Cuidados com os cabelos no outono/inverno

Muita gente pensa que devemos ter cuidados especiais com os cabelos somente no verão, devido à exposição ao sol,  mar e cloro da piscina. Mas os cuidados devem continuar não só na primavera mas também no outono/inverno. Nestas estações as pessoas acabam priorizando o que irão vestir e deixando de lado os tratamentos estéticos, principalmente com os cabelos. Mas eles sofrem  danos em ambas as estações.

Ressecamento, sensibilidade e perda de viço pode acontecer com os seus cabelos em qualquer altura do ano. O segredo é cuidar dos seus fios em todas as estações e em cada uma delas perceber o que fazer para que eles continuem com aspecto saudável, bonito e limpo. No outono/inverno os cabelos com madeixas precisam de especial atenção pois os hábitos que adquirimos nas estações mais frias podem prejudicar em muito as madeixas.

Sugestões de como cuidar das madeixas durante o outono/inverno

Não descuidar a hidratação

Para ter fios saudáveis e bonitos, a hidratação dever ser realizada em qualquer estação do ano e em especial no outono/inverno. O recomendado é lavar os cabelos durante o dia e secar totalmente.

Não lavar o cabelo com água muito quente

Em dias frios, acabamos usando água muito quente para lavar os cabelos.  A água muito quente causa danos ao fio, como a retirada do óleo natural do couro cabeludo, chamado manto hidrolipídico. O manto hidrolipídico é uma camada protetora do couro cabeludo e tem a função de lubrificá-lo, por isso, sua total retirada, provocada pela água quente, pode dar aos fios um aspecto mais áspero e de ressecamento. A dica para controlar o problema é lavar os cabelos com água morna. Você pode tomar seu banho quente, mas a dica aqui é para, em vez de deixar os cabelos embaixo da água por 30 ou 40 minutos, deixe para lavá-los por último, nos seus cinco minutos finais de banho. Prenda-os ou use touca de banho para evitar molhar os fios antes da hora.

Cuidados com os cabelos no outono/inverno

Beber água

No outono/ inverno sentimos menos sede, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios. A dica nesse caso é simples: não deixe que consumir no mínimo 2 litros de água por dia. Isso trará benefícios, não só para seu cabelo, como também para manutenção de sua saúde como um todo.

Usar creme termo ativado

O frio afeta os fios e faz com que eles fiquem mais quebradiços. Se usar o secador de cabelos, prefira fazer isso apenas depois de usar um creme termo ativado para proteger os cabelos dos efeitos do secador.

Tratamento no couro cabeludo 1 vez por mês para combater a queda

Pra queda de cabelo que aumenta nestas estações,  porque lavamos o cabelo com menos frequência, o ideal é procurar um dermatologista e comentar sobre o problema. Mas se a queda estiver, aparentemente, dentro da normalidade, um tratamento no couro cabeludo é indicado uma vez por mês. Os produtos à base de queratina, que devolvem “massa” e reestruturam os fios são os mais indicados para esse período.

Agora você já sabe os cuidados a ter com o cabelo durante as estações mais frescas. Siga as dicas, cuide do seu cabelo durante todo o ano e obtenha um cabelo sempre saudável, limpo e sedoso.

Faça um Comentário