Dietas

O café da manhã

Fazer dieta não é, de forma alguma, passar fome. Muito menos saltar refeições. Fazer dieta é seguir um regime alimentar saudável, adequando a cada pessoa e às suas necessidades.

Para termos uma alimentação saudável temos que começar logo ao acordar. O café da manhã é a primeira e a mais importante refeição do dia, não só porque é a primeira e temos que arranjar energias para vencer o dia, mas também porque se a nossa alimentação começar errada logo ao café da manhã, dificilmente conseguiremos recuperar o resto do dia.

A importância do café da manhã

O café da manhã é considerado a mais importante refeição do dia, pois, desde a última refeição de um dia, até à primeira do dia seguinte passam em média 10 horas. Quando acordamos precisamos repor energias para abraçarmos o dia com força, boa disposição e bom humor. A nossas células cerebrais precisam de energia e é o café da manhã que as vai repor as necessidades do nosso organismo. Há estudos que demosntram que as crianças que não tomam o café da manhã têm défice de concentração na escola, assim como que a falta de café da manhã em um adulto se reflecte no défice de produtividade e concentração.

pequeno_almocoSaltar esta refeição pode ser prejudicial para quem faz dieta por diversos factores. O facto de ficar muitas horas sem comer, desacelera o metabolismo e além de não ser saudável para o organismo, vai fazer com que quando comer, a sensação de fome seja tanta que se torne muito mais difícil saciá-la, ou seja, vamos comer muito numa só refeição, e como isso tem consequências, vamos ter muito mais dificuldade em fazer a digestão e o corpo vai acumular muito mais gorduras e assim sucessivamente.

Consequentemente também vamos demorar muito mais tempo a voltar a ter fome, o que fará provavelmente com que saltemos também o lanche e voltaremos a comer demais novamente ao jantar.
Parece simples, e na realidade é muito simples.

Para termos uma alimentação saudável precisamos fazer entre 5 a 6 refeições por dia, entre elas, obviamente o café da manhã. Por ser a refeição mais importante do dia, não significa que precisemos comer muito ou ingerir muitas calorias por forma a acumular energia para o dia todo. Precisamos sim, de uma refeição equilibrada.

Sugestões para um café da manhã saudável:

  • 1 copo de leite + 2 tostas com fiambre + 1 copo de suco de laranja natural
  • 1 batido de frutas + 1 tosta com requeijão
  • 1 copo de leite + 2 tostas de requeijão e mel
  • 1 taça de leite com cereais + 1 banana
  • 1 taça de iogurte com cereais + 1 peça de fruta
  • 1 copo de suco + 2 fatias de pão integral com geleia light
  • 1 copo de leite batido com fruta + 1 torrada com queijo branco

Um café da manhã equilibrado deve engloba cereais, fruta e leite ou derivados. Comer fruta logo pela manhã, rica em vitaminas e antioxidantes é uma excelente fonte de energia. Pode por exemplo comer batido de frutas com iogurte ou leite. Cereais integrais são ricos em fibras, importantes para obstipação, fraqueza ou até para a depressão. O leite, fonte de cálcio melhora o funcionamento das células e evita a acumulação de gordura.

Um bom café da manhã é a melhor forma de regular o apetite durante todo o dia.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *