Como fazer barra de cereal para manter a forma

Com tanta correria que nossos dias tem proporcionado fica difícil lembrarmos de fazer uma alimentação adequada e na hora certa. Muitas vezes fica até difícil de nos alimentarmos, pois com o tempo curto que se tem para almoçar e com o mau habito de irmos logo atrás dos fast-foods e lanchonetes piora mais ainda a situação da nossa saúde.

Porém, pode ter certeza que, se seguirem as dicas desse artigo poderão descartar o problema da má alimentação em pelo menos três refeições.

Dicas de como fazer barra de cereal 

Barras de cereais são sinônimos de saúde e boa alimentação. Como todos nós sabemos, é de suma importância termos uma dieta boa e balanceada para podermos ter energia e disposição para passar bem o dia a dia. Portanto, é necessário comer de tudo durante o dia (literalmente). Porém, deve-se ter o bom senso de alimentar-se moderadamente. E é essa a chave do negocio pra quem quer emagrecer e/ou manter a boa forma.

Em um cardápio bem distribuído deve-se ter em abundância verduras, legues, frutas e grãos(onde entram os cereais),diariamente as carnes brancas, em moderação as carnes vermelhas(3/4 vezes por semana) e por fim as guloseimas que tanto amamos de forma muito bem controlada.

barra de cereal para manter a forma

Como podem ver, é um cardápio bem diversificado e muitas vezes, requer dinheiro e tempo para fazer ou alimentar-se em um restaurante. Por isso, caso seja difícil alcançar esse cardápio variado, deve-se focar em alimentos que estão mais próximos e são de fácil ingestão.

As barras de cereais são uma alternativa bem viável financeiramente e de fácil acesso para poder se alimentar onde quer que se esteja. Fonte das mais variadas vitaminas, proteínas, fibras e etc., os cereais são fonte de pura saúde, energia e disposição. Lembre-se que uma alimentação balanceada não pode ser substituída por um único tipo de alimento.

Com o dia a-dia corrido que inúmeras pessoas passam, muitas vezes veem como alternativa alimentarem-se somente de um tipo de produto e por consequência, deixam de obter nutrientes de outros alimentos que são necessários. Apesar dos cereais serem fonte de muitos benefícios, não devem ser unanimidade na sua alimentação por serem práticos.

É recomendado que as barras de cereais sejam feitas em casa, ao invés de comprar as industrializadas. Lembre-se que as industrializadas são feitas à base de corantes artificiais e outros produtos que não são naturais.

Por isso que destacamos duas receitas simples de barras de cereais gostosíssimas pra você:

Receita de barra de cereal com castanha, flocos de arroz e amendoim

Ingredientes

  • 100g de aveia fina;
  • 100g de aveia grossa;
  • 150 g de manteiga light em temperatura ambiente;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (120 g);
  • 100g de nozes quebradas;
  • 120g de castanha do Pará quebrada grosseiramente;
  • 140g de amendoim;
  • 50g de flocos de arroz;
  • ½ coco ralado (opcional). Pode-se usar alguma fruta desidratada ou somente os ingredientes acima.
  • Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem até ficar uma mistura homogênea. Numa fôrma retangular (32 cm X 20 cm) forrada com papel alumínio, coloque a massa, aperte bem e alise a superfície com as costas de uma colher. Retire do forno, deixe descansar por uns 40 minutos. Depois coloque a forma na geladeira e espere por 4 ou 5 horas, até a “massa” ficar dura a ponto de ser cortada. Por fim, corte da forma que preferir e pronto.

barra de cereal para manter a forma

Receita de barra de cereal com aveia e banana

Ingredientes

  • 2 xic chá de aveia em flocos
  • 2 claras
  • 2 bananas passas (secas) picadinhas (pode ser uva passa também)
  • 1 banana amassada
  • 3 col sopa de mel (ou adoçante)
  • Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture. Unte uma forma e coloque a massa delicadamente sobre ela, espalhando com uma colher. Corte as barrinhas antes de levar ao forno. Coloque para assar em forno pré aquecido (180 – 200 graus) por cerca de 15 a 20 minutos. Retire as barrinhas da forma somente quando estiverem frias. Como elas são bem naturais, por precaução, aconselho a armazenar na geladeira em um recipiente fechado. Mas podem tranquilamente ser mantidas na temperatura ambiente por um dia.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: