Pipoca engorda ou emagrece? Mitos e verdades

Todos nós sabemos que nenhum alimento, por menos calórico que seja, emagrece. O que devemos fazer é controlar a quantidade e escolher alimentos que tragam benefícios para nossa saúde, desta forma é mais fácil manter a forma.

Entre eles está a pipoca. Ela possui nutrientes importantíssimos para nosso organismo como a fibra, que ajuda no funcionamento do intestino. Devemos prestar atenção nos acompanhamentos e temperos.

A margarina e a manteiga, por exemplo, não devem ser usadas, pois saturam mais rapidamente que o óleo. Essa saturação provoca o aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom HDL, sem contar que a quantidade de calorias, que aumentam consideravelmente.

Não abuse do sal e temperos, pois contém muito sódio, e o uso de sódio, em excesso, aumenta os riscos de hipertensão arterial e pode desencadear outras disfunções como retenção líquida e sobrecarga renal.

Mitos e Verdades sobre a pipoca

Pipoca faz mal?

MITO. A pipoca consumida corretamente, pode ser uma alternativa saudável, se compararmos a outros alimentos com muita quantidade energética e pobre em nutrientes. É um cereal natural, por isso ajuda a controlar o peso e diminui o risco de doenças crônicas. As fibras ajudam na consistência e também na formação do bolo fecal.

A pipoca previne doenças?

VERDADEIRO. Ela contém doses de polifenóis, antioxidantes que fazem a proteção das células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca diminui o envelhecimento e ajuda na prevenção das doenças degenerativas como o câncer. Também ajuda a prevenir a diabetes, controle do índice de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, por causa do aumento de antioxidantes. Possui ainda mais duas substâncias antioxidantes a zeaxantina e luteína que são importantes para saúde dos olhos, prevenindo a catarata e degeneração macular.

pipoca engorda ou emagrece

A pipoca tradicional é melhor que a pipoca de micro-ondas?

VERDADE. A pipoca de microondas não deve ser consumida, por possuir uma grande quantidade de conservantes e sódio, gordura que, em grande quantidade, são prejudiciais à saúde. Possuem menos proteínas. E são muito mais calóricas.

Quem tem diabetes pode comer pipoca?

VERDADEIRO. Ela contém o amido resistente, e esse carboidrato passa quase intacto pelo aparelho digestivo e, por esse motivo não aumenta repentinamente os níveis de insulina.

Vários nutricionistas usam a pipoca em seus cardápios, nos lanches intermediários, pois, você se sente alimentado e dá bastante energia. Então caso você não queira engordar com a pipoca só tem que ter em atenção aos seus temperos e acompanhamentos. Nunca se esqueça que é o sal e o açúcar que fazem com que acabe por engordar.

Faça um Comentário