Dieta do ômega três para secar gorduras em um mês

O verão está se aproximando, é hora de por o corpo a mostra. Se o shape não está em dia, temos que tomar providencia. Quando nos olhamos nos espelho e a imagem que vemos nos agrada, tudo flui melhor, nosso humor fica lá em cima, a autoestima sobe.

É normal engordarmos durante o inverno, nosso corpo precisa de mais energia para nos manter aquecidos, os dias frios, que caracterizam o inverno nos convida somente para ficarmos em casa em frente à lareira e ficar parado sem nada pra fazer-nos leva a comer. E aí quando o inverno vai embora ficam somente os quilos adquiridos. Mas calma, para resolvermos esse problema, é só seguirmos a dieta do ômega três e em um mês estaremos em forma para o verão.

Para quem não sabe, essa dieta é baseada na Zone Diet – dieta criada nos E.U.A., sucesso há quase 20 anos, de autoria de Barry Sears, PhD em bioquímica, com mais de 40 anos de pesquisas, foi quem deu o pontapé inicial da nutrição anti-inflamatória.

O ômega-3 é um tipo de gordura, conhecido como ácido graxo essencial, já que é fundamental para a manutenção da saúde. Porém, o corpo humano não tem capacidade de produzir ômega 3, por isso, precisa recorrer à alimentação para obtê-lo.

Vamos conferir os benefícios do ômega 3

-Anti-inflamatório;

-Evita a obstrução dos vasos sanguíneos;

-Reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos e a pressão arterial.

-Reduz o risco de diabetes; acidente vascular cerebral (derrame); artrite reumatoide; Asma; Síndromes inflamatórias intestinais (colites); Alguns tipos de câncer;

-Declínio mental,

-Melhora o humor, o aprendizado e fortalece o sistema imunológico

Dieta-do-ômega-três-para-secar-gorduras-em-um-mês-01

Essa dieta conta com o efeito anti-inflamatório para perda de peso. Mas para conseguirmos a dose diária ideal de ômega-3 nessa dieta e atingir seus objetivos, é preciso incluir peixe (salmão, atum, sardinha, bacalhau e lagosta) ou frutos do mar (camarão) nas três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), o que, claro, é praticamente impossível conseguir, por isso, é necessário nessa dieta, se contar com suplementos, para atingir a cota necessária.

Na dieta do ômega-3 é necessário também excluir os alimentos que tenham excesso de ômega-6, margarina, óleos de soja, milho e girassol, pois toda a ação benéfica do ômega-3 é anulada com o excesso de ômega-6. Por outro lado, é permitido incluir o azeite, o abacate e as frutas oleaginosas (nozes, amêndoa e castanhas), já que além de oferecer ômega-6 numa dose adequada, ainda são fontes de energia, e não elevam a glicose sanguínea.

Veja os principais alimentos que você deverá consumir nesta dieta.

Salmão – Sem dúvida, é o peixe com a maior concentração de ômega-3, ácido graxo essencial usado pelo organismo na síntese de hormônios anti-inflamatórios.

Amora – Tal como a uva, o mirtilo, e outras frutas vermelho-escuras, é fonte de polifenóis, que são antioxidantes que ajudam a ativar o SIRT1, (enzimas que regulam o processo metabólico).

Morango – rica em antioxidantes e pertence ao grupo de alimentos de baixo índice glicêmico.

Clara de ovo – riquíssima em albumina e livre de gordura.

Amêndoa – É uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem , oferece uma dose importante de magnésio, que, entre outras funções, contribui para a síntese de proteína.

Dieta-do-ômega-três-para-secar-gorduras-em-um-mês-03

Dieta do ômega 3

É possível reduzir 3, 5 kilos de gordura corporal em um mês. Para isso acontecer será necessários que, em todas as refeições haja carboidrato, proteína e gordura para balancear os hormônios

.Na dieta do ômega-3 só é permitido tomar uma xícara de café por dia, mas estão liberados os chás de ervas sem cafeína (hortelã, erva-cidreira, erva-doce, hibisco) e sem açúcar.

Na hora de cozinhar os alimentos, só use azeite tradicional ou óleo de canola, use o azeite extra virgem apenas para temperar as saladas ou acrescentar no alimento depois de pronto, pois os polifenóis do azeite extra virgem se tornam tóxicos quando aquecidos.

Capriche na quantidade de vegetais (quatro colheres por refeição), pois são fonte de carboidrato livre de amido e, ou seja, não provocam picos de açúcar no sangue.

Só é permitido consumir apenas uma porção pequena de alimentos com amido por dia. Pode ser em qualquer refeição.

Na dieta do ômega-3 está permitido fazer três refeições livres por semana, isto é, coma o que quiser.

CAFÉ DA MANHÃ

opção 1

1 xícara(chá) de café com leite desnatado e estévia (opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de queijo cottage light (ou 1 fatia de mussarela light), 1/2 col. (chá) de azeite extra virgem e 1 fatia de peito de peru light (ou presunto magro)

opção 2

Tapioca: 2 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada, 3 colheres (sopa) de queijo cottage light (ou 1 fatia de mussarela light) e 2 fatias de peito de peru picadas + 1/2 xícara(chá) de amora (ou 1 maçã pequena, 9 uvas, 1 kiwi ou 1 pêssego)

opção 3

Taça de cottage e frutas vermelhas: 6 colheres(sopa) de queijo cottage light com 9 morangos picados e 4 colheres (sopa) de mirtilo (ou framboesa ou amora) polvilhado com 2 colheres (sopa) de amêndoa em lascas

Dieta-do-ômega-três-para-secar-gorduras-em-um-mês-02

LANCHE

opção 1

Vitamina: 1/2 copo (150 ml) de água batida com 2 cubos de gelo, 1/2 xíc. (chá) de morango (ou amora ou mirtilo), 1 colher (sopa) de proteína isolada em pó (whey protein), 3 amêndoas (ou 6 amendoins) – dá para levar numa garrafa térmica

opção 2

1 pote de iogurte natural desnatado + 2 castanhas de caju sem sal (ou 1 castanha-do-pará)

opção 3

3 damascos + 1 fatia fina de mussarela light

ALMOÇO

opção 1

Salada: folhas verdes (alface, rúcula, acelga) à vontade e 1/2 xícara (chá) de legumes crus (cenoura, rabanete) com 2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas e molho de iogurte (2 colheres/sopa de iogurte natural misturado com gotas de limão, mostarda e manjericão picado) + 1 filé pequeno (90 g) de salmão (ou 2 sardinhas) grelhado + 6 colheres (de servir) de legumes (brócolis, couve-flor, abobrinha, aspargo, vagem, berinjela, quiabo, chuchu) cozidos

opção 2

Salada de folhas verdes à vontade e 1/2 xícara (chá) de legumes crus (tomate, palmito, pepino) com 1 colher (sopa) de suco de limão, 1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem e 1/2 colher (sopa) de gergelim + 1 filé pequeno (90 g) de peito de frango grelhado + 1 colher(de servir) de arroz integral (ou 1 colher/sopa de purê de batata ou 3 pedaços pequenos de batata-doce)

opção 3

Salada de folhas verdes à vontade com 1 colher (chá) de azeite extra virgem e 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico + 1 filé pequeno (90 g) de contrafilé (ou maminha ou 6 colheres/sopa de patinho) moído + 1 colher/sopa de arroz integral + 1/2 concha (pequena) de feijão (ou grão-de-bico ou lentilha) + 1 porção de fruta (9 morangos ou 9 uvas ou 1 kiwi ou 1 maçã pequena ou 2 ameixas pequenas ou 1 pêssego)

LANCHE

opção 1

2 fatias médias (45 g) de queijo frescal (ou 1 fatia/30 g de queijo mussarela light) com 1 colher (sobremesa) de geleia de mirtilo, amora ou morango (sem açúcar e sem adoçante)

opção 2

Achocolatado: 1 copo (200 ml) de leite desnatado com 1 colher (sobremesa) de cacau em pó (ou chocolate em pó com 70% de cacau) e 1 pitada de canela e estévia (opcional)

opção 3

1 pote de iogurte natural desnatado (ou coalhada 0% gordura) com 3 amêndoas (ou 2 castanhas de caju sem sal) picadas e gotas de essência de coco (opcional)

JANTAR

opção 1

2 pratos (fundos) de sopa de legumes e frango + 1 pedaço pequeno (12 g) de chocolate meio amargo

opção 2

1 porção de lasanha de berinjela à bolonhesa + 1 taça (120 ml) de vinho tinto

opção 3

Omelete de claras: 2 claras, 3 colheres (sopa) de mussarela light ralada, 1 colher(sopa) de frango refogado e desfiado, 1 xícara (chá) de tomate picado, 2 colheres (sopa) de cogumelo picado, 1 colher (sopa) de cebola picada + 1 porção de fruta

CEIA

opção 1

1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 6 amendoins, canela e estévia

opção 2

1 pão sueco pequeno com 2 fatias médias de queijo frescal

opção 3

Mingau de aveia: 2 colheres (sopa) de farelo de aveia cozida em 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado e 1/2 copo (100 ml) de água. Polvilhe com castanhas picadas e canela

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: