Casa

Decoração para Banheiros Pequenos

Sabemos que espaço é muito importante, principalmente na questão da organização, mas atualmente os cômodos estão se tornando cada vez menores, somente para atender sua finalidade e nada mais.

Mas, mesmo com pouco espaço, não podemos deixar a decoração de lado. O banheiro, por exemplo, nunca foi um ambiente espaçoso, mas cada vez mais vem perdendo espaço. Mas com algumas dicas, você pode e deixá-lo charmoso e aconchegante, e até mesmo fazer com que pareça maior. A sustentabilidade é tendência faz algum tempo. Então, a primeira dica é aproveitar o que já se tem disponível. Um armarinho, uma cadeira antiga ou um espelho mal utilizado podem ser pintados e reformados, tornando-se parte da nova decoração. Materiais recicláveis e madeira de reflorestamento também são bem vindas.

Você pode começar investindo em uma parede colorida, pastilhas diferentes ou até mesmo em objetos de decoração que ajudem a quebrar a monotonia de uma cor única. Este é um ponto muito importante, uma vez que é, basicamente, o ponto de partida para a decoração do seu banheiro. Uma dica útil é apostar em linhas horizontais, ajudam a dar a sensação de alongamento do espaço. Caso prefira linhas verticais, estas dão a impressão de que a divisão é mais alta do que na realidade é um truque antigo para que ambientes pequenos pareçam maiores é o uso de espelhos que ainda ajudam a refletir e a espalhar a luz.

A iluminação é fundamental para deixar o ambiente pequeno mais aconchegante
A iluminação é fundamental para deixar o ambiente pequeno mais aconchegante

Procure optar por modelos transparentes para box. Os boxes jateados ou texturizados podem causar uma sensação claustrofóbica quando usados para recortar e dividir o ambiente. Em banheiros pequenos, é importante que o espaço não seja diminuído .

Pelo fato de o espaço já ser reduzido, fique atenta na hora de escolher os móveis certos e necessários para que não “entulhe” o banheiro. Móveis planejados são uma boa saída e permitem também que a pessoa que usará o ambiente expresse melhor seu estilo. Outras boas pedidas são móveis com várias funções, que economizam espaço e esbanjam praticidade. Observe também no revestimento e material dos móveis. É importante que a madeira seja sempre impermeabilizada, para resistir à umidade.

Você também pode investir em tendência, a mistura de épocas e elementos dentro de um mesmo espaço renova e o torna mais interessante. Se o seu banheiro tem um ar mais moderno, invista em uma ou duas peças mais antigas, que ajudam a quebrar a forma do ambiente de um jeito inusitado. Você pode até mesmo pensar em algum móvel para compor essa dualidade, um banheiro moderno com uma bancada rústica, de madeira de demolição, por exemplo.

O banheiro é um dos poucos ambientes em que se pode usar diferentes tipos e posicionamentos de lâmpadas, comportando desde iluminação indireta até uma mais forte e clara. Tenha em mente o tipo de ambiente que cada luz irá proporcionar e o que o seu foco irá realçar ou esconder. As mulheres precisam de um cuidado especial na escolha da iluminação, principalmente em cima do espelho. Na hora da maquiagem, prefira lâmpadas que não esquentem e que não distorçam as cores. Luzes atrás do espelho é uma boa pedida, pois não formam sobras no rosto e ainda ajudam em uma atmosfera mais confortável. . O ideal é que tenha um teto branco para que assim a luz seja melhor refletida.

Investir em acessórios coloridos deixa o banheiro mesmo pequeno mais divertido
Investir em acessórios coloridos deixa o banheiro mesmo pequeno mais divertido

Mais confortável que a luz artificial, a luz natural deixa o banheiro com uma atmosfera agradável e fresca, além de ser mais econômica. Certifique-se de que nada esteja bloqueando a entrada de luz no banheiro. A luz natural também aumenta a sensação de espaço, já que não segue um padrão exato de iluminação.

Economizam espaço e deixam o banheiro do jeito exato que você quer. Podem ter, inclusive, multi-funções, o que elimina a necessidade de vários móveis. Porém, são mais caros e já existem no mercado inúmeras opções de móveis para banheiro que podem atender à sua demanda. Pesquise com cuidado.

Um banheiro pode ser muito mais do que um vaso, uma pia e um chuveiro. Pode ser um espaço confortável, que pode seguir a linha arquitetônica da casa ou ter o seu estilo próprio. Cuide somente para que a decoração não atrapalhe a funcionalidade do banheiro.

Confira algumas imagens com decorações de banheiros pequenos e inspire-se:

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *