Courgette na sua dieta

A courgette ou curgete é um legume da família da abóbora. Constituído por cerca de 95% de água é um excelente alimento para refeições pouco calóricas, é de fácil digestão e rico em niacina, ácido fólico, potássio e vitaminas do complexo B.

Este legume é bastante típico da cozinha mediterrânica, e muito utilizado em especial em França e Itália.

De cor tipicamente verde, mas pode ir do verde claro ao verde escuro, ou pode mesmo ser amarelo. A sua forma assemelha-se a um pepino, mas a sua casca é mais sensível.

 

curgeteDe sabor neutro e aveludado, e com a vantagem de que pode ser comido cru ou cozinhado, este legume muito utilizado nas dietas vegetarianas, pode ser amplamente utilizado para cozinhar, fazer doces, ou mesmo para decorar pratos.

Pode utilizar curgete para acompanhar pratos de carne, salteando-a numa frigideira ou gratinando-a, por exemplo, ou simplesmente usá-la para substituir a batata a sopa, fazendo um puré mais leve e ligeiro.

Outras formas de utilizar curgete na são alimentação é por exemplo em arroz de legumes, acompanhamento de assados no forno, ou mesmo fazendo bolo de curgete. Assume com facilidade o sabor dos ingredientes com os quais é cozinhado e combina muito bem com cebola, alho ou azeite, por exemplo.

Pobre em gorduras e calorias, com caracteísticas emolientes e diuréticas, este é um excelente ingrediente para juntar à sua alimentação.

Faça um Comentário