Como calcular o ciclo menstrual

Calcular o ciclo menstrual é uma dificuldade para muitas mulheres. A vida moderna da mulher não é nada fácil, além de ter que lidar com as mudanças hormonais do mês ainda tem que ter fôlego para enfrentar o dia a dia corrido. O ciclo menstrual mexe muito com o organismo da mulher fazendo com que ocorram inúmeras transformações físicas e de humor no decorrer do mês, até que desça a menstruação.

Saber calcular o período fértil é indispensável para a mulher, uma vez que dessa maneira ela pode engravidar ou evitar a gravidez. Se você não usa métodos contraceptivos ou está querendo saber qual é o seu período fértil para engravidar, é importante saber como calcular o ciclo menstrual.

como calcular o ciclo menstrual

Como calcular o ciclo menstrual (imagem: Divulgação)

Dúvidas sobre o ciclo menstrual:

Por mais que seja falado e que as pessoas tenham acesso a esse tema, muitas dúvidas ainda existem, principalmente para as meninas que estão ingressando na puberdade. A menstruação não deve ser vista como um problema, mas como um fenômeno natural que ocorre no organismo feminino.

Há um tempo falar em menstruação era considerado um “tabu” pouco se sabia ou se ouvia falar, mas aos poucos foi sendo  mais divulgado até ser tratado como um processo normal que todas as mulheres passam. No entanto, mesmo com toda informação da mídia existem muitas duvidas.

O que é a menstruação?

A menstruação é um fenômeno natural que ocorre no organismo feminino caracterizada pela perda de sangue que ocorre através da vagina, entre 3 e 8 dias por toda vida fértil. Geralmente ela acontece a cada 21 dias, mas em algumas meninas pode ocorrer a cada 30 dias vai depender de cada organismo.

Porque ocorre o sangramento?

O sangramento ocorre por causa da descamação do endométrio, que é a membrana que envolve a parede interna do útero, que também rompe alguns vasos sanguíneos. O endométrio se renova todo mês na parede do útero, pois sua função é nutrir o embrião caso aconteça a fecundação do óvulo com o espermatozoide, ou seja, se a mulher engravidar. Se a gravidez não acontecer, não haverá fecundação, portanto o endométrio é expelido todo mês dando inicio a menstruação.

como calcular o ciclo menstrual

Como calcular o ciclo menstrual (imagem: Divulgação)

Qual a idade certa para a primeira menstruação?

O normal é que a primeira menstruação aconteça entre 11 e 13 anos, mas isso não é regra, pois vai depender de cada organismo, no entanto já aconteceram inúmeros casos de meninas que menstruam aos 11 anos e outras aos 16. É sempre muito importante procurar o ginecologista para uma avaliação.

Quanto tempo dura o ciclo menstrual?

A menstruação pode durar entre 3 e 8 dias seguidos, mas também pode durar até 10 dias, principalmente nos dois primeiros anos. Mas, como já falei antes vai depender do organismo de cada menina, pois ainda está passando por transformações hormonais. Nas mulheres que usam pílulas anticoncepcionais pode variar entre 3 e 5 dias, mas, esta deve ser administrada apenas por prescrição médica.

É normal que a menstruação atrase na adolescência?

Sim é normal, principalmente entre os dois primeiros anos, pois nesse período o organismo ainda está sofrendo transformações hormonais, portanto irregularidades no ciclo é normal.

Calcular o ciclo menstrual

Calcular o ciclo menstrual de forma exata pode ser complicado para quem não tem um ciclo regular. Confirma abaixo as diferenças entre ciclo regular e ciclo irregular.

Ciclo menstrual irregular

A mulher que tem o ciclo menstrual irregular é muito mais complicado calcular o período fértil, afinal não se sabe o dia exatamente da menstruação. O período fértil acontece exatamente ao meio do ciclo levando em consideração o tempo que varia de uma menstruação para outra. Então se a mulher não sabe quando virá a próxima menstruação o calculo pode dar errado. Para que isso não aconteça, todas as mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular devem contar sempre 14 dias após o primeiro dia da menstruação e não haverá problemas.

calcular o ciclo menstrual

Calcular o ciclo menstrual (imagem: Divulgação)

Menstruação regular

O período fértil das mulheres que possuem um ciclo menstrual regular é muito simples para calcular. Portanto se a menstruação desce a cada 30 dias, o 15º dia é o dia mais fértil do ciclo. O período fértil da mulher corresponde a dois dias antes e dois dias depois desta data, conclui-se que na verdade ele pode ser em torno de quatro dias no meio do período. É preciso sempre levar em consideração que cada mulher é ímpar e que o ciclo menstrual pode sofrer variações. Para ter um controle mais adequado do período fértil é importante  acompanhar e registrar seu ciclo menstrual por no mínimo seis meses, para então se conhecer melhor e entender o seu corpo. Mas vale lembrar que se o motivo for evitar a gravidez o recomendado é utilizar métodos contraceptivos de barreira para que não haja surpresas.

Mesmo com o ciclo menstrual regulado é indispensável usar, pois ele ajuda ainda a evitar a contaminação por DST. Mesmo em mulheres saudáveis e com ciclo menstrual regulado, é importante a visita ao ginecologista para despistagem de quaisquer problemas de saúde.

Espero que tenha ajudado as meninas e suas dúvidas mais frequentes sobre um assunto que hoje em dia é tão comum.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: