Casa

Dicas para lavar e tirar manchas das roupas

As roupas são indispensáveis na vida de cada indivíduo. O que muda, geralmente são os estilos que usamos. Por ter esse papel tão importante, elas merecem cuidados especiais, principalmente na hora de lavar.

Atualmente, com a correria do dia a dia, acabamos não oferecendo os cuidados necessários. Para não ter imprevistos e nem perder a sua roupa favorita, é imprescindível seguir algumas dicas. O cuidado apropriado prolonga a vida da sua roupinha e conserva a boa aparência delas.

Manchou e agora?
Manchou e agora?

A seguir, confira algumas dicas de como lavar corretamente a roupa e também como remover algumas manchas difíceis, sem danificar a peça.

A primeira coisa que você precisa saber é que quanto mais cedo tentar tirar a mancha, mais fácil será removê-la. Caso ela fique muito tempo no tecido, pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa, algumas vezes, impossível. Nas primeiras 48 horas as manchas são mais fáceis de remover.

O vinagre, muito usado na culinária, especialmente para temperar saladas é um excelente produto para tirar manchas das roupas coloridas, pois além de eliminar por completo a sujeira ele não mancha. Para realizar esse procedimento com sucesso é necessário que você pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume. E para evitar a descoloração indesejável da peça, acrescente uma colher de chá de vinagre durante o enxágue com água corrente. Com esse procedimento, a mancha sai e a roupa continua com a sua coloração impecável.

Além de todos os benefícios para a limpeza das roupas o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos alvejantes e amaciantes. Além disso, seu custo pode ser bem mais baixo comparado a outros produtos. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua as roupas com mais facilidade e economiza água.

Deixe a roupa como mancha de tinta de caneta de molho por algumas horas em uma mistura de leite e vinagre. No caso de roupas brancas, esfregar a mancha com álcool também resolve o problema.

Para remover uma mancha de sangue, se a mancha for recente, coloque imediatamente a roupa de molho na água fria. Depois que o sangue sair, esfregue a roupa com sabão neutro. Caso a mancha já esteja seca, a alternativa é usar água oxigenada 20 volumes.

Marcas-e-Manchas-de-Ferrugem-na-Roupa-11

Uma solução simples para remover manchas de ferrugem é esfrega-la com sal e limão. Depois leve a peça ao sol para secar e, então, lave a roupa normalmente com bastante sabão. Mas esta dica não é recomendada para tecidos muito delicados.

Para tirar manchas de suor há duas alternativas práticas. Você pode deixar a roupa de molho por 15 minutos em uma solução feita com três colheres de chá de vinagre branco e um litro de água, em seguida lave a roupa normalmente. Outra dica é utilizar bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixando atuar por meia hora. No caso de manchas deixadas por desodorantes, o truque é umedecer uma esponja com água oxigenada e esfregar sobre a mancha por um ou dois minutos antes da lavagem normal.

Se você manchou a roupa com graxa, coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

Para roupas com manchas de batom, você terá que usar um tecido ou toalha de papel absorvente, tirar o excesso com bastante cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Em seguida lave com detergente, esfregando delicadamente. Esfregar um pouco de álcool sobre a mancha de batom antes da lavagem, isso também ajuda a resolver o problema.

Para eliminar manchas de café, lave a mancha imediatamente com água quente ou fervendo, pois manchas de café podem se tornar permanentes. Se o local for difícil de ser lavado, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha até que ela suma por completo. Esfregar uma solução de água e bicarbonato de sódio também funciona. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Coloque uma toalha de papel absorvente embaixo da mancha de gordura e passe com ferro bem quente. Outra opção pare remover a mancha de gordura é aplicar detergente e esfregar bem. Você também pode aplicar bastante talco sobre a mancha para que ele absorva parte da oleosidade. Deixe por algumas horas e lave bem.

Os objetos de couro quando guardados em lugares úmidos, ficam manchados de mofo. Se isso aconteceu, limpe esfregando a parte manchada com vaselina, deixando uma camada de um dia para outro. No dia seguinte limpe esfregando um pano macio.

Com algumas dicas é possível ter roupas muito mais limpas e sem manchas
Com algumas dicas é possível ter roupas muito mais limpas e sem manchas

Dicas de lavagem

Quando for lavar uma roupa de cor pela primeira vez, nunca o faça na máquina, pois pode sair tinta e manchar as outras roupas.

Quando estiver lavando uma roupa, de cor, a mão e perceber que a tinta sai na água, coloque uma colher de sal na água. O sal fixa a cor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *