O que é Celíaco – cuidados com a alimentação

Existem inúmeras doenças e transtornos que são altamente prejudiciais à saúde e infligem um alto dano na nossa rotina do dia a dia.

Esses problemas na maioria das vezes comprometem o nosso sistema motor e/ou agem no nosso sistema neurológico. Porém existem doenças e transtornos que não afetam em nada a nossa estrutura física e mental, todavia, fazem um grande estrago na nossa vida no sentido de privação e sérias consequências caso se restrinja alguma regra(chamas assim por realmente serem restrições bem rígidas).

Nesse tipo de caso, podemos destacar a doença celíaca, cuja consequência nada mais é do que você ter uma doença autoimune que causa a intolerância ao glúten.

Neste artigo iremos mostrar os cuidados que deve-se ter para aquelas pessoas que sofrem com a doença celíaca e suas restrições alimentares. Lembre-se que ter uma alimentação regrada é a chave para conviver com a doença celíaca Por pior que seja a doença celíaca e suas privações, é de suma importância que a pessoa que é acometida por essa serie de restrições pode, ainda nessa atual situação, desfrutar de alimentos saudáveis para sí e altamente deliciosos; sua vida continua e deve ser a mais comum possível, desde que tenha cuidado com certas situações.

O-que-é-Celíaco-cuidados-com-a-alimentação-01

Sintomas da doença celíaca

Os sintomas da doença celíaca são bem fácil de ser percebido, pois ocorrem sempre após a ingestão de algum alimento que contenha glúten. É muito importante destacar que se os sintomas forem detectados e persistem e/ou ocorrem frequentemente não deixe de procurar um medico capacitado e qualificado. Se no seu caso você foi diagnosticado com a doença celíaca, é de suma importância seguir corretamente as recomendações e orientações que for passado pra você.

Portanto, lembre-se que muitas são as pessoas que sofrem as consequências da doença celíaca são aquelas que acabam por não seguir as recomendações de forma correta, e portanto, acabam por sofrerem dos sintomas mais comuns da doença celíaca, que são diarreia, vomito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pelos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

Vale destacar que esses tipos de sintomas não podem serem deixados de lado e levados como algo comum de ocorrer. Por isso que o principal é você procurar o mais rápido possível um medico para que o problema seja tratado o quanto antes.

Forma de diagnosticar a doença celíaca

Essa doença é complicada de se diagnosticar pelo simples fato de o único modo de ser feito sendo através de exames de sangue. Isso ocorre pelo fato dos sintomas serem variados e terem como consequência serem constantemente associados com outras doenças. Por mais que os sintomas sejam simples de serem detectados, é crucial ficar atento à sua frequência e o prolongamento desses sintomas.

O-que-é-Celíaco-cuidados-com-a-alimentação-02

Período mais comum de manifesto

Esse tipo de doença tende a se manifestar em crianças que tenham até 1 ano de idade. Isso ocorre pelo fato de ser essa a idade em que as crianças começam a ingerir determinados alimentos que contenham glúten ou seus derivados. Voltando a falar sobre procurar fazer o diagnostico o mais rápido possível, caso isso não ocorra, a criança que poderia ser tratada precocemente, acaba por sofrer com deficiências no desenvolvimento e o surgimento de novas doenças que se beneficiam pela baixa imunidade que na maioria das vezes tende a ocorrer em crianças que estão frequentemente com quadros de diarreia e vomito.

Vale destacar também que determinados casos são manifestados somente na idade adulta. Isso vai depender do grau de intolerância que se tem ao glúten e pode ser afetado tanto em homens , quanto em mulheres.

Tratamento da doença celíaca

Como já foi mencionado logo acima, a principal forma de não sofrer com esses sintomas altamente desagradáveis e prejudiciais à saúde é através de uma dieta totalmente livre de glúten.

Fazendo isso, os sintomas não existiram e você não viverá com nenhum tipo de problema.

Vale lembrar que a doença celíaca não tem cura

Dica

Uma única dica é valida para toda a sua vida. Se você for almoçar em algum restaurante e pretende se servir no buffet do local, não faça isso. Afinal de contas, os talheres usados para pegar os alimentos podem estar contaminados de glúten. Por isso que em sorveterias com buffet e outros locais do gênero devem ser evitados ou deve-se fazer o pedido do prato em separado do buffet.

Faça um Comentário