Quem nunca se deliciou na casa da vovó na noite de Natal com as bolachas caseiras pintadas de merengue e com inúmeros formatos? Há um tempo as bolachas natalinas eram tradição de Natal, deveriam estar na mesa na hora da ceia e ser distribuída de presente para todos que participavam da mesma um presente em forma de felicidade, harmonia e prosperidade.

Com o passar dos anos as tradições vão sendo esquecidas e poucas famílias as passam de pais para filhos.

Hoje em dia as bolachas são industrializadas e compradas nos supermercados, é como se a magia tivesse se perdido no tempo. Mas com a tentativa de resgatar os valores antigos das tradições, hoje vamos deixar uma receita deliciosa de bolacha de Natal para você fazer em família e degustar na ceia de Natal com familiares e amigos.

Bolacha de Natal

Ingredientes:

– 6 ovos inteiros

– 2 xícaras de chá de açúcar

– 1 pitada de sal

– 1 xícara de chá de manteiga

– 1 xícara de chá de leite

– 1 colher de sopa de sal amoníaco

– Raspas de casca de laranja o quanto baste

– Farinha de trigo quanto baste

– Clara e açúcar de confeiteiro para pintar as bolachas

bolacha de natal1

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em um recipiente grande. O sal amoníaco deve ser desmanchado em leite morno separadamente e só depois acrescentar na massa. O ponto da massa é homogêneo que não grude na mão. Depois espiche a massa sobre a mesa com o auxilio do rolo e use o cortador de bolachas para cortar as massas com formatos. Leve ao forno pré-aquecido e asse em forno médio, quando estiverem douradas estarão prontas.

Mistura para pintar as bolachas

Misture a clara com uma xícara de açúcar de confeiteiro, deixe no ponto de pasta. Passe nas bolachas já assadas e deixe secar.

Dicas:

Para deixar mais alegre e divertido acrescente anilina para bolo na mistura, faça de várias cores e se preferir pode decorar com confeitos coloridos para bolo.

Viram como é fácil fazer bolachinhas de Natal em casa? Aproveite para reunir a família em torno da preparação e divirta-se com eles.