Exercício Físico

Exercícios físicos para emagrecer : Exercícios físicos com elástico

Sabemos da importância de exercitarmos, e os malefícios do sedentarismo. A maioria das pessoas praticam atividades físicas em busca do padrão estético, isso é comprovado pelo aumento de alunos quando o verão se aproxima. Temos que ter consciência que o exercício físico não esta somente relacionado com a estética, mas com o corpo em um todo.

Fortalece os ossos e articulações, enrijece os músculos, amplia e recupera a flexibilidade, diminui o colesterol RUIM e aumenta o colesterol BOM, reduz e combate o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras doenças (como o infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos), atua também no sistema nervoso, alivia o estresse, facilita  a circulação do fluxo de sangue ao cérebro,  é um grande aliado na recuperação da depressão esses são alguns do benefícios da atividade física regular. Além disso, acelera o processo de emagrecimento. Atividade física + dieta balanceada= perda de peso.  Devemos sempre nos alimentar de 3 em 3 horas, isso evita acumulo de gordura, pois jejum prolongado só serve para perdermos massa muscular,  o organismo retira dos músculos a energia necessária e armazena a que temos disponível para os “próximos períodos de jejum”.

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O que acontece ao exercitarmos é que gastamos o excesso de calorias ingeridas. A atividade para proporcionar o resultado desejado na perda de peso deve ser regular, no mínimo 5 vezes por semana e 60 minutos contínuos. A evolução do emagrecimento apos doze meses é mínima, nosso organismo responde através de estímulos então cada vez que isso ocorrer  diversifique a atividade e aumente a frequência. A musculação é atividade mais indicada, pois o ganho de massa magra permite que gastemos mais energia mesmo sem estarmos em movimento.  Procure um profissional para indicar e orientar qual tipo de treino é o ideal para que nenhum fator como estagnação de peso, lesões na articulações, e intensidade exagerado do treino contribuam para você desistir antes mesmo do resultado desejado.

Exercícios físicos com Elástico

A maioria das pessoas não dispõe de recursos como tempo e dinheiro  para frequentar uma academia, a alternativa nesse caso é a pratica da atividade em casa. A opção que trazemos hoje são exercícios com elástico. Antes de começar a atividade siga algumas dicas como:

Usar roupas confortáveis que não limitem seus movimentos;

Alongue-se, antes e depois, é importante, evita lesões nas articulações;

Beba água, para não desidratar-se;

Benefícios de exercícios físicos com elástico

Os elásticos de resistência são baratos e portáteis. Eles auxiliam na estética e na recuperação de lesões.

Pode ser utilizado para tratamentos físicos pós-cirúrgicos.

Melhora na coordenação motora, maior flexibilidade.

Melhora o condicionamento físico e nos tornamos mais resistentes, prevenindo   lesões.

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Alguns exercícios utilizando elásticos

– 1° EXERCÍCIO

Vamos trabalhar os bíceps

De pé, pise sobre o elástico com um dos pés ou com os dois (dependendo do grau de intensidade que desejar – quanto mais curto o elástico, mais resistência ele apresentará, exigindo aumento da  força), com cada mão segurando um lado. Os braços devem ficar estendidos ao longo do corpo (mãos próximas ao quadril), cotovelos próximos à cintura e punhos voltados para frente, pés paralelos e alinhados com o quadril, joelhos semi-flexionados. Você esticará o elástico até a altura dos ombros, flexionando os cotovelos.

– 2° EXERCÍCIO

Iremos trabalhar tríceps

Sente-se de lado sobre uma cadeira ou banco, apoiando apenas um lado do quadril. Deixe a perna do lado de apoio flexionada à frente e a outra, flexionada para trás. Encaixe uma das extremidades do elástico no pé da perna de trás. Segure a outra ponta do elástico com as duas mãos atrás da cabeça. Os braços devem estar acima da cabeça, cotovelos flexionados e alinhados com os ombros. Estique o elástico estendendo os cotovelos para o alto. Não permita que os cotovelos fiquem muito abertos quando o braço estiver flexionado.

– 3° EXERCÍCIO

Iremos trabalhar o quadríceps

De pé, coloque a perna para trás, apoiada somente a ponta do pé. Passe uma ponta do elástico no pé que está atrás e leve a outra extremidade sobre o ombro, mantendo o elástico esticado. O elástico está preso na perna direita, ele será segurado sobre o ombro esquerdo, depois inverta a posição. Agora, você deve flexionar o joelho de trás em direção ao chão – até a coxa da perna da frente ficar paralela com o chão – afrouxando o elástico, sem deixar com que a extremidade que está no ombro escorregue para trás. Leve o quadril, alinhado com o tronco, para o chão. Na perna da frente, o joelho sempre deve ficar alinhado com o calcanhar. Ao subir, empurre a ponta do pé da perna de trás contra o chão

– 4° EXERCÍCIO

Iremos trabalhar os adutores (parte interna da coxa)

Em pé, amarre ou prenda um lado do elástico em uma barra, poste ou mesa fixa. A  outra ponta do elástico deve ser presa em um dos pés. A perna presa ao elástico deve estar do lado da barra, com o elástico esticado. Com os pés paralelos e joelhos semi-flexionados, cruze a perna do elástico à frente da perna de apoio. Mantenha-a estendida o tempo todo,  esticando o elástico o quanto conseguir.O pé deve ficar reto, na frente do corpo, puxando o elástico e sem encostar no chão. Mantenha o quadril alinhado, sem desnivelá-lo durante a execução do movimento. Troque o lado.

– 5° EXERCÍCIO

Iremos trabalhar os glúteos

Sente em um banco com pés paralelos e alinhados com o quadril. Passe o elástico por debaixo dos dois pés. Cruze o elástico na frente e pegue as extremidades. Segure-o e mantenha os cotovelos estendidos. Gire os ombros para trás. Para iniciar o movimento de ramada alta dos ombros, eleve os cotovelos para o alto, trazendo as mãos até a linha do peito.  Levante-se, em sincronia, do banco, estendendo os joelhos e deixando os braços alinhados com o ombro. Mantenha os ombros encaixados, sustente seu corpo, evitando que vá para frente.

– 6° EXERCÍCIO

Glúteos

Em pé, com pés paralelos e alinhados com o quadril, passe o elástico por debaixo de um dos pé. Leve as extremidades do elástico por trás de cada um dos ombros (flexione os joelhos para realizar esta posição). Agora, fique em pé, já com o elástico estirado. Segure-os com os braços dobrados e cotovelos junto ao corpo. Flexione os joelhos e o quadril para trás, realizando um agachamento, afrouxando o elástico. Empurre o chão com o apoio mais voltado ao calcanhar do que para os dedos dos pés. Contraia bem o abdômen.  Estenda os joelhos de volta, estirando o elástico, realizando força.

Faça  de 3 séries de 15 petições para começar. Realize os movimentos lentamente, inspire quando for fazer o movimento e expire quando  voltar a posição inicial. O elástico ideal é o extensor.

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