Cisto no ovário impede gravidez?

São tantas as realizações que uma mulher tem desde a sua infância até a sua fase adulta que muitas vezes fica difícil de selecionar apenas uma situação que realmente fez com que se saísse do prumo. Porem, podemos dizer que o momento que uma mulher se torna mãe é algo que não tem explicação.

Portanto, vale a pena se prevenir de certos problemas que podem vir a prejudicar ou até mesmo impedir que o sonho de ser mãe se realize.

Pensando nisso foi que criamos esse artigo para destacar um problema muito comum, porem, bem complicadinho dependendo da situação que são os cistos nos ovários e iremos dizer se eles impedem ou não que a mulher realize o seu sonho de tornar-se mãe.

Cisto no ovário impede a gravidez, sim ou não?

Cisto no ovário impede gravidez? (Foto: Divulgação)

Cisto no ovário impede gravidez? (Foto: Divulgação)

Antes de mais nada, vale a pena destacar que os ovários são dois órgãos que estão situados cada um ao lado do útero e são os responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos.

Uma das suas maiores consequências é que a mulher pode produzir uma quantidade maior de hormônios masculinos, fazendo com que a mulher tenha um desequilíbrio hormonal, podendo assim, não ter a sua menstruação em dia e prejudicar a sua ovulação.

Para se entender como o cisto aparece no ovário, ocorrendo esse desequilíbrio hormonal com essa injeção de testosterona(hormônio masculino), ocorre o aumento no risco de incidência nos ovários. Sendo assim, o cisto no ovário impede a ovulação.

Segundo pesquisas, cerca de 20% à 30% das mulheres podem estar suscetíveis de adquirir a síndrome dos ovários policísticos(cisto no ovário). Esse cisto é composto de um material liquido ou semissólido que estão localizados dentro de pequenas bolsas.

Por mais que se procure entender os seus reais motivos e causas, ainda não foi descoberto o que realmente causa essa síndrome.

Há controversas a respeito do cisto prejudicar a gravidez da mulher

O que realmente se sabe é que para cada mulher com a síndrome dos ovários policísticos(cisto no ovário) existe uma situação diferente. Portanto, aqui irão algumas conclusões que se chegaram a respeito dessa síndrome de uma maneira geral.

Cisto no ovário pode ser prejudicial e pode ocorrer aborto espontâneo

Cisto no ovário impede gravidez? (Foto: Divulgação)

Cisto no ovário impede gravidez? (Foto: Divulgação)

Pelo fato desses hormônios masculinos(testosterona) serem um dos motivos pelos quais possam surgir os cistos, o óvulo que foi gerado pode não ter a mesma qualidade do que aquele que foi gerado sem estar no meio dessa situação. Com isso, segundo pesquisas, o risco de ocorrer um aborto espontâneo nos 3 primeiros meses é bem alto.

Fazendo o acompanhamento médico ginecológico pode ser a alternativa correta para impedir qualquer problema

Vale a pena destacar que os casos variam muito de cada mulher. A sua qualidade de vida também deve ser levada em conta. Portanto, aquelas mulheres que praticam atividade física ao menos 3 vezes por semana por no mínimo 1 hora por dia e se alimentam de forma adequada, com todas as propriedades alimentares, ao menos 5 vezes por dia tem maiores chances de sumir os cistos de forma natural sem ao menos tomar anticoncepcional (uma das formas de tratamento que iremos ver a seguir).

Vale a pena destacar que o alerta fica para as mulheres que ainda não tiveram sua primeira menstruação e aquelas que já ultrapassaram os 50 anos e entraram na menopausa, afinal de contas, as chances aumentam de que esse tipo de cisto possa vir a ser maligno e trazer problemas maiores para a sua saúde.

Como descobrir se você tem cisto no ovário

Na maioria das vezes o cisto de ovário tende a não possuir sintomas, fazendo com que ele seja mascarado por mais tempo. Quando possui, os sintomas mais comuns são dores e irregularidade na menstruação.

Tratamento do cisto

A forma de tratamento é, na maioria das vezes, simples. Pode ser feito através de anticoncepcionais(que regulam as taxas hormonais) e através de procedimento cirúrgico(histerectomia). Porem, no caso de cirurgia, essa é feita em ultimo caso e depende muito do tamanho e da característica do cisto.

Faça um Comentário