Como preparar os pés para o verão – Cuidados a ter no salão

Nós mulheres passamos o ano todo cuidando da aparência do corpo, da face, dos cabelos, das unhas das mãos e esquecemos dos pés. Isso mesmo, quem se lembra de cuidar dos pés no inverno?

É difícil uma mulher que faça isso, mas não vou radicalizar, deve ter quem tenha esses cuidados, afinal segundo os chineses os pés são tão importantes quanto o resto do nosso corpo, pois neles possuem pontos que tem ligação com os nossos órgãos internos. Como o verão está se aproximando e o calor faz com que os nossos lindos pezinhos sejam colocados de fora dos calçados é preciso cuidar deles.

Diferença entre a profissão de Podólogo e a de Pedicure

A manicure com certeza todas nós mulheres conhecemos, não é mesmo meninas? Mas você sabe qual profissional deve procurar quando o assunto é cuidados com os pés? Pedicure ou Podóloga? Mas você sabe qual a diferença entre essas duas profissões? Você já parou para pensar se algum dia procurou um desses profissionais por engano? São tantas as dúvidas que fica difícil saber qual é o melhor e para que cada um é especializado. Mas para ajudar a esclarecer essas dúvidas vou descrever um pouco sobre cada uma dessas profissões para que vocês possam acertar na hora de fazer a escolha.

Conheça-as-diferenças-entre-a-profissão-de-Podólogo-e-a-de-Pedicure-04

A diferença entre os dois está na maneira com que eles tratam os pés e na formação de cada profissional. As duas profissionais possuem atribuições específicas veja quais são elas: o Podólogo atua na área da saúde, ou seja, ele cuida das doenças dos pés, já a Pedicure atua na área da beleza, ou seja, ela embeleza os pés e as unhas. Entenderam o que cada profissional tem como função específica nos cuidados com os pés? Agora vou esclarecer quanto a formação de cada profissional.

Podóloga – para poder exercer essa profissão é necessário que o interessado faça um curso Técnico em Podologia, para se inscrever nesse curso é preciso ter o ensino médio completo. O curso leva em média de 3 anos para deixar o profissional pronto.

Pedicure – suas habilidades são adquiridas treinando em pessoas, muitas das suas habilidades podem ser constituídas sem necessidade de conhecimentos científicos. Mas, já existem cursinhos de Pedicure pelo SENAC com aulas práticas e certificado para poder atuar nessa área. O cursinho tem duração média de 6 meses. No curso a profissional é orientada a indicar seus pacientes a uma Pedicure caso haja algum problema que não esteja dentro da sua área.

pintar-as-unhas-dos-pes

Cuidados indispensáveis

Os cuidados com os pés devem ser feitos o ano todo, pois é com o passar do tempo que eles vão adquirindo resistência suficiente para sustentar o peso do corpo sem qualquer problema. Mas no verão costumamos colocar nos pés calçados mais confortáveis como as rasteirinhas, chinelos, entre outros calçados baixos que acabam deixando os calcanhares grossos e muitas vezes rachados. Mas o que fazer para evitar esse problema já que ele é de certa forma universal? Os cuidados com os pés vão muito além das unhas, eles envolvem toda a estrutura.

Dicas de cuidados com os pés

Os cuidados com os pés não envolvem mais do que apenas alguns minutos para deixa-los lindos por todo o verão. Confira algumas dicas importantes:

– Você não precisa gastar na manicure para cuidar dos seus pés, em casa mesmo você pode fazer na hora do banho;

– Tenha sempre uma lixa para pés no banheiro. Na hora do banho passe a lixa nos calcanhares e na planta do pé para tirar a calosidade do salto alto;

– Não precisa esfregar para tirar tudo no mesmo dia, repetindo o mesmo gesto todos os dias na hora do banho a calosidade vai sumindo gradativamente e não agride a pele;

– Após o banho passe um creme hidratante nos pés, de preferência um que seja próprio para os pés, caso não tenha use o seu do corpo mesmo, ele vai hidratar e proteger a pele;

– Para completar faça uma massagem com o creme por cinco minutos, ela vai ajudar a relaxar e deixar  e ativar a circulação sanguínea nos pés aliviando o cansaço.

Escalda-Pés-Relaxante-01

Avalie se sua pedicure está atenta à higiene

É comum as mulheres procurarem um salão de beleza para cuidar das unhas das mãos e dos pés, mas será que esses cuidados estão sendo observados da maneira correta? Você já se perguntou como anda a higiene do salão que frequenta? Não adianta estar com as unhas sempre bem tratadas é importante também que os serviços oferecidos sejam de excelente qualidade. E o que mais chama a atenção para esse tipo de serviço é que ele tenha excelente qualidade e um ótimo padrão de higiene. Os cuidados com a higienização é fundamental para evitar contrair doenças.

Riscos oferecidos à saúde

Estar sempre atento a todos os procedimentos realizados pela pedicure é fundamental, principalmente quanto a higiene, caso a higiene não esteja de acordo com o exigido, você pode estar correndo sérios riscos de contrair doenças e prejudicar sua saúde, uma vez que o nível de contaminação é muito alto. Os instrumentos usados nos salões como alicate, espátula, pinças podem perfeitamente contaminar os indivíduos pelo contato com bactérias, fungos e vírus, caso não haja esterilização dos mesmos e higienização adequada. Mas não são só esses, pois as lixas e palitos também podem ser transmissores de doenças como Hepatites e AIDS caso sejam reutilizados em várias pessoas.

Avalie-se-sua-pedicure-manicure-está-atenta-à-higiene-01

Cuidados a serem observados com relação à higiene do local

Para garantir sua saúde observe os seguintes pontos importantes para poder frequentar um salão de beleza:

– O ambiente deve ser bem ventilado, limpo e com material esterilizado;

– O profissional deve usar luvas ou lavar bem as mãos após cada técnica utilizada;

– Materiais como palito, lixas e protetores devem ser de uso individual e descartáveis após cada uso;

– Os instrumentos de trabalho da manicure devem ser todos esterilizados em uma autoclave para garantir a integridade da saúde dos profissionais envolvidos e dos clientes.

Depois de observar esses cuidados e garantir que estão sendo seguidos você pode fazer suas unhas com confiança e tranquilidade.

 

Faça um Comentário