Saúde

Ganho de gordura abdominal pode aumentar riscos de diabetes

Segundo dados da Organização Mundial de saúde a diabetes é uma doença silenciosa que atinge cerca de 347 milhões de pessoas no mundo todo.

Por ser uma doença silenciosa quando a pessoas começa a sentir os sintomas é porque ela já está muito avançada e há necessidade de fazer tratamento mais severo com medicamentos além da dieta especial. A maioria das pessoas não sabe que possuem diabetes e as que sabem dificilmente seguem o tratamento como deveriam, principalmente com relação às restrições alimentares. Fazer exames periódicos  de controle de saúde é fundamental para detectar qualquer tipo de diabetes e tratar com antecedência.

Fatores de risco

Entre os principais fatores de risco que podem desencadear a diabetes, estão a genética e a obesidade, principalmente o aumento da gordura abdominal, pois ela atrapalha o bom funcionamento do pâncreas. Segundo o endocrinologista Dr. Alfredo Alpern, em entrevista para o programa “Bom Dia e Saúde”  a pessoa nem precisa ser gorda, basta ter uma barriguinha para aumentar o risco de ter diabetes. Por isso é importante observar os hábitos de vida e o controle de peso. Outro fator de risco que também deve ser observado é o genético, uma vez que essas pessoas tendem a ter mais chances de desenvolver a doença.

Ganho-de-gordura-abdominal-pode-aumentar-riscos-de-diabetes-01Como prevenir a diabetes

Muitos são os fatores que contribuem para o aparecimento da diabetes, mas ela pode ser evitada com uma boa alimentação, principalmente evitando o excesso de doces e com a prática de atividades físicas. As mulheres que possuem mais de 85% de circunferência abdominal e os homens que possuem mais de 94 cm são grandes candidatos a desenvolverem diabetes. Por isso manter o peso é tão importante. Ter uma vida saudável é fundamental para manter a saúde e evitar desenvolver doenças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *