Corpo

Saiba como acabar com os cravos na hora do banho

Assim como os cabelos são extremamente importantes e sensíveis, uma pele bonita e saudável tem um papel fundamental e indispensável na vida das mulheres, por isso a pele também merece um cuidado especial. Nada melhor do que estar com a pele em dia, sem cravos e espinhas.

Para quem não sabe, os cravos são aqueles pontinhos negros localizados geralmente na zona T (testa, nariz e queixo), e esses tais pontinhos podem surgir por dois motivos: ou pelo aumento na gordura produzida em glândulas da pele ou pelo entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada, ou seja, surgem pela obstrução dos poros, pelo espessamento da camada superficial da pele (queratina) e por restos celulares.

Já que os poros estão obstruídos, a gordura produzida pelas glândulas da pele não têm como ser eliminada, ficando acumulada, e resultando em um cravo. O cravo pode sim, se transformar em uma espinha, no caso de haver uma infecção, uma reação do corpo à presença de bactérias no local. Por isso, é mais do que necessário, é fundamental, evitar o aparecimento de cravos, e uma boa forma de fazer isso é através de uma limpeza adequada da pele e a redução da espessura da camada de queratina, responsável pela proliferação da acne.

A limpeza da pele ajuda a eliminar os cravos do rosto
A limpeza da pele ajuda a eliminar os cravos do rosto

Limpeza de pele ajuda a eliminar os cravos

O ideal é que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, para ajudar a remover o excesso de gordura e eliminar as sujeiras acumuladas ao longo do dia. Porém, deve ser usado um produto específico para o rosto e ter a descrição “para peles mistas a oleosas”. Outra medida importante é o uso de agentes queratoliticos que podem estar nos próprios sabonetes de limpeza ou em produtos específicos que são os que vão garantir a diminuição da camada de queratina e auxiliar na desobstrução dos poros .Lembre-se, é importante o uso desses produtos com orientação médica pelo risco de causar irritação na pele. Manter a pele limpa e hidratada é primordial para evitar o surgimento de cravos e espinhas, mas, existe outro fator importante na prevenção de cravos e espinhas, a alimentação. Ela deve ser mais equilibrada possível. Reduza ao máximo, frituras e alimentos muito gordurosos, invista em frutas e verduras, que farão seu intestino funcionar de maneira correta e, principalmente, beba muita água.

Você pode acabar com os cravos na hora do banho
Você pode acabar com os cravos na hora do banho

Passo a passo para eliminar os cravos no banho

1) Debaixo do chuveiro, deixe a água morna cair sobre o rosto, é importante que não esteja nem quente e nem fria demais para você conseguir eliminar os cravos no banho, aquele vapor que sai do chuveiro é importante para abrir os poros, facilitando a remoção dos cravos.

2) Aplique uma pequena quantidade de esfoliante facial na ponta dos dedos e faça movimentos circulares em toda a face, dando uma atenção especial para as áreas mais oleosas (nariz, queixo e testa) para eliminar os cravos no banho. Você pode optar por um esfoliante caseiro.

3) Enrole os dedos que você usou na extração em um tecido. Isso evita que as unhas danos da pele. Suas mãos devem estar limpas e secas. Aperte delicadamente, não coloque demasiada pressão é melhor ter um ponto preto quebrado capilares. Se você sentir a pele muito irritada parar em outro momento você pode extrair mais.

4) Enxague em água abundante, sem espremer, do contrário, poderá agravar ainda mais a situação, e não se esqueça que a água não pode estar gelada nem quente, para as glândulas sebáceas não produzirem mais oleosidade e você conseguir eliminar os cravos no banho.

5) Para finalizar, aplique um pouco adstringentes com álcool ou com um pouco de álcool ou peróxido de hidrogênio em um algodão apenas no local da extração.

Receita de esfoliante caseiro:

Ingredientes

– 1 colher (de sopa) de açúcar

– 1 colher (de sopa) de mel

Modo de preparo

Misturar os ingredientes até ficar uma mistura homogênea. Depois passar no rosto com movimentos circulares leves, deixar atuar durante cerca de 5 a 10 minutos e retirar depois com bastante água.

Esse esfoliante caseiro com açúcar e mel remove as células mortas e as impurezas da camada externa da pele, deixando a pele mais brilhante, além de ajudar a eliminar os cravos no banho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *