Como escolher o xampu adequado ao seu tipo de cabelo

Muitas mulheres reclamam que o seu cabelo está estragado ou os seus jeitos já não estão tão bonitos como antes. Já pensou que o problema pode ser do seu xampu? Se já utiliza o seu shampoo há algum tempo e o resultado é diferente e pior do que era antigamente, está chegando a hora de trocar.

O cabelo recebe as proteínas e a nutrição que o xampu lhe oferece, porém essas proteínas podem não ser as indicadas para o seu tipo de cabelo ou simplesmente você não precisa mais delas.

Quando vai ao supermercado, você é bombardeada por produtos de cabelo. De certo que já lhe aconteceu e provavelmente ficou confusa sobre qual xampu devia de levar para casa. Você muitas vezes fica indecisa entre o mais económico e um mais dispendioso. Repare, comprar um xampu mais económico não quer dizer falta de qualidade, desde que ele tenha aquilo que o seu cabelo necessita e não o deixe mais seco e com um ar desidratado. Porém se o seu cabelo está danificado, os xampus mais económicos podem não conseguir dar conta do recado, por isso se tiver de gastar um pouco mais, a qualidade do xampu irá compensar. Você não precisa de passar muito tempo a ler o rótulo da garrafa do xampu, apenas tenha a certeza que ele vai dar ao seu cabelo aquilo que ele precisa.

Tipos de cabelo

Cabelo normal

O cabelo normal, é um cabelo com boa elasticidade, que não tem tendência a quebrar e tem um ar bastante brilhante e nada estragado. O xampu que deve escolher para esse tipo de cabelo tem de ser perfeito para fazer a limpeza diária e continuar a hidratá-lo. Tem de conter hidratantes e proteínas. Ele tem de nutrir fio a fio, da raíz até à ponta e oferecer resistência. Pode escolher um xampu à base de aloe vera ou óleo de primavera. As escolhas perfeitas de xampus podem ser Oceanic Day By Day, O Boticário Nativa Spa e Avon Advance Techniques.

Cabelo seco

Esse cabelo está muito danificado e precisa de retomar o brilho e voltar a ter força. De preferência, escolha um xampu que não contenha sal e que seja próprio para amaciar o seu cabelo. Ele também precisa de ter muitas proteínas para voltar a dar saúde e vida ao seu cabelo. Também já deve ter reparado que o seu cabelo não tem o mesmo brilho e já não é tão sedoso, por isso escolha um xampu que o volte a colocar macio e brilhante.

Para limpar o seu cabelo dê preferência aos xampus transparentes. Ele são utilizados para lavar e retirar a sujeira do seu cabelo. Um exemplo de xampu transparente pode ser o Ecologie, para além de ser transparente ele não contém sal. Para uma segunda lavagem, pode utilizar um xampu leitoso. Eles são os indicados para tratar o cabelo. L’Oreal Vitamino Color e Vichy Dercos são bons exemplos de xampus leitosos.

Cabelo oleoso

Sente o seu cabelo gorduroso, os seus fios são bastante finos e pesados? Se essa situação se aplica ao seu cabelo, então você tem um tipo de cabelo oleoso. Para o tratar como deve de ser, o xampu escolhido deve retirar o excesso de óleo produzido no seu cabelo, também deve ser anti-resíduos para evitar a oleosidade. Existem muitas mulheres que têm um tipo de cabelo oleoso e compram o xampu para cabelos secos, porque mesmo com cabelo oleoso as pontas estão ressecadas. Essa escolha é errada, você deve comprar um xampu para cabelos oleosos e pontas ressecadas. Pode utilizar um xampu da linha ECO Therapy Amend ou da linha Extreme Control Avora. A causa do seu cabelo oleoso é a acumulação de resíduos, por isso você deve passar o xampu duas vezes e diariamente, assim tem a certeza que ele fica bem lavado. Outros xampus ótimos para ajudar nesse tratamento são: Vichy Dercos Sebo-Corretor, Natura Ultrapant, Clean Intensy Amend e Klorane para cabelos oleosos. Tenha também, em atenção a água quente, ela pode ajudar na estimulação de mais oleosidade.

Cabelo com falta de brilho

Para além de causar oleosidade e de fazer com que o seu cabelo pareça cansado e sem vida, a acumulação de resíduos faz com que o seu cabelo perca o brilho. Para fazer com que o seu cabelo volte a ter um brilho natural aposte em produtos com ceramidas, queratina, silicone, vitaminas e xampus anti-resíduos. Uma boa aposta será o L’Oreal Professional Delicate Color, Schwarzkopf Bonacure Smooth Shine ou o Alfaparf Semi Di Lino Diamante Color Protection.

Cabelo frisado

Esse tipo de cabelo tem tendência a ficar mais seco que o tipo de cabelo liso, por isso utilize xampus hidratantes regularmente. Também é muito importante que este xampu deixe o seu cabelo bem lavado. Uma escolha excelente para este tipo de cabelos é o xampu Senscience Smooth para cabelos rebeldes e frisados. Ele tem a capacidade de limpar, hidratar e controlar o seu frizz e também proporciona um brilho natural ao seu cabelo. Outras opções ótimas serão L’Oreal Professionnel Absolut Repair e o Kérastase Nutritive Bain Óleo-Curl Definition.

Cabelos com tendência a queda e a quebrar

Esse tipo de problema atinge várias mulheres, a queda pode vir de muitas situações como o alisamento com a chapa, o secador, muitas pinturas, entre outros. Você sabe que os seus cabelos têm este problema quando repara que a ponta dos seus fios estão brancas.

O xampu escolhido tem de voltar a dar força aos seus cabelos, oferecer proteção e tem de conter muita fibra para eles voltarem a ser fortes e bonitos. Aposte também, nos xampus que tenham tutano e colágeno porque auxiliam na recuperação da elasticidade, flexibilidade e vitalidade. Uma escolha acertada será o xampu da linha Capicilin Volume Intense, Summit Moisturizing Shampoo e L’Oreal Force Vector Shampoo.

Cabelo com caspa

A caspa é causada por algumas alterações hormonais e causas genéticas. A caspa é o processo de escamação da pele do couro cabeludo. Embora não exista ainda cura para acabar com ela definitivamente, há produtos que a podem melhorar.

O xampu escolhido deve conter cetoconazol, sulfeto de selênio ou cilopirox olamina. Estes xampus contêm hidratantes que vão ajudar o seu cabelo no combate contra a caspa. Pode escolher L’Oreal Anti-Caspa, Head & Shoulders anti-caspa e Clear Women anti-caspa e coceira.

E você, que tipos de xampus utiliza no seu cabelo?

Uma Resposta

Faça um Comentário