A vida da mulher não é nada fácil, além de ter que lidar com as mudanças hormonais do mês ainda tem que ter fôlego para enfrentar o dia a dia corrido. O ciclo menstrual mexe muito com o organismo da mulher fazendo com que ocorram inúmeras transformações físicas e de humor no decorrer do mês, até que desça a menstruação.

Saber calcular o período fértil é indispensável para a mulher, uma vez que dessa maneira ela pode engravidar ou evitar a gravidez. Se você não usa métodos contraceptivos ou está querendo saber qual é o seu período fértil para engravidar, fique atenta as dicas a baixo.

Ciclo menstrual irregular

A mulher que tem o ciclo menstrual irregular é muito mais complicado calcular o período fértil, afinal não se sabe o dia exatamente da menstruação. O período fértil acontece exatamente ao meio do ciclo levando em consideração o tempo que varia de uma menstruação para outra. Então se a mulher não sabe quando virá a próxima menstruação o calculo pode dar errado. Para que isso não aconteça, todas as mulheres que possuem o ciclo menstrual irregular devem contar sempre 14 dias após o primeiro dia da menstruação e não haverá problemas.

calcular o ciclo menstrual

Menstruação regular

O período fértil das mulheres que possuem um ciclo menstrual regular é muito simples para calcular. Portanto se a menstruação desce a cada 30 dias, o 15º dia é o dia mais fértil do ciclo. O período fértil da mulher corresponde a dois dias antes e dois dias depois desta data, conclui-se que na verdade ele pode ser em torno de quatro dias no meio do período. É preciso sempre levar em consideração que cada mulher é ímpar e que o ciclo menstrual pode sofrer variações. Para ter um controle mais adequado do período fértil é importante  acompanhar e registrar seu ciclo menstrual por no mínimo seis meses, para então se conhecer melhor e entender o seu corpo. Mas vale lembrar que se o motivo for evitar a gravidez o recomendado é utilizar métodos contraceptivos de barreira para que não haja surpresas.

Mesmo com o ciclo menstrual regulado é indispensável usar, pois ele ajuda ainda a evitar a contaminação por DST. Mesmo em mulheres saudáveis e com ciclo menstrual regulado, é importante a visita ao ginecologista para despistagem de quaisquer problemas de saúde.