Pêlos encravados, quem nunca sofreu com esse mal? Ele é muito comum entre homens e mulheres e aparecem com muita frequência,  deixam a pele com aparência horrível e podem infeccionar.

Os pêlos encravados tendem a aparecer com mais frequência em regiões como: nuca, virilhas e pernas. Alguns casos podem se tornar mais preocupantes se ocorrer inflamação no pelo, pois a pessoa pode sofrer muito e ter que partir para um tratamento mais agressivo no combate ao problema e ter que aderir o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

Nesse caso quando cria um abcesso é importante procurar orientação médica para que o profissional possa determinar o melhor tratamento para o secamento do pus que esta localizado na região.  As marcas ficam visíveis e podem se tornar permanentes, por isso é importante o auxilio de um profissional qualificado. Normalmente é nas mulheres que os pelos encravados aparecem, uma vez que depilam com mais frequência as áreas mais afetadas como as virilhas e pernas. Nem o biquíni mais lindo do mundo consegue disfarçar as bolinhas que ficam aparecendo na pele depois da depilação, uma vez que eles são provocados por pelos encravados.

Você sabia que os pelos encravados estão diretamente ligados á qualidade do pelo? Isso mesmo, os pelos mais grossos tendem a encravar com mais facilidade, outros fatores também podem influenciar no crescimento dos pelos após a depilação e fazer com que encravem como: usar roupas muito apertadas e o uso de calças com tecido sintético, pois provocam trauma no local. Arrancar os pelos encravados com a pinça pode piorar, pois aumenta ainda mais o risco de inflamação, portanto o laser é a melhor saída para quando o caso esta muito grave.

pelo encravdo

Confira algumas dicas para se livrar dos pelos encravados

– Procure alternar a depilação, um dia com cera e outro com lâmina para a pele poder descansar da cera;

– Hidratar a pele é importante para o pelo poder crescer com facilidade;

– Após a depilação use calcinhas bem frouxas para evitar o atrito e causar irritações;

– Faça esfoliação química no local com ácido retinoico e glicólico, uma vez que eles regeneram as células e retiram o excesso de pele que impede que o pelo cresça e saia para fora. Esses produtos também ajudam a clarear a pele, mas é preciso que um dermatologista indique conforme a necessidade de cada pele;

– A esfoliação caseira hidrata e afina a pele desde que seja bem leve para não machucar a pele que já está sensível por causa da depilação.

Confira algumas dicas para evitar esse tipo de desconforto

– Deixar os poros respirarem depois da depilação é a melhor opção, portanto não os entupa com cremes hidratantes;

– Para que os poros fechem depois da depilação, lave bem o local com água gelada;

– Normalmente tende a aparecer bolinhas no local da depilação, evite apertá-las para que não ocorra infecção;

– Um esfoliante caseiro é a melhor opção para lavar o local com massagens circulares, pois são mais garantidos e fazem bem para a pele;

– No dia da depilação fique fora do sol, pois como a pele esta sensível podem ocorrer manchas indesejáveis que permanecerão por toda a vida;

pelos encravados

Dica de esfoliação caseira suave

Receita:

– 2 colheres de sopa de aveia em flocos

– 2 colheres de leite de soja

– 2 colheres de gérmen de trigo

– 5 gotas de óleo de gérmen de trigo

Misture todos os ingredientes deixe agir por alguns minutos, depois aplique nas regiões onde os pelos encravam e faça massagens circulares leves, enxágue no banho. É importante fazer essa esfoliação antes de depilar.

A necessidade da hidratação da pele é muito grande e se torna indispensável, mas os cuidados com a mesma vão muito mais, além disso, uma vez que a pele sofre muito mais com as intempéries climáticos com os quais é submetida diariamente. Além da hidratação é necessário usar filtro solar todos os dias para evitar que os raios ultravioletas do sol façam mal a pele que encontra-se sensível após a depilação.

Os cosméticos para tratar a pele podem ser encontrados com facilidade, produtos que tratam qualquer tipo de pele sem causar danos à saúde, principalmente após a depilação. Depois das inúmeras dicas acima você já pode depilar-se com tranquilidade para aproveitar os dias mais quentes do verão na praia ou piscina sem a presença dos indesejáveis pelos encravados.