Saiba como emagrecer com a acupuntura auricular

A maioria das pessoas quer emagrecer, mas sabemos que não é tarefa fácil. Sabemos também que o sobre peso é prejudicial à saúde. Então o correto seria mantermos o peso ideal para depois não ter que correr atrás do prejuízo.

Vários fatores podem estar contribuindo para o ganho de peso, não somente o excesso de alimentos. Fatores psicológicos, distúrbios hormonais, quando entramos na menopausa temos que repor hormônios isso faz com que o peso aumente.  O que podemos fazer é usar técnicas que estão a nossa disposição para nos auxiliar nesse processo.

Hoje conheceremos a Acupuntura Auricular

É uma técnica onde se utiliza agulhas.  As agulhas são usadas para estimular cinco pontos específicos da orelha — incluindo os relacionados ao estômago, baço e apetite. De acordo com a pesquisa, pacientes com sobrepeso submetidos à técnica conseguiram reduzir seus índices de massa corporal (IMC) e níveis de gordura.

A acupuntura regula a compulsão alimentar. O comedor compulsivo deve ser tratado de forma mais delicada. A obesidade na medicina chinesa é tratada como um distúrbio.

O trânsito intestinal também melhora, devido a acupuntura. Assim são eliminadas toxinas nocivas ao organismo. A má qualidade do sono origina o estresse e ansiedade. Além disso, a acupuntura recupera a habilidade que temos de ficarmos tranquilos mesmos em situações menos propicias.

Saiba como emagrecer com a acupuntura auricular

A ansiedade também é tratada na acupuntura, ela age nos centros reguladores da ansiedade. Desta forma conseguiremos manter os níveis de ansiedade sob controle. Isso contribui para comermos de maneira mais controlada. Pois a metade dos alimentos que o obeso ingere esta relacionado à má qualidade do sono, ansiedade.

A acupuntura não nos tira a vontade de comer, ela apenas regula o apetite. Diminuindo-o.

A qualidade sono também melhora. É importante não termos um sono fragmentado.

A acupuntura auricular se baseia na ideia de que a orelha representa todas as partes do corpo. A técnica foi aplicada pela primeira vez em 1965, na França, por Paul Nogier após ele ter percebido que as dores nas costas de um paciente haviam sido curadas depois que ele sofreu uma queimadura na orelha.

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, técnica que busca prevenir e tratar doenças por meio de um conjunto de práticas que inclui fitoterapia, exercícios físicos e alimentação adequada. Acredita-se que ao introduzir as agulhas (muitas vezes com baixas correntes elétricas que as aquecem) em pontos específicos, o fluxo do qi (força vital) é desbloqueado, retomando o equilíbrio entre o yin e yang (forças opostas que se manifestam no corpo pelos extremos, calor e frio, excesso e deficiência). Estudos já provaram que a acupuntura alivia dores e sintomas como náuseas e vômitos. Ela age interrompendo a percepção de dor enviada ao sistema nervoso central e liberando ‘analgésicos naturais’ na corrente sanguínea .

A serotonina, por exemplo, é produzida em maior quantidade, propiciando bem-estar físico e psíquico. Outras substâncias ativadas pelas agulhas ou micro esferas são as endorfinas, poderosíssimos tranquilizantes naturais que exercem várias funções no organismo. As endorfinas aliviam a dor, diminuem a ansiedade e a depressão, favorecem a volta do bom humor, relaxam a tensão. A quantidade de endorfinas liberada através acupuntura é dez vezes maior do que a promovida pela atividade física e cinco vezes maior do que durante o orgasmo.

Saiba como emagrecer com a acupuntura auricular

A acupuntura trata os vários sintomas que desencadeiam o aumento de peso. Mas ela também preocupa-se em melhorar a qualidade de vida do paciente. Ela regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente e em condições adequadas para iniciarmos este processo. Sozinha a acupuntura não fará milagres, teremos que seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente. Mas será mais fácil de mudar nosso hábitos porque trataremos a causa.

A acupuntura também trata pacientes alcoólicos, que sofrem com enxaquecas, labirintite, inflamações, dependência do cigarro.

Existem pontos auriculares (nas orelhas) que são estimulados sim. Durante o tratamento no consultório (esse tratamento é feito com as agulhas comuns de acupuntura). Quando se encerra a sessão, são colocadas pequenas esferas de aço inoxidável (alguns profissionais utilizam sementes de mostarda com o mesmo efeito) em pontos estratégicos e são afixadas com esparadrapo (Micropore). Esses pontos acompanham o paciente 24 horas por dia, não saem no banho e duram cerca de 5 a 7 dias sendo trocados na próxima sessão.

Isso proporciona ao paciente um tratamento bastante consistente e sem riscos de lesões.

Claro que o tratamento nas orelhas é apenas um detalhe a mais nesse tratamento. A acupuntura realizada no corpo é elemento indispensável a quem realmente deseja fazer uma terapia efetiva e com resultados garantidos.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: