O que é Vegano prós e contras

Em meio a tantos produtos e alimentos industrializados que contem substancias tóxicas, hormônios e tudo mais, muitas pessoas optam por aderir ao vegetarianismo ou veganismo, onde quem escolhe esse estilo de vida livra-se de toda e qualquer alimentação que não seja a vegetal.

Alguns comem alimentos derivados do leite, peixe e ovos, porem, são também vegetarianos, só que com menos restrições do que os demais.Pensando nesse estilo de vida que pode-se assemelhar à uma religião ou doutrina foi que criamos esse artigo para destacar à vocês o que é ser vegano e seus prós e contras.

Lembre-se, acima de tudo, que alimentar-se com saúde é o que importa

Em meio a essa onda industrial onde a praticidade está acima de tudo. Praticamente tudo que comemos contem substancias que podem ser prejudiciais a nossa saúde. Contudo, ainda existem alternativas viáveis e de fácil acesso que são saudáveis. Nos mercados, por mais que seja utilizado agrotóxicos e outros produtos para auxiliar no combate a pragas e no crescimento dos hortifrutigranjeiros, eles ainda são alternativas saudáveis. Muito mais saudáveis do que comer hambúrgueres, chocolates, carnes gordas e por aí vai.

Vale lembrar também que o nosso corpo exige e necessita de uma serie de compostos que fazem com que o seu organismo funcione da forma correta. Portanto, você precisa ingerir uma série de alimentos para adquirir esses compostos para manter o pleno funcionamento do seu corpo.

O-que-é-Vegano-prós-e-contras-03

Lembre-se também que é de suma importância praticar exercícios físicos

Vale destacar aqui a importância de veganos, herbívoros ou carnívoros praticarem exercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana e também no mínimo 40 minutos por dia. Com isso você estará beneficiando o seu corpo e o bom funcionamento dele. Vale lembrar que funções metabólicas do nosso corpo só são ativadas ou exercidas de forma plena quando adicionamos uma boa carga de atividade física. Sem falar que para a nossa mente e o nosso bem estar é de suma importância desopilar um pouco e deixar de lado as atividades cansativas que os dias e rotinas que temos nos oferecem.

Prós de ser um vegano

Assim como toda a escolha que fazemos, existem consequências que são benéficas à nossa saúde e que fazem toda a diferença no final das contas. Para aquelas pessoas que aderirem o estilo de vida vegano não é diferente. Portanto, veja a seguir os prós de aderir ao estilo de vida vegano:

Redução da chance de adquirir doenças

Muitas são as doenças que podem ser associadas aos maus hábitos alimentares.

Podemos aqui destacar principalmente as doenças cardiovasculares, cuja maior culpa é o mal habito alimentar. Principalmente quando a pessoa ingere alimentos muito gordurosos e destacamos aqui as carnes gordas e produtos com alto teor calórico industrializados.

Também há uma grande redução no surgimento de doenças como o câncer, que pode ser diretamente ligado aos alimentos que contem grande carga hormonal(entrando novamente nas carnes, cujo os criadores injetam nos animais hormônios para o crescimento e antibióticos para combater doenças), produtos industrializados onde concentram-se grande quantidade de corantes, sódio e demais substancias químicas.

Altamente correta, levando em consideração o ponto de vista ético

Se formos analisar o ponto de vista ético e o cuidado que precisamos ter para com o mundo, o estilo de vida vegano é totalmente correto, pois não explora a matança animal e procura alimentar-se somente daquilo que é cultivado pelo homem e de preferência por si próprio.

O-que-é-Vegano-prós-e-contras-01

Contras de ser um vegano

Aqui não podemos dizer que existe realmente algo contra esse tipo de estilo de vida. Porem, salientamos que é necessário ter um cuidado bem grande para com esse estilo.

Vale a pena destacar que os alimentos que o vegano come tem todos os tipos de proteínas e vitaminas necessários para que o bom funcionamento do corpo ocorra, porem, alguns desses compostos existem em alimentos específicos e em pouca quantidade, como o caso do ferro e da vitamina B12 que são encontradas com maior abundância nas carnes, por exemplo.

Para que isso não seja um problema, é necessário que você saiba onde encontrar esses compostos nos alimentos e fazer uma grade de combinações de alimentos que darão à você todas as propriedades necessárias. Vale destacar aqui também que quem adere a esse estilo de vida precisa comer em grande quantidade para conseguir absorver melhor os nutrientes.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: