Quase todas as mulheres podem usar o cabelo curto. O segredo é encontrar o perfeito corte para o formato da sua face e adequado para a textura do seu cabelo. Aqui dou-lhe algumas dicas que a podem ajudar a decidir o melhor corte de cabelo curto para si.

Considere a forma da sua cara.

 A maior parte das mulheres consegue aguentar um cabelo curto, até mesmo as que têm uma face mais redonda. Mulheres com a face arredondada devem cortar o seu cabelo 1 centímetro ou 2 abaixo do queixo. Caso contrário arrisca-se a que o seu cabelo pareça um capacete. Você vai querer ter a sua cara num formato longo e manter o seu cabelo um pouco mais comprido.

Se você tem uma cara longa, o melhor é utilizar o cabelo acima do queixo ou ao comprimento do queixo, isso vai criar a ilusão de largura. Os cortes “Pixie” (cabelo parecido com o corte de homem) não são tão lisonjeiros para esse tipo de face. Os “Pixie”  ficam melhor numa mulher com uma face em forma de coração ou oval.

Você tem ombros bonitos, queixo e pescoço? 

Os cabelos curtos chamam a atenção para estas áreas. Se você tiver um pescoço curto, um queixo duplo ou ombros largos, tente um estilo de cabelo mais longo que esteja abaixo do queixo ou apenas em cima da clavícula.

O tamanho importa

Os cortes de cabelo “Pixie” que se agarram ao crânio ficam muito bem em algumas mulheres, mas não todas. As mulheres mais baixas e magras ficam excelentes com eles. As mulheres altas também podem ficar muito bem com ele, por exemplo a celebridade Jamie Lee Curtis. Porém se você tem um pouquinho de peso a mais e tem um crânio grande, o estilo “pixie” pode não ser o ideal para si.

Você tem cabelo cacheado? 

Pense duas vezes se tiver cabelo cacheado. Esse tipo de cabelo tem a tendência para ficar volumoso demais quando cortado. Alguns estilistas defendem que não se deve cortar o cabelo cacheado mais do que dois centímetros abaixo do queixo, porém há estilos curtinhos bem bonitos nas mulheres que têm esse tipo de cabelo. O segredo está na estratégia. Cortar esse tipo de cabelo é uma arte, por isso escolha bem o seu cabeleireiro, se não vai sair do salão parecendo uma caniche.

Pense na manutenção

Nem todos os cabelos curtos exigem pouca manutenção. Ironicamente, por vezes, são os mais difíceis de manter, o que é algo a ter em conta quando for cortar o seu cabelo. Você deve aparar o cabelo de seis em seis semanas e têm de estar vigiados com alguns produtos profissionais para os manter sob controlo. Você pode ter que investir um pouco ainda com esse tipo de corte de cabelo.

A idade não importa 

Pelo contrário, você não tem que ter uma regra específica de cabelo e idade. Na hora em que completar 40, 50 ou 65 anos de idade, você não tem que cortar o seu cabelo acima do queixo. Pode até ter 100 anos e idade e ver o seu longo cabelo abaixo dos ombros em boa forma.

E você, já pensou em fazer um corte de cabelo curtinho?