Dieta das fibras

As fibras são encontradas apenas em alimentos de origem vegetal,  principalmente em frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas. Uma dieta rica em fibras melhora a digestão e regula o trânsito intestinal, previne constipações e reduz o risco de diabetes e doenças cardíacas.

As fibras são ainda muito importantes no controle do peso e na prevenção da obesidade.

Saiba o que são fibras e quais os alimentos que deve adicionar às suas refeições:
Fibras alimentares, inclui todas as partes dos alimentos que o corpo não consegue digerir ou absorver. Ao contrário de outros componentes alimentares tais como gorduras, proteínas ou hidratos de carbono, as fibra não são digeridas pelo organismo, elas passam pelo estômago e intestino relativamente intactas. As fibras mas tem vários papéis importantes na manutenção da saúde.

Há dois tipos de fibras, as insolúveis (aquelas que não se dissolvem em água) e as solúveis (as que se dissolvem).

Fibras insolúveis:

Este tipo de fibra promove a circulação de materiais através do sistema digestivo e aumenta o volume das fezes, o que pode ser benéfico para quem sobre de obstipação.
Farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são fontes de fibras insolúveis.

Fibras solúveis:

A fibra solúvel em água forma um material do tipo gel. Ela pode ajudar a diminuir o colesterol e a glicémia.
A fibra solúvel é encontrada na aveia, ervilha, feijão, maçã, citrinos, cenouras e cevada.

Sugestão:

dietafibrasComece o dia com um pequeno-almoço ricos em fibras. Opte por cereais com farelo ou fibra no nome, ou adicione algumas colheres de sopa de farelo de trigo.
Coma pão de farinha de trigo integral ou outro grão inteiro como principal ingrediente. Tente que tenha pelo menos 2 gramas de fibra por porção.
No pão use um pouco mais fermento ou deixe a massa crescer mais. Tente adicionar o farelo dos cereais triturado ou farelo de trigo quando fizer bolos e biscoitos.
Coma mais feijões, ervilhas e lentilhas. Acrescente feijão à sopa ou à salada. Experimente arroz integral, arroz selvagem, cevada, vegetais frescos, tostas de trigo integral e salsa.
Coma frutas, maçãs, bananas, laranjas, pêras e uvas são excelentes fontes de fibras.
Faça pequenos lanches de frutas secas, legumes crus, e bolachas integrais. As nozes também são ricas em fibra e excelentes para um pequeno lanche de vez em quando.

Alimentos ricos em fibras são boas para sua saúde, mas devem ser acrescentados à sua dieta de uma forma gradual para permitir que o sistema digestivo se adapte às mudança e assim evitar gases intestinais e inchaço abdominal.
A quantidade de cada tipo de fibras varia entre os diferentes vegetais. Para ingerir uma maior variedade de fibras, o melhor é optar pela ampla variedade de alimentos e variar.

Além de tudo isto, deve beber água, as fibras funcionam muito melhor com água. Uma dieta rica em fibras e com falta de água aumenta o risco de prisão de ventre. A água deve ser bebida ao longo do dia, no entanto, se beber um copo de água imediatamente antes da refeição, também vai sentir menos fome.

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