Pilates: Veja motivos para inseri-lo na rotina

Os exercícios de Pilates foram desenvolvidos por Joseph Humbertus Pilates, que estudou diversos tipos de atividades e movimentos antes de investir em um método próprio, o método desenvolvido por Joseph envolve movimentos que trabalham o condicionamento físico, priorizando o equilíbrio entre corpo e mente.

Os exercícios realizados no Pilates têm poucas repetições, utilizam como resistência o peso do próprio corpo, além de exigir concentração no movimento, controle da respiração e do corpo, assim como contração dos músculos, a fim de aumentar o fortalecimento dos músculos.

Quem não conhece a atividade acha que o Pilates serve apenas para quem quer se recuperar de alguma lesão, mas a atividade trás outros benefícios para a saúde, para o corpo e a mente que fazem valer o investimento, confira alguns dos benefícios da atividade:

Resistência

O pilates ajuda no ganho de resistência muscular, isso acontece, pois os exercícios são feitos com a musculatura contraída e pausadamente, assim, você precisa fazer força para realizar o exercício e para voltar a posição inicial. A maioria dos exercícios envolve equilíbrio e força, assim os músculos se fortalecem ao longo do tempo.

Coordenação motora

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Os exercícios de Pilates trabalham coordenação motora, pois é necessário realizar movimentos precisos sem nenhum tipo de suporte que auxilie na direção. O exercício também é realizado com molas, que diminuem a estabilidade do movimento, exigindo ainda mais da musculatura para que o movimento saia corretamente.

Flexibilidade

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Muitos exercícios propiciam o alongamento da musculatura, melhorando a flexibilidade e diminuindo dores e tensões do corpo. Além disso, o alongamento dos músculos e a execução dos movimentos ajudam na correção da postura, e ajuda a reverter os danos de posturas erradas durante o dia.

Músculos tonificados

Ao contrário de algumas atividades, o Pilates trabalha todos os músculos do corpo em conjunto, fazendo com que haja o fortalecimento completo do corpo, além disso, a postura correta, a contração muscular e a concentração na hora de executar os movimentos fazem com que os músculos sejam fortalecidos. Após algum tempo de aula é possível perceber a musculatura mais rígida e definida.

Barriga em dia

Pilates Exercise

Pilates Exercise

Outro ponto muito positivo do Pilates é que ele ajuda a alcançar aquela barriga lisinha que toda mulher sonha, já que a existe um alto numero de exercícios voltados para a musculatura abdominal e mesmo aqueles exercícios que não são específicos para o local exigem que a musculatura esteja contraída para que seja executado corretamente, fazendo assim com que haja o fortalecimento da região como conseqüência.

Ajuda a perder peso

Claro que se você fizer apenas Pilates, sem investir em outra atividade aeróbica ou cuidar da alimentação não será possível emagrecer, mas atrelando a atividade a outros exercícios aeróbicos ou musculação, além de uma alimentação equilibrada é possível conseguir resultados bastante satisfatórios. Outro ponto positivo é que como o Pilates ajuda a fortalecer os músculos é possível perceber maior definição da musculatura a medida que você perde peso.

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Por fim, o Pilates ajuda a trabalhar o corpo e relaxar a mente, ajudando a aliviar estresse e tensões, além de melhorar a qualidade do sono e melhorar o humor, é uma ótima opção para quem quer iniciar uma atividade e procura um exercício de baixo impacto.

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