Como fazer dieta!

Todos os dias ouvimos as pessoas a lamentarem-se do excesso de peso ou do excesso de gordura e da enorme dificuldade que sentem em fazer uma dieta. A palavra dieta é catalogada de forma negativa e transparece dificuldade.

Nunca ninguém fala de fazer dieta de forma agradável e com um sorriso no rosto. As pessoas querem alcançar um objectivo em termos de peso, que advém de um comportamento alimentar que chamam de dieta e que devido à sua conotação negativa, as desmotiva até, a iniciarem esse processo.

Outro dos pontos que leva muitas pessoas a não conseguirem perder peso, ou até, a acharem que isso é desnecessário, é o facto de se associar sempre a dieta a pessoas com excesso de peso e à parte estética da pessoa. Uma pessoa que aparentemente está muito bem em termos de aspecto físico, se disser a alguém que quer fazer dieta,  é automaticamente desencorajada por quem ouve. Isto acontece porque a associação de dieta e perder peso está mentalmente automatizada. Já escrevi aqui no blog acerca do tema, no artigo: O que significa fazer dieta!, mas nunca é demais relembrar que fazer dieta não é passar fome, até porque existem pessoas com peso a menos que precisam fazer dieta para engordar.

Elimine pensamentos como: dieta = fome! 

Se sente falta de motivação para iniciar a sua dieta, pondere ler:

  • Porquê emagrecer?
  • Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer!
  • 10 passos para começar uma dieta
  • Perder peso ou emagrecer?

 

1. Se quer fazer uma dieta para perder peso, seja por questões de estética ou de saúde, o primeiro passo, não é mentalizar-se para que vai ter que passar fome, nem mentalizar-se que vai ter que passar por sacrifícios, antes pelo contrário. Se nós queremos atingir um objectivo, os passos até chegar lá, deixam de ser um sacrifício, mas sim uma caminhada fundamentada e compensatória. Portanto, comece por definir o seu objectivo e preparar-se mentalmente para o seu novo dia-a-dia. Passamos a vida a dizer que mudar é bom e saudável, então, porque não mudarmos também o nosso regime alimentar?

2. Se tem o seu objectivo definido e sabe o que quer atingir, leia, pesquise, informe-se, ou consulte um especialista em nutrição e escolha o tipo de dieta alimentar que melhor se adapta ao seu organismo e que a ajudará a alcançar a meta. Evite dietas de restrição. Em alguns casos, dependendo dos objectivos ou principalmente da saúde de cada pessoa, existem alimentos que devem ser completamente excluídos da alimentação, mas serão raros, e na maior parte dos casos, as restrições são temporárias. O que na maioria das vezes é necessário, não é a restrição ou proibição, mas sim,  racionar as quantidades ingeridas de cada alimento ou grupos alimentares.

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3. Sinta-se bem com a sua nova realidade alimentar vendo-a como uma mudança de hábitos e não como um castigo. Aos poucos, aqueles alimentos menos saudáveis e dos quais achava que não se conseguia livrar, vão deixar de lhe lembrar e o processo passará gradualmente a ser tão normal que em pouco tempo notará os benefícios de uma alimentação saudável e não sentirá desejo em ingerir aquilo que lhe faz mal.

4. Acompanhe a b0a alimentação com a prática de actividade física. Este é também um processo que transparece alguma dificuldade inicial, mas experimente pouco a pouco iniciar alguma actividade. Em pouco tempo notará as melhorias que o exercício físico faz na sua saúde física e mental e passará a sentir falta dele como se de um comprimido de bem estar se tratasse. O seu bem estar mental melhora substancialmente e o seu corpo fica tonificado e com maior agilidade, assim como o seu organismo funcionará muito melhor.

5. O processo que iniciou como se de uma dieta se tratasse, é neste momento o seu regime alimentar normal e habitual. Da sua ementa diária fazem parte apenas alimentos saudáveis e ingere-os em quantidades necessárias para o bom funcionamento do seu organismo e nada disto acontece com sacrifício, mas sim naturalmente. Se optar por manter uma alimentação regrada sempre, o seu peso manter-se-à estabilizado, assim como a sua saúde.

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