Obesidade e seus Riscos

Hoje é muito comum encontramos pessoas obesas até crianças já sofrem com esse problema. A obesidade não está relacionada somente à estética, ela traz muitos riscos à saúde e pode levar à morte.

Muitas doenças estão relacionadas à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardíacas, pressão alta e infarto. Também está associada as maiores taxas de certos tipos de câncer. O Brasil está entre os países mais obesos do mundo, ficando atrás da China e EUA entre os homens e da Rússia e Índia entre as mulheres.

Homens com obesidade têm maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstatas. Mulheres obesas têm mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários. Muitos indivíduos com excesso de peso sofrem de dores, apresentam limitações da mobilidade. São muitos os fatores que levam à obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em dar início ao tratamento, procure um especialista.

Obesidade-Riscos-à-saúde-02

As consequências da obesidade

Pessoas obesas sofrem muito emocionalmente. As pessoas priorizam a aparência física e a sociedade impõe um padrão onde ser magro é sinônimo de felicidade e perfeição. E com isso o indivíduo obeso sente-se excluído e infeliz. Quando vemos um obeso associamos sua imagem ao comportamento de uma pessoa gulosa e preguiçosa. Pessoas obesas sofrem com preconceito e discriminação, inclusive no mercado de trabalho, pois na hora de procurarmos um emprego a aparência é muito importante. Muitos obesos tornando-se depressivos e acabam desenvolvendo uma baixa auto estima.

Tratamentos para obesidade

Como sabemos que alimentação está associada à obesidade, então para iniciar um tratamento terá que haver mudanças nos hábitos alimentares, porém em alguns casos é necessário recorrer a medicamentos ou cirurgias para emagrecer, a determinação do paciente é muito importante para o sucesso do tratamento. Praticar exercícios físicos também contribui para prevenção e para o tratamento contra obesidade.  No caso das consequências psíquicas é importante buscar ajuda de um profissional, como psicólogo ou psiquiatra. O indivíduo é considerado obeso quando o seu índice de massa corporal é igual ou superior a 35, esse índice é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.

Em conclusão, a obesidade está relacionado com três fatores principais: a genética, a alimentação e a falta de exercício físico. Podendo se manifestar em outro tipo de doenças se você não procurar uma solução. Se sofre de obesidade procure ajuda de um profissional e altere o seu estilo de vida, ganhe saúde com a perda de peso.

Faça um Comentário