Maquiagem

O que causa as olheiras – Dicas para amenizá-las

Muitos pensam que as olheiras surgem somente quando não dormimos o suficiente, mas existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento delas. É importante sabermos as causas das olheiras, então seremos capazes de lidar com elas e assim encontrar o tratamento mais adequado.

Alguns dos principais fatores que causam olheiras.

Hereditariedade – Na maioria dos casos, as olheiras são vasos sanguíneos que conseguimos ver através da pele. A pele em redor das pálpebras é a mais fina no corpo (perto de 0,5 mm de espessura em comparação com os 2mm nas outras áreas). Quando o sangue passa através de grandes veias perto da superfície da pele, pode produzir um tom azulado. Quanto mais transparente a pele for (também uma característica hereditária) mais escuras são as olheiras.

Olheiras, um problema que pode ser resolvido com facilidade
Olheiras, um problema que pode ser resolvido com facilidade

Anemia – Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, pode contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos. Acredita-se que a falta de mineral de ferro pode também causar olheiras. A deficiência de ferro é o tipo mais comum de anemia e esse é um sinal que não de má oxigenação nos tecidos do corpo.

A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e a menstruação (devido à falta de ferro), permitindo que as veias debaixo dos olhos se tornem mais visíveis.

Medicamentos – Todas as medicações que causem dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça, porque a pele sob os olhos é muito delicada e qualquer aumento do fluxo sanguíneo é revelado através da pele.

Fadiga – O cansaço e a correria do dia a dia fazem a sua pele ficar mais pálida, o que faz com que as suas olheiras se destaquem mais, permitindo que o sangue sob a pele se torne mais visível e parece mais azul ou mais escuro.

Idade – É mais comum que as olheiras se tornem mais visíveis e permanentes com a idade. Isso ocorre porque as pessoas envelhecem, a sua pele perde colágeno, tornando-se mais fina e transparente.

Compressas com saquinhos de chá ajudam a amenizar as olheiras
Compressas com saquinhos de chá ajudam a amenizar as olheiras

Tratamentos caseiros para olheiras

As olheiras, geralmente estão associadas a uma má noite de sono, quando não dormimos o suficiente, elas surgem como protagonistas, deixam a região abaixo dos olhos escurecidas, além de fornecer uma expressão de cansaço. Mas existe outros fatores que contribuem para o desenvolvimento das olheiras como a hereditariedade, a má alimentação, o estresse, a TPM, o uso de medicamentos entre outros fatores.

Algumas mudanças no estilo de vida acabam funcionando como tratamento para olheiras, e também para um melhor funcionamento de todo organismo. Existem algumas receitinhas caseiras, usando itens que todos temos em casa, e gastando muito pouco, auxiliam no tratamento contra olheiras.

Receitas caseiras para tratar olheiras

Compressa: Molhe uma gaze esterilizada ou um pedaço de algodão em chá gelado de camomila e faça uma compressa na região das pálpebras. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue os olhos com água fria. Você pode substituir ao chá de camomila e usar chá verde ou de maçã.

Rodelas de batata: Para melhorar a circulação sob os olhos, dá também pra usar rodelas geladas de batata ou de pepino na região durante 15 minutos. Esses legumes hidratam a região e ativam a circulação. Não tem contraindicação e são muito práticos.

Esta solução terá uma ação calmante e refrescante. Outra maneira de tratar as olheiras é misturar suco de pepino com suco de limão em quantidades iguais, em seguida, aplique com a ajuda de uma bola de algodão sobre a pele afetada. Deixe por 15 minutos e depois lave com água. Siga este remédio por uma semana e logo o inchaço dos olhos e as olheiras desaparecerão.

Truques de maquiagem são ótimos para disfarçar as olheiras
Truques de maquiagem são ótimos para disfarçar as olheiras

Siga algumas dicas para evitar as olheiras

– Faça massagens leves com os dedos na região da pálpebra, para ativar a circulação.

– Durma pelo menos oito horas por noite.

– Faça exercícios físicos regularmente. Eles ajudam a diminuir o estresse e, consequentemente, as olheiras.

– Use só protetores solares que tenham sido testados dermatologicamente. Geralmente está escrito no rótulo. O FPS 30 é ideal para as pálpebras.

– Fuja das sombras escuras, para não destacar as olheiras ainda mais. Prefira pigmentos claros, como rosa e pêssego.

Com as dicas acima e as receitas que colocamos no artigo, com certeza você vai poder se livrar das olheiras e ter uma aparência muito mais suave e bonita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *