Dietas

Chá de hibiscos ajuda a emagrecer

Com esse friozinho, nada melhor que um chazinho. O chá é uma bebida tão benéfica que deveríamos adotar o costume inglês de tomarmos chá das 17h. Poderíamos aproveitar e  prolongar esse hábito tão saudável e tomarmos chá das 18h, 19h 20h.

Praticamente todos os chás nos trazem benefícios, esquentam e não engordam, e alguns deles nos auxiliam no processo  de emagrecimento. Cuidado! O verdadeiro chá de hibisco é feito com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

Chá de hibiscos ajuda a emagrecer

Benefícios do chá de Hibiscos

– Têm ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. Isto ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo.

– Aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão artéria. É rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina). Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1 tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

– Uma significante quantidades de ferro, que facilita no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço está presente neste chá. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida.

Como tomar chá de hibisco para emagrecer

O recomendado são: para 200 ml de água, adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá , da flor seca. Deixe ferver e se depois adicione a quantidade recomendada. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida. Deve ser consumido de 5 a 6 xícaras ao dia.

Todos os tipos de chás deve ser consumido continuamente e nunca reaquecido, isso faz com que o chá perca seus nutrientes, nem adoçado, o açúcar pode interferir em seus benefícios. O chá de hibisco têm um sabor agradável, não é necessário adoçar.

Chá de hibiscos ajuda a emagrecer

Se você pretende utilizar o chá de hibisco para emagrecer, o ideal é associar o chá de hibisco com um alimento termogênico. Isto porque o primeiro irá evitar que a gordura se acumule na região do abdômen e quadris enquanto o segundo será capaz de aumentar o gasto energético. Uma boa opção de bebida termogênica é o chá verde. O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Infelizmente somente o chá não fará milagres ele é só um aliado nesse processo tão árduo. Você terá que seguir uma dieta balanceada, pois a falta de nutrientes e vitaminas trazem danos ao organismo. Por isso mastigue devagar e o maior tempo possível os alimentos, desta maneira aproveitamos imensamente mais os nutrientes de cada alimento. Terá que escolher uma atividade física, de preferência que você goste para não desistir logo no inicio. Você terá que introduzir o habito da alimentação fracionada, isso é o fator fundamental para o sucesso da dieta. Com isso nosso metabolismos acelerará e não perderemos massa muscular, pois jejum prolongados geram flacidez.

Alerta

O consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a absorção de vários nutrientes seja comprometida, por ser diurético. Cálcio, potássio, sódio e magnésio são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.  A falta destas substâncias pode levar à desidratação. Não só o chá de hibisco deve ser controlado no consumo, pois todos os chás são considerados como medicamentos naturais e precisam ter coerência ao serem consumidos, por isso é importante sempre respeitar o que a bula de cada um indica. Caso contrário o chá que faria bem para uma determinada cura poderá prejudicar o organismo de outra forma. Tome chá com cuidado e invista na sua saúde com medicamentos naturais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *