Dicas para diminuir a fome na hora do almoço

Sabemos que não devemos abrir mão de nenhuma de nossas refeições, somente desta forma conseguiremos comer menos na refeição seguinte.

Quem deseja emagrecer deve reduzir calorias, então não podemos apenas comer bastante no café da manhã e nos lanches intermediários, com a ideia que comer pouco no almoço iremos perder peso. O café da manha é importante por vários motivos, um deles é nos fornecer energia enquanto dormimos, o cérebro envia sinais para nosso organismo, desacelerar o metabolismo para economizar energia, e o café da manhã tem a função de “acordar” o metabolismo porque forneceremos energia.

Para evitarmos comer em excesso ao meio dia devemos investir no café da manhã. Se você não tem esse hábito siga algumas dicas que auxiliarão você a incorporar o café da manhã na sua rotina diária.

Já no dia anterior prepare seu organismo, você precisará estar com fome, para isso evite comidas pesadas como, carnes vermelhas, pães, lasanhas e bebidas alcoólicas e não coma muito tarde. Discipline-se a sempre comer no mesmo horário.

Como seu organismo não esta acostumado a receber comida pela manhã, comece aos poucos, primeiro introduza um iogurte ou uma fruta, depois de 3 horas coma uma barrinha de cereal, logo em seguida você poderá acrescentar ao seu café da manhã 2 fatias de pão integral, café com leite, para adoçar, use adoçante.

almoço

O lanche intermediário também não pode ser evitado. Comer de 3 em 3 horas é fundamental para emagrecermos. Quando ficamos longos períodos em jejuns, nosso organismo vai buscar nos músculos a energia necessária para realizar tarefas vitais. Dessa forma diminuiremos o índice de massa magra, o que péssimo, pois a massa magra queima precisa de mais energia para sua manutenção. Quanto mais massa magra possuirmos em nossa composição mais energia gastaremos, mesmo em repouso.

Algumas opções para o lanche intermediário: Inclui 1 opção de alimento termogênico e 1 opção de alimento de baixo índice glicêmico. Os alimentos termogênicos aumentam o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Pimenta vermelha, canela, gengibre, alimentos que contenham ômega 3, chá de hibiscos e chá verde, fazem parte deste grupo.

Alimentos de baixo índice glicêmico, liberam açúcar em menor quantidade no sangue. Os alimentos de alto índice glicêmico são digeridos mais rapidamente sendo necessário liberar maior quantidade de insulina para normalizar a glicemia sanguínea. Quando os níveis de açúcar se elevam excessivamente há maior tendência do organismo armazenar gordura, favorecendo o aumento de peso. Os alimentos IG, proporcionam uma sensação de saciedade mais duradoura, contém fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e são fontes de energia, importante para não ficarmos desanimados, cansados e desistirmos da dieta.

Até 55 baixo índice glicêmico.

Cenoura crua (16), Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20),Lentilhas (38), Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39), Batata-doce e feijão-manteiga (44), Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48), Maçã (52), Aveia (55),Amendoim (21).

Dicas-para-diminuir-a-fome-na-hora-do-almoço-01

Beba bastante água durante todo dia, no mínimo 2 litros de água. O líquido fará com que você coma menos em todas as refeições não somente na hora do almoço. Beba 1 copo meia hora antes do almoço. Se você não tem o hábito, procure levar uma garrafinha onde for.

Se você educa seu corpo com horários fixos para as refeições, seu apetite jamais sai do controle. Chegando perto da hora de se alimentar, a fome aparece de leve e os exageros não encontram justificativas. Por mais gostosos que sejam os pratos, você come na sua medida.

Coma devagar e mastigue o máximo de vezes que conseguir. Para o cérebro receber a mensagem de que estamos satisfeito leva em torno de 20 minutos, então coma devagar. Além de ingerirmos menos alimentos os nutrientes serão melhor absorvidos pelo organismo, alimentos que não foram triturados adequadamente são mal aproveitados.

Comece sempre o almoço pela salada. Além de ela conter baixas calorias ela preenche o espaço do estômago e contém fibras. Acelga, alcachofra, alface e rúcula são algumas das hortaliças fazem parte desse grupo. As fibras são responsáveis pela sensação de saciedade. Quanto maior for a quantidade de fibras ingeridas mais saciada você se sentirá. Desta forma, evitará exagera nas próximas refeições como o almoço, por exemplo.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: