Exercício Físico

Dança ajuda a emagrecer e eleva a autoestima

Todos nós sabemos o quanto é importante praticar atividade física regularmente, independentemente da atividade, ela é benéfica a saúde e auxilia no emagrecimento, além de elevar a autoestima.

A baixa autoestima gera ansiedade, medo, depressão, fobias e uma série de outros transtornos psicológicos, isso acaba impedindo o indivíduo de se relacionar com outras pessoas, até mesmo praticar uma atividade física. A baixa autoestima geralmente está relacionada ao sobre peso. Se você praticar uma atividade física e alcançar seu objetivo e mesmo assim sua autoestima continuar baixa e outros sintomas persistirem, recomenda-se consultar um médico especializado para ele orientar qual o melhor tratamento a seguir. Mas temos que escolher uma atividade que nos agrade para não desistirmos. Se você não gosta da monotonia da musculação ou esteira, talvez você deva gostar da dança. Por ser uma atividade em grupo, dinâmica e divertida, a dança faz com que muitas vezes nem percebemos o tempo passar e os resultados de emagrecimento poderão ser fantásticos.

Tipos de dança

A variedade é tanta que você pode escolher a modalidade de dança que mais gosta e que mais se ajusta aos seus objetivos.

Bolero

Ritmo mais lento, de raízes espanholas, trabalha as pernas, mas sempre com pouco impacto sobre as articulações. É uma dança romântica que nos últimos anos vem ganhando novo formato, incrementado com mais giros e rodopios.

Dança-ajuda-a-emagrecer-e-eleva-a-autoestima-03

Dança do ventre

Essa dança, que surgiu na região do Oriente Médio e da Ásia Meridional, é muito sensual. Trabalha mãos, braços, quadris, peito, ombros, costas e especialmente o abdômen.

Dança contemporânea

Dança que utiliza técnicas de chão, flexibilidade, quedas, saltos e giros. Ela surgiu na década de 1970 inicialmente como uma espécie de negação aos conceitos do balé clássico. A dança contemporânea trabalha o corpo inteiro, podendo utilizar acessórios variados. As músicas também trazem ritmos diversos.

Dança de salão

Nada mais é do que a mistura de diversos ritmos tradicionais como o samba de gafieira, forró, bolero, zouk etc.

Danças que queimam em média 350 calorias

A dança é excelente para queimar calorias, mas também para tonificar os músculos e melhorar a sua saúde em geral.

Axé

Nascida no Nordeste brasileiro por volta da década de 1980, essa dança traz influências africanas. As músicas e as coreografias são bem agitadas, exigindo flexibilidade, rebolado e energia para pular muito.

Balé clássico

Nascido na Europa, no século 15, o balé usa muitos saltos, giros e movimentos complexos. Além de ser uma atividade aeróbica, ainda ativa a musculatura localizada. A modalidade trabalha pés, pernas, postura, braços, além da capacidade de equilíbrio e flexibilidade.

Flamenco

Essa dança de origem cigana trabalha mãos, braços, panturrilhas, coxa e pés. Os movimentos são fortes e sensuais e também utiliza-se acessórios como leques e castanholas.

Sapateado

Os pés são personagem principal dessa dança, que também trabalha pernas, braços e abdômen. Utiliza vários estilos de música, das agitadas às lentas.

Zumba

Mistura de vários ritmos como salsa, merengue, funk, hip-hop.

Queimam em média 450 calorias.

Forró

Modalidade muitas vezes trabalhada durante aulas de dança de salão, o forró tem diversas variações, que vão do universitário ao estilo mais arrastadinho do nordeste.

Dança-ajuda-a-emagrecer-e-eleva-a-autoestima-02

Jazz

Essa dança aparece em diversos formatos. Tem influências do balé clássico, da dança contemporânea e de danças africanas. O Jazz trabalha o corpo inteiro.

Street Dance

Ritmo agitado de origem norte americana, o street dance combina passos de hip hop e jazz. As músicas costumam ser rápidas, com batidas marcadas. A dança trabalha o corpo inteiro.

Tango

Ritmo argentino, considerado um dos estilos mais difíceis da dança de salão, o tango mistura sensualidade e elegância. Possui ritmos variados, desde o lento ao tango eletrônico, e trabalha especialmente as pernas.

Queimam em média 500 calorias

Frevo

Ritmo tipicamente brasileiro, tem influência da capoeira e trabalha braços, pernas, glúteos e quadris em muitos movimentos de agachamento e pequenos saltos.

Salsa

Dança latina, de origem cubana, mexe o corpo inteiro com movimentos intensos e sensuais. Trabalha pernas, braços e quadris.

Queimam em média 600 calorias

Caso você prefira aulas mais intensas, mas com o mesmo seguimento, música, movimento e queimar calorias você têm ainda outras opções como, jump, body pump e step.

Para emagrecer é necessário que a dança seja aliada a uma dieta balanceada. Os princípios partem da alimentação. Recomenda-se consultar um médico especializado para ele orientar a quantidade de calorias que você deve consumir. Para emagrecermos os números de calorias consumidas devem ser menores que calorias gastas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *