogurtes. O iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.

Farinha de chia: pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada. Também pode ser misturada em sopas, frutas, vitaminas e iogurtes. Isso dependerá de sua preferência.

Você pode misturar várias sementes para seu consumo diário, porque alguns grãos possuem um benéficos que o outro não têm. Mas, cuidado em geral são calóricos, então o ideal é consumir as 25 gramas recomendadas de todos juntos.

A chia é a alternativa ideal para quem não pode ingerir lactose, uma porção de 25 gramas contém 158 gramas de cálcio, perde para o leite que em um copo de 200 ml de leite integral contém 234 ml de cálcio.

Seu consumo em excesso pode ocasionar aumento de peso, constipação se não ingerirmos água, o recomendado são 2 litros por dia, e dificuldade na absorção de minerais como cálcio e zinco.

Dica para quem deseja consumir a chia para auxiliar na perda de peso

Você ja deve ter ouvido falar da tapioca, ganhou fama por ser um alimento de baixa calorias que substitui o carboidrato, principal fonte de energia. Adicione a farinha de tapioca com a chia e coloque a mistura em uma frigideira. Escolha recheios light, como sardinha, atum, banana. Você também pode adicionar a chia com o recheio. São inúmeras maneiras que você pode acrescentar a semente de chia na sua dieta e conquistar excelentes benefícios ao organismo, inclusive o emagrecimento.

A semente de chia adicionada na dieta diária como qualquer outro alimento vai deixar o organismo muito mais saudável, por isso consuma semente de chia e emagreça com saúde.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: