Corpo

Dicas simples para recuperar o viço da pele

A idade vem sempre acompanhada de algum probleminha ali e outro lá, porém, podemos evitar que muitos desses probleminhas nos acompanhem pra sempre. Muitas vezes, nossas falhas vêm de anos a fio, sem falar que muitas vezes também, o que temos não chega nem perto do que poderíamos ter.

Um bom exemplo de falta de cuidado que se tem é para com a nossa pele que muitas vezes é maltratada e pouco cuidada por nós. Isso acarreta uma serie de consequências que podem prejudicar não somente a nossa pele, mas podem outras partes do nosso corpo sofrer consequências. Por esses e outros motivos mais é que estamos aqui para dar algumas dicas simples de como recuperar o viço (vigor, vida, frescor) de nossa pele, e assim ter uma vida com uma melhor qualidade.

Lembre-se que sua pele é sua armadura e por isso requer cuidados importantes!

Dicas simples para recuperar o viço da pele

Vale lembrar que o nosso maior órgão não é o coração, cérebro, pulmões, etc. Nosso maior órgão é a nossa pele. Como tal e tamanha importância a pele emite vários sinais quando estamos com algum problema:

Se estamos com algum problema hepático, nossa pele fica amarelada. Se temos problemas renais, nossa pele fica esbranquiçada, se estamos nervosos ou tendo uma crise de ansiedade nossa pele sofre sudorese (suor excessivo), se estamos com febre nosso corpo alerta tanto entrando em estado de hipertermia (temperatura alta), quanto hipotermia (temperatura baixa). Enfim, não é à toa que é um órgão tão importante e complexo.

Quando sofremos ataques de bactérias, vírus ou o que quer que seja, uma das primeiras forças de frente que temos no nosso organismo é a nossa pele, cuja uma das formas de auxilio para com o nosso corpo é através da dificuldade que ela torna para a entrada desses invasores no nosso corpo.

Importância da pele para o nosso corpo

-Por ser um órgão muito sensível, tudo que a toca ou a estimula é emitido sinais para informar que isso ocorreu diretamente para o cérebro. Esse ato de avisar o principal órgão do nosso corpo ocorre em questão de milésimos. E está aí a importância dela. Serve como um aviso prévio de que algo está por acontecer e assim, você pode se preparar para uma possível situação de risco.

-Com a ajuda da melanina(responsável por atribuir a cor da nossa pele e cabelos, além de nos proteger do sol conforme a nossa necessidade histórica com relação à exposição solar) a pele é auxiliada no combate e proteção contra os raios UV(Ultra Violetas) que são altamente prejudiciais a saúde.

-Nossa pele tem um papel importante no auxilio da nossa proteção imunológica, pois serve de armadura, detecta e reconhece organismos agressivos e possíveis invasores. Com essa atitude, nosso sistema de defesa consegue agir com mais rapidez e eficiência. Por isso que pessoas que não tem ou que perdem a sensibilidade da pele tem maiores chances de se machucar e percebem certos problemas com uma certa demora comparada à outras.

-Em casos extremos de necessidade de energia e falta do que comer, a camada mais profunda da nossa pele(epiderme) pode fornecer energia através de nutrientes que estão reservados nessa camada.

Dicas simples para recuperar o viço da pele

Como cuidar e proteger a pele deixando-a mais viçosa

Partindo do principio de que se é jovem, podemos entender que é a partir do inicio da vida que precisamos cuidar da nossa pele. Se por acaso você não cuidou da sua pele por anos e atualmente você se encontra em uma idade um pouco mais avançada, nunca é tarde para começar a tomar as devidas precauções. Sendo assim, as dicas a seguir são pra todas as idades e deve-se começar a cuidar da pele desde cedo e desde sempre:

  • Procure sair de casa para seus afazeres antes das 10h e após as 16h. Saia, independente da estação do ano, protegido com protetor solar(fator de proteção solar[fps] acima de 30). Caso seja difícil sair nesses horários onde a incidência de raios UV é maior, proteja-se do sol com chapéu/boné.
  • Utilize produtos como cremes e gel à base de aloe vera para ajudar no rejuvenescimento e fortalecimento da pele
  • Especialmente para as mulheres que usam maquiagem, não esqueça de retirar com produtos adstringentes.
  • Beba bastante agua para manter-se sempre nutrido(a) e hidratado(a).
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *