Dietas

Dieta anti-stress

Pois é, a nossa alimentação pode ajudar-nos a  reduzir os níveis de stress. Com ritmo exagerado dos dias de hoje, não há quem não ande em stress, ou passe por momentos stressantes, pelo menos de vez em quando.

São muitos os factores que nos levam a estados de stress, a rotina, o trabalho, as responsabilidades profissionais e intelectuais, as relações e as alterações de estados emocionais.

Os estados de stress podem alterar o nosso metabolismo ao ponto de nos levar à obesidade, por exemplo, ou alterar a nossa capacidade física até nos sentirmos cansados e completamente exaustos, bem como pode provocar dores de cabeça ou queda de cabelo. Mas podemos, com a nossa alimentação ajudar o nosso organismo a fazer um melhor controle dos níveis de stress e a manter-nos mais calmos e tranquilos.

Esta não é uma dieta de emagrecimento, mas sim um regime alimentar por forma a sentir-se melhor física e psicologicamente.

dieta_antistressSão aconselháveis alimentos ricos em vitamina B6, estudos referem que uma grande percentagem das pessoas com depressão apresentam défice desta vitamina que pode ser encontrada por exemplo no arroz integral, banana, manga, agrião, abóbora, atum e leguminosas.

Alimentos ricos em vitamina B12, que encontramos por exemplo na ameijoa, ostras, leite, ovos, e fígado. Vitamina C, esta vitamina que encontramos e muitos frutos e legumes, ajuda na absorção das vitaminas do complexo B e alimentos ricos em magnésio como o agrião, as amêndoas, amendoins, nozes, cereais integrais e hortaliças. Quanto maior o desgaste físico e psicológico, maior a necessidade de ingestão de magnésio.

Não podemos ainda esquecer que é muito importante para o nosso organismo mantermos um sono regular e tranquilo, devemos dormir pelo menos oito horas diárias. Enquanto dormimos o corpo produz melatonina, que elimina os radicais livres  e proporciona uma sensação de bem-estar, portanto evite café e álcool ou chás estimulantes como o chá verde, por exemplo.

Alimente-se bem, relaxe, hidrate-se e tenha uma vida tranquila com um peso saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *