Como fazer a sua manicure em casa

A manicure ajuda-a, sem dúvida, a ter um look mais composto e mais agradável. Porém as profissionais de manicure podem ser bastante caras e consumir algum tempo do seu dia. Além do que, se você puder fazer a sua própria manicure, você poderá mudar de esmalte as vezes que tiver vontade.

Então aqui dou-lhe algumas dicas sobre como pode tratar das suas mãos em casa. É muito mais económico e o resultado é radiante.

Primeiro Passo – Encontre um bom local

A ventilação. O esmalte e o removedor de esmalte contem solventes que podem ter um cheiro bastante desagradável para si e para os outros é prejudicial não só pelo cheiro mas pelo facto de se distraírem numa determinada atividade que exige concentração. Então tente trabalhar num local isolado e com uma boa área de ventilação. Um quarto com a porta fechada e uma janela aberta é a solução perfeita.  Ao ar livre também é uma boa escolha, porém se não contiver qualquer tipo de pó,  que se agarre na hora de pintar a unha.

Os solventes e os vapores são inflamáveis, então mantenha-os longe do fumo.

Jogue fora todos os solventes que já não utiliza num sítio onde não possa causar incómodo ou pegar fogo.

Proteção. O esmalte e o removedor pode danificar diversas superfícies, como a roupa e acabamentos em madeira e em plástico. Use uma t-shirt dispensável e não coloque acessórios valiosos quando estiver a tratar das suas mãos. Proteja a sua secretária ou mesa com uma toalha que se possa sujar. Certifique-se que o seu apoio e nada que a rodeie seja importante ou demasiado valioso, porque há sempre a possibilidade de acontecer algo como um derramamento de tinta ou cair uns pinguinhos de algum produto. Não faça a manicure perto do computador.

Distração. Perceber que a sua mão está ficando mais bonita e a sua técnica está a melhor é divertido, no entanto, esperar que a tinta seque pode ser bastante aborrecido. Então, tenha um rádio ou a televisão ligada, tenha uma revista perto de si. Mantenha um relógio num sítio visível, para a lembrar de quando tem de prosseguir.

Segundo Passo – Remova o antigo esmalte

Use o removedor de esmalte e bolas de algodão. Alguns removedores podem secar as áreas da sua unha e à volta dela também. Você pode querer encontrar um que não faça tanto isso, mas não se preocupe com isso, a não ser que tenha uma reação alérgica grave.

Se você deseja continuar com as suas unhas falsas, encontre um removedor que não as tire e não deixe muito tempo a unha de molho.

???????????

Terceiro Passo – Corte e use a lixa nas suas unhas

Use um cortador de unha. Não as corte demasiado curtas, você deve ser capaz de ver um pouco da tira branca envolta totalmente no topo da unha. A lixa serve para criar uma base suave e uma forma limpa. Arraste gentilmente a lixa pela sua unha, em vez de a puxar. A força excessiva pode fazer com que a unha se parta. Não use a lixa na sua unha em demasia, basta que limpe as rugosidades deixadas pelo cortador de unhas.

Quarto Passo – Use o polidor de unhas

Comece por utilizar o lado que tem os grãos mais rugosos do polidor. Comece a dar lustro na sua unha com um movimento suave.

Continue a usar o polidor na outra parte rugosa e repita os movimentos suaves.

Por fim utilize o terceiro lado do polidor (o mais suave), aqui é que finalmente você vai ter que trabalhar a polir a sua unha, até que pareça que você passou a primeira camada de verniz base.

Quinto Passo – Mergulhe as unhas

Tenha uma tigela ou coloque a rolha na pia e encha com água tépida (não quente) e adicione algumas gotas de sabão. Mergulhe as suas mãos por uns minutos. A água e o sabão vão ajudar a soltar a sujeira, peles mortas e quaisquer poeiras que permaneceram na unha e vai amolecer as cutículas. Se você tem uma pele seca ou unhas frágeis, não deve colocar a mão de molho mas sim só passar por água como costuma fazer normalmente. Use uma escova de unhas para as limpar gentilmente e também a pele à volta. Raspe as unhas se for necessário para remover a sujeira (se raspar em demasia vai acabar por retirar um pó branco que é na verdade parte da unha e assim vai enfraquece-la).

cuticulas

Sexto Passo – Cutículas

Seque as unhas e aplique um creme para as cutículas. Use um puxador de cutículas e gentilmente puxe a cutícula para trás. Não force e nunca corte a cutícula. Mesmo com o equipamento esterilizado, a remoção da cutícula pode causar infeções e deixa a margem da pele vulnerável. Limpe o excesso de creme com um lenço de papel ou uma toalha, na direção em que você puxou (não vai querer com certeza que a cutícula volte para onde estava).

Sétimo Passo – Aplique um creme ou uma loção

Pegue uma loção ou um creme para as mãos e massaje. Se você tem a pele muito seca, use uma loção que se aplique a esse tipo de pele, se não tiver, qualquer uma servirá. Tenha a certeza que esfrega a unha com a loção e à volta também e deixe as suas mãos de molho por mais ou menos 30 minutos.

hidratar

Oitavo Passo – Preparação

Prepare o esmalte e para ele não se misturar com os restos de loção passe o removedor sobre a unha. Limpe o excesso de removedor para não causar qualquer acidente. Cubra a unha com uma camada de base ou endurecedor de unhas. Eles vão nivelar a sua unha, servem como base para o esmalte, ajudar o esmalte a durar mais tempo na unha e manter a cor na sua unha.

Este é o ponto em que você deve aplicar as unhas falsas se desejar.

Nono Passo – Esmalte

Escolha um esmalte que você verdadeiramente goste. (Considere sempre o sítio para onde vai, o que vai usar e se planeia mantê-lo por muito tempo.) Esfregue o esmalte entre as suas mãos durante mais ou menos 10 segundos. Agitar o tubo vai causar bolhas no esmalte e vai dificultar que ele se cole à sua unha. Comece a pintar a unha com uma camada bastante fina. Mergulhe o pincel no tubo e ao retirá-lo, gentilmente rode-o ao redor da borda do tubo de esmalte para retirar o excesso de esmalte. Gentilmente pinte uma faixa vertical bem no centro da unha, seguindo de outra faixa ao lado da primeira. Tente pintar toda a unha até à borda, porém é conveniente deixar uma pequena margem do que pintar a pele ao lado. Não mova muito as suas unhas porque o esmalte pode borrar. Espere 10 a 15 minutos para ele secar. Se aplicar uma segunda camada muito cedo, você vai apenas borrar a primeira que aplicou. Depois da primeira camada estiver bem sequinha pode colocar a segunda.

Dicas para aplicar o esmalte

esmalte vermelho

Incline a escova para a frente, pressione suavemente para que o esmalte se espalhe um pouco, numa curva elegante e mova o pincel pela unha. Não aplique uma gota de tinta na unha para depois a espalhar. As gotas ou manchas significam que é demasiada tinta ou que você está a pintar demasiado devagar.

Os desenhos na unha podem ser uma tarefa bastante árdua, então simplesmente mantenha-se no simples, se o importante é obter um bom resultado à primeira tentativa.

Se você tiver um pouco de esmalte no seu dedo, ou noutro sítio onde não deveria estar, deve utilizar um palito para o tirar, se ele ainda estiver molhado. Se ele já está seco, mergulhe a zona no removedor e limpe-a. Ou simplesmente use uma caneta de removedor de esmalte, esse aparelho pode facilitar-lhe muito a vida. Tenha muito cuidado para não tocar com a unha em qualquer destes aparelhos, pois vai remover ou borrar o verniz.

Depois da cor ter secado, você pode aplicar desenhos, pela caneta ou simplesmente colar na unha o desenho.

Décimo Passo – Acabamentos

Camada Superior. Acabe com uma camada transparente por cima do esmalte já seco. Essa camada vai permitir maior resistência, é muito importante se colocar desenhos porque muito dificilmente eles saíram e vão dar um brilho extra à sua unha.

Como você costuma fazer sua manicure?

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: