Dieta sem calorias ou planos com nutrientes?

Como atualmente o interesse por ter um corpo perfeito é cada vez maior devemos ficar atentas quando o assunto é dieta. Fomos ensinados a pensar que para emagrecermos devemos comer o mínimo possível, mas como tudo evolui esse pensamento mudou. Primeiramente devemos saber que quanto maior o tempo que ficamos em jejum, mais prejudicial será para o processo de emagrecimento.

Dietas radicais que restringem alguns grupos de alimentos são perigosas porque, a maioria dos alimentos trazem benefícios ao nosso organismo. Além de serem benéficos ao nosso organismo alguns deles auxiliam no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo. Alimentos de baixo índice glicêmico, por exemplo, tem a competência de evitar o diabetes pois não geram picos de glicose no sangue.  Alimentos ricos em fibras melhoram o trânsito intestinal, e eles ainda proporcionam uma sensação de saciedade muito maior que os carboidratos refinados.

É importantíssimo aderirmos a um plano nutricional personalizado. Cada tipo de pessoa precisa de quantidades específicas de nutrientes e vitaminas. Esse plano será elaborado por um médico especializado, através da analise de vários fatores como, idade, sexo, estilo de vida, pratica esportiva, composição corporal, hábitos alimentares e objetivo. O profissional ainda contará com uma avaliação antropométrica para saber os níveis de gordura de cada indivíduo. Peso, altura, circunferência são alguns dos métodos que serão utilizados para determinar quais alimentos e a quantidade ideal que serão necessárias para que o indivíduo consiga alcançar seu objetivo de forma saudável. Primeiramente o profissional terá que saber qual é o verdadeiro objetivo do paciente e se ele precisa mesmo emagrecer.

Dieta-sem-calorias-ou-Planos-com-nutrientes-01 (1)

Existem vários motivos que nos levam a buscar auxílio em um profissional especializado, perda de peso, o ganho de massa muscular, o controle do colesterol, o controle da diabetes, a hipertensão, a anemia, a gestação, os motivos estéticos (exemplo: celulite, pele, etc.), ou somente para ter uma alimentação correta que auxilie a reduzirmos os riscos de doenças. Geralmente dietas que tem como foco soma de calorias, são dietas que fazemos sem acompanhamentos, dietas que lemos na internet ou revistas. Essas dietas não levam em conta preocupações cruciais como, por exemplo,  se onde maramos encontraremos determinado alimento, se as calorias indicadas serão suficiente para podermos realizar tarefas vitais e necessárias no nosso dia a dia. Em geral é uma dieta elaborada para todos. Mesmo que seja necessária uma dieta específica para cada um de nós, há regras gerais, como a prática regular de atividade física, o que também terá que ser analisado fatores como, idade, disponibilidade de tempo, e disponibilidade financeira. Beber no mínimo 2 litros de água por dia e seguir uma alimentação fragmentada onde deveremos nos alimentar de 3 em 3 horas.

É importante seguirmos um plano alimentar principalmente na gestação, pois os nutrientes e vitaminas são de extrema importância para formação saudável do bebê. Em cada fase de nossa vida devemos consumir quantidades específicas de nutrientes.

Dieta-sem-calorias-ou-Planos-com-nutrientes-02

Alimentos que não podem faltar na sua dieta

As quantidades variam de acordo com o sexo, a idade e o estado nutricional. Lembrando que é recomendado procurar um médico

especializado para ele elaborar a dieta. Mas aqui temos algumas dicas que você já poderá utilizar para o bom funcionamento do organismo.

Carnes vermelhas, fígados, miúdos em geral, gema de ovo, leguminosas, vegetais folhosos e verdes- escuros e frutas secas.  Esses alimentos possuem ferro, que forma hemoglobina e transporta oxigênio. A falta desse mineral pode causar anemia, queda do sistema imunológico e fadiga.

Leite, iogurte, queijos, brócolis, couve e ovos. Esses alimentos contem cálcio, necessário para coagulação sanguínea e formação dos ossos e dentes.

Sal de cozinha, espinafre e aspargos. Possui sódio necessário para distribuição de água no organismo e volume sanguíneo.

Banana, maçã, laranja, batata, verduras no geral. Esses alimentos contem potássio, importante para contração muscular cardíaca e essencial para o funcionamento dos rins.

Com as dicas que demos acima, você poderá determinar o que é melhor para o seu organismo e o que você pretende alcançar em relação ao seu peso e a sua saúde. São muitos alimentos que podem compor a dieta e deixar o corpo em forma, basta você optar pelo melhor. Lembre-se que para emagrecer com saúde é preciso ter disciplina.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: