Descubra qual a cor de base certa para você

A maquiagem é a melhor amiga da mulher, ela tem o poder de transformar uma pessoa, escondendo suas imperfeições e tornando-a mais segura e confiante. Como o próprio nome sugere, a base é o elemento mais importante na hora de fazer a maquiagem.

É ela que vai preparar sua pele para aplicar a maquiagem escolhida. A base uniformiza e apaga pequenas imperfeições do rosto. Mas não precisa pesar a mão na hora de passar. Quando a cobertura fica muito grossa ou diferente do tom da sua pele, ela fica com aspecto artificial. Para um acabamento perfeito, o tom da base precisa ser exatamente da cor da sua pele. Infelizmente é um dos produtos mais difíceis de se escolher porque cada pele tem suas diferenças e necessidades, mas daremos algumas dicas para tornar a tarefa menos complicada. Confira:

Existem inúmeras tonalidades de base para combinar com cada tipo de pele

Existem inúmeras tonalidades de base para combinar com cada tipo de pele

O único jeito para escolher a base certa é testar. Teste toda e qualquer base que você puder por suas mãozinhas, amostras de lojas, bases das amigas, não deixe passar nenhuma. Mesmo que ela não seja a sua cor, teste a textura, duração, entenda a diferença entre as bases, procure por uma que te deixe confortável.

A base vai sofre modificação algumas horas depois da aplicação. Por isso, depois da aplicação, espere, se possível 3, 5 até 8 horas para ver como ela se comporta. Desta forma você terá certeza de como, realmente ela ficará na pele.

É importante conhecer os acabamentos de base. Quando você já souber o que cada um significa, testar bases vai ficar muito mais fácil.

Classificações para identificar qual a base ideal para seu tipo de pele:

Matte ou Opaca: A base vai ser opaca, não vai ter brilho, glow, nada disso.

Semi-Matte: É quase opaca mas não fica tão artificial ou pesada quanto a opaca.

Satin ou Acetinado: Esse tipo de acabamento tem um leve brilho, que parece aquele glow de pele saudável, aquele efeito que geralmente quem tem pele seca ama e quem tem pele oleosa odeia.

Sheer: É um acabamento bem fino, com pouca cobertura. Geralmente são produtos para uniformizar o tom da pele e não para corrigir imperfeições.

Se você é negra, a busca é mais difícil ainda. Muitas marcas não têm tons de base tão escuros, e algumas que tem, geralmente deixam a pele acinzentada. Felizmente há muita diversidade de raças no Brasil e várias marcas estão começando a investir nesse mercado. A mesma coisa para quem é muito branquinha. Novas cores cada vez mais claras (e escuras) estão surgindo.

Se a sua base está muito clara ou muito escura você pode misturar ela com outra base na hora de aplicar, ou tentar consertar com um pó mais claro ou escuro por cima. Só não recomendo que você misture a base para usar depois porque ela tende a ficar muito ressecada.

Para não ter erro o ideal é experimentar a base direto no rosto

Para não ter erro o ideal é experimentar a base direto no rosto

Algumas pessoas pensam que quanto maior a cobertura, melhor vai ficar a maquiagem. Com base nesse princípio acabamos usando bases mais pesadas do que realmente precisamos. É bom ficar de olho nisso, e entender que quanto maior a cobertura mais artificial a maquiagem vai ficar.

Procure por bases de cobertura média e aposte em um bom corretivo em cima das manchas e imperfeições. Dessa maneira você se concentra onde realmente há um problema e não no rosto inteiro. Com algumas bases você pode construir a cobertura. Uma dica é passar uma camada de base em todo o rosto e uma segunda camada apenas onde há necessidade. O pincel que você usa para aplicar maquiagem interfere bastante na cobertura e acabamento.

Não basta escolher a base certa, você precisa saber como aplicá-la:

  • Limpe bem e hidrate a pele para começar.
  • Aplique o filtro solar.
  • Passe o corretivo no tom da sua pele, abaixo dos olhos e nos pontos que necessitam de correção.
  • Espalhe pequenos pingos de base por todo o rosto, colo, orelhas e pescoço. Se você for usar uma blusa tomara-que-caia ou bem decotada, passe-a também na nuca.
  • Espalhe a base com uma esponja ou um pincel umedecido, em movimentos circulares, até obter resultado homogêneo.
  • Se exagerou, aperte um lenço de papel contra o rosto e retire o excesso.
  • Para disfarçar a linha divisória no contorno da mandíbula, umedeça as pontas dos dedos e espalhe bem a maquiagem nessa linha, até que o contraste de tons desapareça.
Com a base certa o make fica perfeito com aspecto natural

Com a base certa o make fica perfeito com aspecto natural

DICA: Como é usada em pequenas quantidades por vez, a base costuma durar bastante. Evite deixar sua base exposta ao sol para não amolecer, perder a textura e estragar mais rápido. Por falar nisso, não se esqueça do prazo de validade. Depois de um ano, geralmente já é hora de jogar no lixo e comprar uma nova.

Faça um Comentário