Dietas

Iogurte – Por que deve ser incluído em sua dieta

A todo momento pesquisas são feitos com alimentos que contribuem para melhorar nossa qualidade de vida. Muitos desses alimentos, se usado corretamente e diariamente nos auxiliam na prevenção de várias doenças.

De acordo com essas pesquisas descobrimos então, que alguns alimentos além de nutrirem nos trazem benefícios. A maioria das pessoas deseja emagrecer. Atualmente o número de pessoas obesas e doentes é cada vez maior. São vários os fatores responsáveis por essas doenças. Má alimentação, desde a infância, muitas vezes comemos de maneira errada. Devido a correria, buscamos alimentos práticos e de fácil preparo. Mas temos que ficar atentos, muitos desses alimentos contém uma quantidade enorme de aditivos químicos, como sódios, conservantes, entre outros. Stress e distúrbios psicológicos também contribuem para o aumento de peso e aparecimento de várias doenças.

Claro que há exceções, como por exemplo, o iogurte. Hoje aprenderemos os motivos para inclui-lo em nossa alimentação diária.

O iogurte é uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, com baixo teor calórico, e contém menos lactose que o leite comum.

Por apresentar proteína de alto valor biológico e cálcio, promove um maior controle da insulina, assim, graças a essa ação, menos ácidos graxos livres chegam à corrente sanguínea, o que ajuda a evitar o acúmulo de gordura visceral, considerada perigosa. Por isso, o iogurte é excelente para uma dieta de emagrecimento.

Iogurte-–-Por-que-deve-ser-incluído-em-sua-dieta-02

De preferência para a versão integral, ela contém tem uma boa dose de proteína, uma porção moderada de carboidrato (lactose, o açúcar natural do leite, que serve de alimento para as bactérias que compõem o iogurte), potássio, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina e um pouco de gordura, além de minerais importantes, como cálcio, fósforo e magnésio.

O cálcio ajuda a fortalecer ossos e dentes, porém, essa não é a única função do cálcio, pois ele é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Equilibra a pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos: o coração fica protegido. Pra melhor fixação do cálcio em nossos ossos, recomenda-se a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos diários e praticar atividade física.

Confira: 200 g de iogurte natural há 345 mg de cálcio enquanto um copo de leite (250 ml) contém cerca de 307,5 mg do mineral e uma fatia de 30 g de queijo branco tem 205,5 mg de cálcio.

Para se produzir o iogurte é preciso, pelo menos, dois tipos específicos de espécies bacterianas, Streptococcus thermophilus e o Lactobacillus bulgaricus, que reforçam o exército de bactérias benfeitoras no intestino, conhecido como flora ou microbiota intestinal. Com isso, além de deixar o organismo mais resistente, exterminando micro-organismos causadores de diversos tipos de doenças, essas bactérias também melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

Fique atenta no rótulo do produto e veja se contém lactobacilos , eles melhoram o trânsito intestinal. As proteínas do alimento são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. Por exemplo, a vitamina A, contida no iogurte, também é fundamental para a saúde da pele.

Durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que é conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano, assim, suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza. O iogurte é muito recomendado em receitas caseiras de máscaras e até cremes para o cabelo.

Iogurte-–-Por-que-deve-ser-incluído-em-sua-dieta-01

Além de todos esses benefícios, ele é delicioso. Ideal para os lanches intermediários ou café da manhã. Você pode acrescentar granola, chia, banana, cereais, assim você terá um alimento ainda mais benéfico.

Infelizmente o iogurte sozinho não fará milagres. Sua alimentação deve ser balanceada e saudável. Para acelerar o processo de emagrecimento e evitar a flacidez da pele, devemos aliar a dieta a pratica regular de atividade física.

O recomendado é consultar um médico especializado, ele orientará, a quantidade ideal, de cada alimento que devemos consumir para conseguir a redução de peso.

Faça iogurte em casa

Iogurte natural caseiro

Ingredientes:

– 1 litro de leite integral;

– 1 pote de iogurte integral (consistência firme);

– 2 colheres (sopa) de leite em pó integral;

– 1 sachê de gelatina sem sabor.

Modo de preparo

Ferva o leite e espere ele voltar à temperatura ambiente (até que ele fique morno). Ao atingir a temperatura correta, tire eventuais natas. No liquidificador, coloque esse leite morno, o iogurte, o leite em pó e o pó da gelatina. Bata até que fique bem homogêneo. Deixe abafado por 12 horas.

Coloque a vasilha em um local abafado, dentro de um isopor, por exemplo, enrolada em panos de pratos. Mantenha a vasilha dentro do isopor por, no mínimo 8 horas. O tempo ideal é de 12 horas. Não mexa no iogurte durante esse período. Depois, basta mexer e colocar na geladeira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *