Dores de cabeça frequentes merecem atenção

Com o excesso de trabalho e poucos momentos de lazer, muitas são as consequências por tais situações. Nos sentimos cansados, desanimados e muitas vezes o nosso corpo responde de formas bem desagradável, como por exemplo, aquelas dores de cabeça irritantes que deixam qualquer um fora de si.

Porém, nem tudo pode ser também consequência de uma rotina puxada. Muitas vezes o problema pode estar indo longe de mais e vale a pena ir a fundo para descobrir os reais motivos das dores de cabeça frequentes.

Dores de cabeça frequentes merecem atenção (Foto: Divulgação)

Dores de cabeça frequentes merecem atenção (Foto: Divulgação)

Dores de cabeça são mais comuns do que se pensa

Se você que tem dores de cabeça tão fortes que podem causar náuseas, tonturas, mal estar corporal, oscilação de pressão arterial ou simplesmente sente uma dorzinha em um dia ou outro acha que faz parte de um grupo pequeno, está completamente enganado. Mais de 40% da população mundial sofre de dores de cabeça aguda circunstancialmente. Porém as que não apresentam o sintoma é porque evitam, ou não tem contato com situações que possam ser usadas como ‘’gatilho’’ para o despertar da dor de cabeça e outras pelo simples fato de não terem predisposição para esse tipo de dor.

Causas e formas de evitar as dores de cabeça

De um modo geral, levando em consideração os motivos mais comuns para desencadear uma dor de cabeça podem ser:

Determinados alimentos. Pessoas que tem algum problema de digestão, algum tipo de alimento não lhe faz bem, tem alergia a temperos ou acabou por comer algo considerado forte e de difícil digestão podem ter por consequência dores de cabeça providas de uma má digestão;

-Forma de evitar. Saiba distinguir os alimentos que lhe fazem bem. Você precisa entender que nem toda pessoa consegue comer todo o tipo de comida ou a qualquer hora. Levando isso em consideração, vale destacar que é de suma importância ter uma alimentação no mínimo balanceada e procurar comer nos horários certos.

-Odores fortes. Pra quem tem sensibilidade olfatória pode ser prejudicado quando estiver em contato com odores/cheiros fortes.

-Forma de evitar- Por consequência desse tipo de contato e com a irritabilidade que determinados odores podem gerar e desencadear as dores de cabeça é preciso evitar o contato com tintas, cinzeiros de cigarros, incensos, gasolina, produtos de limpeza e locais fechados e úmidos.

Dores de cabeça frequentes merecem atenção (Foto: Divulgação

-Transtornos de humor (depressão e ansiedade). Pessoas que estão em principio de uma depressão por qualquer motivo(perda, situação de pressão e estresse, etc) ou que tenham transtorno de ansiedade podem ter dores de cabeça também por questão de irritabilidade e pela pressão psicológica em que a pessoa está vivenciando. Vale destacar que esse tipo de situação pode ser passageira(desde que você faça por onde).

-Forma de evitar. Caso você não consiga superar esse tipo de situação sozinho, não hesite em procurar ajuda médica para melhor avaliação.

Pular doses de medicamentos. Se você estiver fazendo um determinado tratamento e acaba por se esquecer de tomar o remédio em um dia, poderá ter por consequência dores de cabeça. Por isso é importante ter consciência da importância de seguir as orientações prescritas pelo seu médico.

-Forma de evitar- Se você tem um dia muito corrido ao ponto de não conseguir se lembrar de se medicar ou se você tem dificuldades de memorizar certas coisas, procure sempre deixar o medicamento nos locais onde você passe frequentemente ou deixe-o à mostra ou agende em seu celular para despertas todos os dias no horário em questão.

-Mudanças súbitas de temperatura. Pessoas que são sensíveis às trocas de temperatura podem ter por consequência dores de cabeça pela exposição às mudanças bruscas do clima, por exemplo. Também podem ocorrer pela oscilação da pressão arterial (mais comum nos dias de calor), quando a pressão tende a baixar em pessoas que não se sentem bem no verão. Quem sofre com renite alérgica pode sofrer com as dores de cabeça por consequência das mudanças súbitas do clima.

Uma dica para evitar a maior parte das dores de cabeça é a pratica dos exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada.

Dores de cabeça frequentes merecem atenção (Foto: Divulgação

Dores de cabeça frequentes merecem atenção (Foto: Divulgação

Quando as dores de cabeça devem se tornar motivos de preocupação

Alguns sintomas merecem destaque quando o assunto for dor de cabeça. Você precisa ficar atento a eles, pois podem não ser tão simples assim.

– Dores de cabeça intensa que você nunca havia sentido.

– Dores de cabeça que não correspondem a nenhum tipo de medicação

– Dores de cabeça que acorde você no sono

-Febre acompanhada com dores de cabeça

-Confusão ou sintomas neurológicos.

Nesses casos é importante procurar um médico.

Faça um Comentário