Dicas para organizar e decorar com material de reciclagem

Nada se cria tudo se transforma. Você já deve ter escutado essa famosa frase de Lavoisier. E isso acontece na reciclagem, transformamos criações, dando a elas uma nova função por não ser mais útil e, ainda, um novo visual.

Desta forma exercitamos nossa criatividade, ajudamos o planeta e conseguimos deixar os objetos organizados. Quem não gosta de um ambiente bem decorado com objetos práticos e super econômicos?

Use a imaginação e decore com reciclados do seu jeito

Use a imaginação e decore com reciclados do seu jeito

Para reaproveitar objetos adequadamente, é preciso apenas observar as coisas que você tem e que não estão em uso e ser criativa para transformá-las em algo que contribua para organização e estética do ambiente.

A seguir algumas ideias de decoração para você deixar tudo organizado, reciclando

– Caixas de fita cassete, por exemplo, podem ser usadas como porta-cartões de visitas;

– Vinis antigos podem virar relógios de parede de visual autêntico, adicionando-se apenas os ponteiros e o mecanismo de outro relógio;

– Disquetes podem ter seus cantos amarrados formando uma caixa;

-Os porta-CDs de plástico podem ser usados para armazenar e organizar cabos. CDs podem ser usados como separador de cabides no varão do armário;

– As sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos e faça uma horta caseira;

– Reutilize embalagens de manteiga e margarina para guardar sobras de comida em geral;

– Reutilize o recheio dos travesseiros e edredons velhos para fazer almofadas. Aproveite também para transformar as fronhas do travesseiro como trapos;

– Papel alumínio pode ser limpo com cuidado para poder acondicionar alimentos novamente;

Devemos repensar os hábitos de consumo e de descarte. Nem tudo deve ir fora, porque, o “fora” não existe. O lixo não desaparece como mágica depois da coleta. Ele é destinado a aterros, incineradores, ou a terrenos baldios, os famosos lixões. Reduzir a geração do lixo é o primeiro passo e a medida mais racional. Para aproveitar certos objetos sem precisar fazer o descarte, você pode usá-los na decoração de ambientes como quarto, cozinha, sala e até banheiro, basta usar a imaginação. Materiais como latas de achocolatado, caixotes de feira, pneus velhos, meias velhas, em fim são inúmeras maneiras e objetos que podem ser reutilizados na decoração antes de serem descartados no lixo. Confira algumas dicas bem legais que colocamos no artigo abaixo para você aproveitar de dar um up grade no seu lar ou no escritório.

Uma estante de caixotes coloridos deixa o ambiente muito original

Uma estante de caixotes coloridos deixa o ambiente muito original

Dicas de objetos de reciclagem para decoração

Para mudar o visual da casa não é necessário comprar tudo novo. Todos nós podemos ter uma casa bem decorada e autêntica, gastando muito pouco. Quer saber como? Usando a técnica de reciclagem. Existe inúmeras ideia pra você usar aquele objeto que parece não servir mais, use a criatividade, dê uma nova cara a ele e uma nova função. Desta forma estará contribuindo com o meio ambiente, exercitando sua criatividade e deixando o ambiente lindo e agradável. A dica para não errar na hora de transformar o caixote de frutas em porta-trecos, por exemplo, é evitar exageros. É que esses objetos se destacam muito e podem deixar os ambientes sobrecarregados. Precisa de harmonia. Critérios como texturas, cores, relevos e volumes devem ser analisados.

Latas de achocolatado podem virar lindos vasos para flores e temperos.

Latas de achocolatado podem virar lindos vasos para flores e temperos.

A seguir algumas dicas de como aproveitar objetos para decoração

Uma lata de achocolatado, que podemos pintar ou mesmo encapar com retalhos de tecido, e pode se transformar em suporte de toalhas no banheiro, ou mesmo em um porta lápis na mesa de escritório.

Vaso decorado com meias usadas.

Você irá precisar dos seguintes materiais:

– Meias ; – tesoura ; – agulha e linha de costura; – um recipiente que queria transformar. Pode ser um vaso, um copo etc; – um pedaço de papelão ou um papel durinho. Agora, mãos à obra! Corte o “pé” da meia, deixando ela mais ou menos proporcional ao tamanho do recipiente a ser transformado. Com o pedaço que sobrou, recorte um círculo. E faça o mesmo com o papelão. Depois, costure o papelão com o círculo de tecido e então costure junto com a meia, formando um saquinho. Agora você já pode colocar seu recipiente dentro desse saquinho, no fundo do vaso.

Um pneu velho pode virar uma obra de arte no seu jardim

Um pneu velho pode virar uma obra de arte no seu jardim

Você pode deixar o seu jardim bem diferente e também muito belo. Aqueles pneus que não servem mais que você tem em casa e só servem para acumular água parada, podem servir como vasos de plantas. Use sua criatividade, pinte um de cada cor, por exemplo, ou se preferir faça lindos animais para enfeitar o jardim como sapo, cisnes, centopeias coloridas para as crianças brincarem e até uma pracinha de recreação usando pneus coloridos nos balanços, entre outros brinquedos. O que vale mesmo é ajudar o meio ambiente reciclando tudo que puder para deixar a natureza cada vez mais limpa e perfeita sendo preservada e não destruída pelas mãos dos homens. Vamos ter consciência ecológica. Pense nisso!!!

 

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: