Maquiagem

Dicas para preparar a pele para o verão

Uma pele bem cuidada conta pontos para o nosso visual e ainda beneficia o bronzeado. O segredo para o sucesso? A esfoliação, que retira delicadamente as células mortas e uniformiza o aspecto, combinada com a hidratação rotineira, que evita pontos de ressecamento, como cotovelos, joelhos, pés e mão.

Com essa dupla dinâmica, a duração do bronze é prolongada e a chance descascamento diminui e muito. Diferentemente do que se costuma pensar, o sinal é verde para o esfoliante também nos dias seguintes à exposição solar, já que ele ajuda a retornarão nosso tom natural.

Todo charme e a sensualidade do biquíni pode ser esquecido quando a vermelhidão entra em campo. Existem inúmeras opções de protetores solares em forma de apresentações como cremes, gel, spray, entre outros. Eleja o seu queridinho e o tenha sempre por perto, principalmente nos dias de praia e piscina. Assim, você não deixa espaço para a ardência, o incômodo e as indesejáveis manchas que podem ser causados quando deitamos ao sol sem a proteção necessária. Nesse caso, a reaplicação é o principal: de duas em duas horas e logo depois de cada mergulho.

Dicas para preparar a pele para o verão 2015 (Foto: Divulgação)
Dicas para preparar a pele para o verão  (Foto: Divulgação)

Água não é considerada benta só para matar a sede. O consumo de água acelera o metabolismo e ajuda a limpar o organismo, deixando a sua pele com aspecto saudável e hidratada, além de favorecer a perde de peso e a diminuição da sensação de inchaço. O ideal é tomar de 2 a 3 litros diariamente. Mas não se engane achando que virar tudo em um só gole é a solução. O certo é carregar sempre uma garrafinha com você e tomar, por vez, até 200ml, para que sejam absorvidos e aproveitados de maneira correta. É um habito que, uma vez criado, faz toda a diferença, inclusive na aparência da sua pele. Nos dias mais quentes, esse é ainda um dos passos para evitar os desagradáveis sintomas da desidratação.

Se você não tem uma alimentação das mais regrada, principalmente durante esse período a atenção deve ser redobrada em relação ao que será acrescentado ao seu cardápio. Fuja som dó de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e frituras, que aumentam a retenção de líquidos e prejudicam a digestão. Invista em frutas ricas em água, como melancia e abacaxi, que são frescas e leves para a estação. Chás como o de hibisco e o verde têm propriedades diuréticas antiinflamatórias, ótimas para a temporada mais quente do ano. Um prato mais colorido, com verdura e legumes é fórmula mágica para essa missão.

Dicas para preparar a pele para o verão 2015 (Foto: Divulgação)
Dicas para preparar a pele para o verão (Foto: Divulgação)

Se você é do time das que preferem ficar de baixo do guarda-sol, o autobronzeador pode ser o seu melhor amigo para espantar o branco-inverno. Não exagere na quantidade. Vá construindo as camadas aos poucos, com o intervalo de duas horas e sempre espalhando bem. Cremes e loções funcionam bem em peles secas e são indicados para quem quer um tom mais bronzeado. Para efeitos mais leves, aposte em sprays e mousses. Se o efeito ficou exagerado, não se desespere, faça uma mistura de limão, açúcar cristalizado e azeite para espalhar na parte que precisa de correção.

Dicas para preparar a pele para o verão 2015 (Foto: Divulgação)
Dicas para preparar a pele para o verão  (Foto: Divulgação)

Sol em excesso pode causar câncer de pele

Todos já sabemos que o sol traz muitos benefícios ao ser humano, contribuindo para a saúde e bem-estar físico e psíquico. Na medida certa, o sol é importante para a síntese de vitaminas e garante aparência saudável. Além disso, a exposição diária à luz solar favorece o bem-estar e diminui a incidência de depressão e outras doenças do aparelho psíquico, especialmente em idosos. Mas nem tudo são flores. Em excesso ou simplesmente a exposição inadequada pode acabar ocasionando danos a saúde. Quando em excesso, o sol pode causar queimaduras dolorosas e danos irreversíveis na pele, como foto envelhecimento e as sequelas de um câncer de pele. É importante lembrar também que os efeitos nocivos do sol são cumulativos. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância. Devido aos efeitos nocivos de sua radiação, o sol pode causar lesões ásperas e na pele, como se fossem feridas que não cicatrizam. Essas lesões de fato nem sempre são, mas podem ser o início de um câncer da pele.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *