Dieta com linhaça

A linhaça (semente do linho) é cada vez mais falada e utilizada para diversos usos.

Conhecida pelas suas propriedades medicinais, a linhaça é já muito utilizada em culinária e tem vindo a ganhar mais notoriedade, não só pelos excelentes pratos que permite cozinhar, mas principalmente pelas suas propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas.

A semente de linhaça é rica em Omega3 e Omega6. Cerca de 39% da sua composição é óleo e é dela que é extraído o óleo de linhaça. O Omega3 é excelente antioxidante e renovador de células e a sua combinação com o Omega6, promove a produção de prostaglandinas responsável pela diminuição da retenção de líquidos e pela eliminação de sódio nos rins.

 

Além de ser a maior fonte  Omega3, a linhaça é composta por fibras e proteínas, vitaminas B1, B2, C, E, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio, o que faz dela um alimento muito aconselhado.

sementes_linhacaA linhaça é ainda, a maior fonte alimentar de lignanas, um composto parecido com o estrogénio, importante para a mulher, por exemplo na altura do período menstrual, quando o nível de hormonas é mais baixo. Actua ainda como preventivo do cancro da mama, neutralizando a acção do estrogénio sobre o tecido mamário.

Uma dieta com linhaça, é extremamente benéfica para o organismo. A fibras importantes para a regulação do transito intestinal ajudam no controle do peso, na prevenção da obesidade e previnem doenças cardiovasculares e diabetes.

Alguns dos benefícios do consumo de linhaça:

  • Peso e forma física – A fibra da linhaça controla a obesidade e dá sensação de saciedade, diminuindo o apetite e ajuda ainda a diminuir  o colesterol. Ao mesmo tempo, aumenta os níveis de energia e melhora a forma física.
  • Sistema digestivo e retenção de líquidos – A linhaça actua na regulação do transito intestinal, melhorando a sensação de barriga inchada.É um óptimo laxante. Melhora a eliminação de sódio pelos rins e ajuda na eliminação de líquidos acumulados.
  • Colesterol e Diabetes– As sementes de linhaça são um ótimo aliado no combate ao colesterol LDL e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, sendo por isso benéfica para os diabéticos.
  • Pele e cabelo – O consumo de linhaça melhora o aspecto da pele e cabelo e as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam ainda no combate ao acne. Pode ser ainda utilizada para máscaras faciais, fazendo já parte de muitos produtos comercializados para o efeito.

Este é mais um dos alimentos que ajudam a emagrecer, inclua uma a duas colheres de linhaça na sua dieta diária, emagreça e tenha um organismo mais saudável. As sementes de linhaça podem ser adicionadas a um iogurte, sumo de fruta ou leite e beneficia se as moer ou triturar e ingerir logo pela manhã.

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