Dietas

Carboidratos: saiba quanto consumir para emagrecer

Ter o peso ideal ou até mesmo mantê-lo é uma preocupação que faz parte da vida, principalmente, de toda mulher. E não é uma tarefa simples.

Com a correria do dia a dia acabamos ficando sem muito tempo para nos dedicarmos a uma alimentação adequada e a pratica de exercício físico, que são, ainda a melhor maneira de manter e até mesmo, reduzir o peso. Acabamos recorrendo a dietas que prometem milagres. Mas devemos ficar atentas, pois milagres não existem e, nem todas as dietas, principalmente as mais restritivas, devem ser seguidas por um longo período. O mais comum são as pessoas dizerem que para perder peso é necessário cortar os carboidratos. Isso, além de atrapalhar sua dieta pode significar um grande risco, principalmente se você tem qualquer problema de saúde. Para emagrecer da forma correta, você precisa compreender a densidade dos carboidratos e saber qual o limite de consumo diário. Antes de restringir qualquer alimento na sua dieta, é recomendável consultar um nutricionista ou um médico, principalmente se você tiver algum problema relacionado à saúde.

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, eles são a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais, arroz, trigo, aveia etc. As raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.

Carboidratos-saiba-quanto-consumir-para-emagrecer-01

Os carboidratos participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos, como a celulose e a quitina e também na estrutura tanto do DNA quanto do RNA. Por esses motivos que devemos manter uma alimentação equilibrada, pois assim conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

Como consumir carboidratos corretamente

Para quem não é adepto à grandes esforços, como exercícios físicos, uma porção de 50 a 100g de carboidratos é o ideal para quem quer emagrecer. Aliado à uma boa quantidade de proteína de qualidade, essa porção de carboidratos é ideal para você perder gordura sem esforços. Surpreendentemente a maioria de nós se adapta rapidamente a essa porção, principalmente mais próximo dos 100g. A fome vai desaparecer, seu corpo vai encher de energia e bem estar, e claro, o peso vai diminuindo. Alimentos menos densos podem ser consumidos em maiores quantidades.

Consumir uma porção de 20 a 50g para perder peso sem praticar exercícios físicos diários, é necessário um longo e doloroso processo de adaptação. Algumas pessoas fazem a dieta dos carboidratos. É com essa porção restrita de carboidratos que as pessoas, sem informações corretas e por acreditarem em milagres para emagrecer s, acabam caindo em algumas dietas radicais. E o resultado disso, na maioria das vezes são tonturas, falta de energia, fadiga e etc. Não é correto entrar nessa faixa a menos que você saiba exatamente o que está fazendo e tenha o acompanhamento de um profissional médico qualificado no assunto. Algumas pessoas não conseguem se adaptar a uma dieta de carboidrato, o que não a torna necessariamente ruim.

Carboidratos-saiba-quanto-consumir-para-emagrecer-02

O ideal é você emagrecer e nunca mais voltar a engordar. E isso é possível, sem sacrifícios.

Depois de ter conquistado o peso desejado, você pode consumir de 100 a 150g de carboidratos diariamente é possível que não ganhe e nem perca peso. Se você praticar exercícios, pode ganhar músculos e perder gordura com essa porção. É uma porção ideal para quem está satisfeito com o peso e deseja mantê-lo, no entanto, é necessário praticar exercícios regularmente.

Dicas para substituir os carboidratos

Dê preferência aos pães integrais, que contém fibras e dá mais saciedade. Biscoitos, bolos, arroz, massas e pães integrais melhoram o funcionamento do intestino e ajudam no emagrecimento.

O macarrão, que é um prato rápido e prático, também permite que haja substituição da massa tradicional pela integral, ainda é possível reduzir as calorias adicionando legumes e folhas verdes mais escuras, que são fontes poderosas de vitaminas e minerais, dessa forma você ingere menos carboidrato do que com molho tradicional. Para recheios de lasanhas e panquecas, deixe de lado o creme de leite e invista no iogurte natural. E não esqueça o Miojo, a massa sem carboidrato.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *