Corpo

Dicas para se aquecer nos dias frios

O inverno é a estação mais temida do ano. Sentimos frio, ficamos mais parados dentro de nossas casas para se proteger do vento e comemos mais. Com a chegada dessa estação nossos hábitos mudam automaticamente, conforme a necessidade que temos de nos mantermos aquecidos.

Seria ótimo se alguns hábitos que mantemos durante o verão, continuássemos a segui-los no inverno. O inverno é o responsável por engordarmos aqueles quilinhos indesejáveis que seremos obrigados a elimina-los com a proximidade do verão. Causa dores na região da coluna, devido a posição (geralmente nos contraímos) que ficamos por sentirmos mais frio. Ficamos resfriados devido a mudança de temperatura. Mas hoje veremos algumas dicas para nos mantermos aquecidos com a chegada do inverno.

Praticar atividades físicas ajuda a aquecer o corpo
Praticar atividades físicas ajuda a aquecer o corpo

Pratique atividade física: Pode ser dentro de casa ou em uma academia já que em ambientes abertos é mais difícil devido a exposição ao frio e chuva. Antes de tomarmos banho é bom fazer 20 minutos de atividade física. Dessa forma nos aqueceremos e não teremos medo de tirar a roupa. É importante também que durante a atividade estejamos bem agasalhados, dessa forma aumentaremos nosso rendimento durante a realização da atividade mas, ao sentirmos calor , poderemos retirar o excesso de roupa . Lembre-se de alongar antes do início da atividade, os músculos geralmente encontram-se contraídos devido ao frio e por tanto não estão preparados para a atividade. No inverno, com a contração das veias e artérias, o coração deve trabalhar muito mais para conseguir bombear o sangue para todo o corpo.

Evite deixar os cabelos úmidos. Utilize um secador, a umidade dos cabelos faz com que sintamos mais frio.

Utilize roupas quentes. Use e abuse das lãs, se agasalhe bem. Gorros, mantas, polainas são acessórios indispensáveis para espantar o frio.

Aproveite esta estação para beber chá. O chá além de nos aquecer, não engorda e existem uma infinidade de chás que trazem benefícios a saúde e muitos deles até nos auxiliam na perda de peso. O vinho também é uma bebida que ajuda a aquecer.

Coloque carpetes espalhados pela casa. Evitar o contato com o piso frio ajuda a nos mantermos aquecidos.

Mantenha a casa fechada, dessa forma o local permanecerá aquecido. Mas cuidado com ácaros e mofos, eles se proliferam nessa época do ano. Para evitar espalhar gripes e resfriados, e manter as alergias sob controle, é essencial cuidar da ventilação dos armários – o que, de quebra, também evita cheiro ruim nas roupas.

Corte as árvores que estão impedindo que os raios solares atinjam sua casa.

Colocar fogo na lareira ou usar outros tipos de aquecedores de ambientes ajudam a passar o frio
Colocar fogo na lareira ou usar outros tipos de aquecedores de ambientes ajudam a passar o frio

Compre uma lareira. Além de deixar os espaços da casa quentinhos, as lareiras funcionam como elementos decorativos. Para quem tem pouco espaço ou está preocupado com fazer um duto de escoamento de fumaça, vale conferir opções ecológicas movidas a biofluido além das tradicionais versões a lenha, elétricas e a gás.

Para aquecer um ambiente inteiro sem ocupar muito espaço uma boa ideia é instalar piso aquecido. A tecnologia garante o aquecimento não apenas do chão, mas de todo o ambiente, pois o calor vai se dispersando, subindo e se distribuindo por todo o espaço.

Ingerir bebidas quentes deixa o corpo quente e confortável
Ingerir bebidas quentes deixa o corpo quente e confortável

Alternativa mais comum na hora de aquecer a casa em dias frios, eles podem deixar o consumidor confuso na hora da compra devido à variedade de opções. Os principais modelos disponíveis no mercado são o a óleo, o cerâmico, o a gás, os termo ventiladores e os de resistência – esse último é mais conhecido como aquecedor elétrico, embora quase todos os outros tipos também usem energia. A diferença entre os modelos está na distância a que espalham o calor, no consumo de energia e na velocidade com que conseguem espantar o frio, principalmente.

Geralmente lembrados apenas no verão, eles podem ser a saída para dias frios, desde que essa opção seja lembrada na hora da compra. O ar-condicionado que funciona para as duas estações mais extremas do ano tem, é claro, um custo um pouco mais alto se comparado àquele destinado ao resfriamento do ambiente, mas de acordo com os especialistas, esse investimento inicial é compensado em médio prazo, por causa do consumo de energia ser menor do que o de algumas opções de aquecedor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *