Dieta vegetariana

Dieta vegetariana é um nome vago para descrever diversos padrões alimentares que se concentram em plantas como alimento principal. Quem segue uma dieta vegetariana, inclui na sua alimentação, entre outros alimentos, frutas, vegetais, feijões secos e ervilhas, grãos, sementes,etc.

De entre os regimes alimentares vegetarianos podemos destacar as seguintes dietas:
A dieta vegan, que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo os seus derivados;
A dieta lacto-vegetariana, que alem dos alimentos vegetais, inclui produtos lácteos;
A a dieta lacto-ovo vegetariano, que alem dos alimentos vegetais, inclui produtos lácteos e ovos, e há quem inclua também mel;
A dieta pesco-vegetariana, talvez a mais utilizada, que inclui o peixe na sua ementa, nesta dista é permitida a ingestão de todos os tipos de frutos do mar, mas não é considerada por muitos como uma verdadeira dieta vegetariana.

Dieta vegetarianaAs pessoas que seguem dietas vegetarianas podem obter todos os nutrientes de que necessitam, no entanto, como em qualquer outra dieta, devem ter o cuidado de variar o mais possível os alimentos ingeridos, por forma a satisfazer as suas necessidades nutricionais. Há nutrientes como a vitamina B12 que pode ser encontrada em cereais e leite de soja, por exemplo. Quando necessários, os vegetarianos podem incluir suplementos de proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitamina B12, na sua alimentação.

Esta é uma dieta muito recente em termos de história e que muitas vezes tem por bases ideologias pessoais, mas é também muito indicada, não só para quem quer perder peso, como para quem quer ter uma vida mais saudável.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: