Cabelo

Dicas para fazer a progressiva durar mais

Que mulher não deseja acordar sempre linda e com seus cabelos lisos. Não perder aquele tempão escovando e passando chapinha. Além disso, essa exposição frequente ao calor danifica os fios. Como sabe-se o no universo estético tem se preocupa em nos oferecer praticidade/beleza.

Progressiva uma técnica que deixa as madeixas lisas, sem que seja necessário o auxilio do secador e ou chapinha chegou ao Brasil e conquistou a mulherada. É necessário que ela seja refeita de 4 em 4 meses, pois os cabelo cresce na sua forma natural. Ocorrem várias mudanças nos fios após ser feita a progressiva.

Cabelos ficam mais oleosos, somente na raiz, as extremidades ficam secas. Isso ocorre porque o formol uma película que não deixa a oleosidade penetrar no fio, então ela permanece na superfície. Pode ocorrer uma descamação do couro cabeludo acontece em função de uma reação alérgica ao produto utilizado. Seu cabelo ganhará um efeito de liso “chapado” se você não se agrada desse efeito artificial não é recomendado fazer a progressiva.

fazer a progressiva durar mais
Progressiva deixa os cabelos lisos e domados

Algumas vezes, a progressiva deixa os fios elásticos, isso acontece porque o tratamento pode mudar a distribuição de queratina no cabelo. Hidratação semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, amenizam o problema, mas também reduzem o efeito da progressiva. Outro fator negativo da progressiva é a durabilidade. A duração depende da frequência com que você lave os cabelos. Evite o uso de shampoo com sal, pois o sódio presente no produto acelera a remoção da progressiva.

Tipos de escova progressiva

Escova inteligente ou zap

Ela é recomendada para quem têm os cabelos levemente ondulado. E a diferença da progressiva original é que podemos sair do salão com as madeixas lavadas. A progressiva é necessário que fiquemos 3 dias sem lavar aos cabelos, para o produto agir nos fios. Também é necessário uma manutenção a cada 4 meses.

Escova de chocolate

Ela é ideal para cabelos ressecados. Alguns cabeleireiros não utilizam formol, para alisar os fios é necessário que contenha esse ativo.

Escova marroquina

O formol é o responsável pelo alisamento. A argila branca e o óleo de cacau do Marrocos realizam ótima hidratação e nutrição. A queratina contida na fórmula sela as cutículas, reduzindo as pontas duplas e dando maior durabilidade ao tratamento.

É a substância responsável por conservar o efeito liso dos fios após as escovas. Desde 2007, a Anvisa limitou a quantidade do produto (também conhecido por formaldeído) na composição das progressivas para 0,02% porque, em maior quantidade, pode prejudicar os cabelos e a saúde da pessoa. Como funciona O formol penetra no fio do cabelo, abrindo a cutícula e modificando temporariamente sua estrutura.

O que diferencia o efeito que os diferentes tipos de progressiva terão é a substância utilizada. Etalonamina: Composto derivado da amônia e com ação mais forte que outras químicas. “É a base ideal para cabelos crespos e difíceis de alisar.

Guanidina: mineral alcalino alisa, mas não é indicado para cabelos com tintura (com tonalizantes, colorações, mechas, etc.). “Às vezes, os fios com essa química podem não resistir à base e o liso fica com frizz. O guanidina diminui o volume e suaviza cachos. “Ele também é indicado para cabelos anelados.

Amônia ou tioglicolato de amônia: ótima para alisar todos os tipos de cabelo: virgem, coloridos, com mechas. Essa substância se dá bem em qualquer ambiente capilar.

E o já referido formol, que alisa mas em quantidade excessiva causa danos aos fios. E a longo prazo a estrutura dos fios modificam-se tornando-os mais finos e consequentemente provocam queda.

fazer a progressiva durar mais
Com algumas dicas você pode fazer a progressiva durar muito mais

 Dicas para que sua progressiva seja um sucesso

  • Escolha um profissional. Pode ser por indicação ou por você já ter visto trabalhos anteriores. O profissional que fará com que o resultado seja satisfatório.
  • Antes de decidir por qual tipo de progressiva irá preferir, conversa com seu cabeleireiro. Isso é necessário, ele precisa saber qual seu objetivo. Alisar ou apenas reduzir o volume.
  • Exija o teste de macha, ele é quem dirá se os fios poderão ser submetidos a este tipo de química.
  • Peça para seu cabeleireiro para ver o produto que será utilizado, e verifique a embalagem , procure o número de inscrição da Anvisa. Isso garante que a escova tem o aval da vigilância sanitária.
  • Peça também que ele prepare o produto que irá ser aplicado na sua frente. Isso garante que ele não adicionará mais formol.
  • Evite tinturas nos cabelos, a química da coloração interfere nos ativos contidos nas substancias utilizadas no processo da progressiva. Isso faz com que sua escova dure menos.
  • Faça uma vez por semana uma hidratação profunda, o ideal é que seja no salão com produtos profissionais e específicos.
  • Cauterização é altamente indicada para quem adere a esse processo químico. Ela sela as escamas proporcionando maior durabilidade no efeito do liso.
  • Diminua a frequência de lavagens dos fios. A cada lavagem uma pequena quantidade da química é retirada.
  • Utiliza leave in sempre após lavar as madeixas. Por não serem retirados com a água eles protegem os fios formando uma película. Você pode usar também esse tipo de produto antes de entrar no mar ou piscina ele não terá o mesmo efeito se usado sem enxague mas ajudará a proteger dos danos causados pelo cloro, sal e sol.
  • Use e abuse do secador. A escova progressiva é termo ativada e o calor estimula seu efeito. Não esqueça de usar um protetor térmico para evitar que o calor do secador danifique os fios.
  • Use água quente só para abrir as cutículas dos fios, depois de um jato de água fria para fecha-las.
  • Use filtro solar para os fios não ressecarem
  • Sempre que os cabelos estiverem úmidos evite dormir e prende-los. A química torna os fios mais frágeis. Mais fáceis de arrebentar.
  • Nunca use shampoo antiresiduos ou de limpeza profunda
  • Em vez de eliminar apenas sujeira e resíduos eles eliminam ‘tudo’ que o cabelo contém.
  • Prefira sempre shampoos neutros

O pH é um termo da Química que indica se uma substância é ácida, neutra ou alcalina. No caso do nosso cabelo, a camada de água e gordura que reveste os fios é ligeiramente ácida, ou seja, tem entre 4,5 e 5,e de pH. Se você for tingir os fios, faça isso primeiro espere uma semana e só depois faça sua progressiva. Tinturas também são à base de produtos químicos que, em excesso ou combinados contribuem para fragilizar os fios.

Depois que acostumamos com a praticidade de ter os cabelos lisos, quando a progressiva começa a perder o efeito, queremos correr ao salão e refaze-la. Mas o recomendado é que ela seja refeita com intervalos de 3 meses, pois é feita com produtos químicos fortes. Então devemos ter cuidados especiais para que sua durabilidade seja maior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *