Bons motivos para consumir manteiga

Passamos a infância inteira escutando ” não coma manteiga, menino, faz mal”. Hoje iremos desmitificar a vilã da nossa infância.  A manteiga é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros.

A manteiga deve ser consumida com moderação, pois contém níveis altos de colesterol e gordura saturada. As gorduras são importantes em nossa alimentação diária o recomendado são apenas 30 gramas por dia , 10 gramas possuem 72 calórias( é altamente calórica). Mas não é somente com a manteiga que devemos ser moderados, tudo em excesso torna-se prejudicial ao organismo. é Ela é feita com leite de vaca,  é rica em vitaminas A,D,E,F,K2, contém  Ácido Láurico. A vitamina K2, responsável pela saúde óssea dos dentes e coração.

O organismo “classifica” a gordura da manteiga como natural e é capaz de metaboliza-la. A manteiga é rica em ômega 6, considerado um ácido graxo essencial para  a saúde  do organismo, diminuindo os altos níveis de glicose no sangue, combate o colesterol e facilita a absorção de alguns nutriente. É digerida com grande facilidade.

Bons-motivos-para-consumir-manteiga-01

Prefira sempre a manteiga ao invés de margarina. A margarina passa pelo processo de hidrogenação, a gordura vegetal forma uma substância chamada ácido graxo-trans, que é altamente tóxico. A margarina contém ácido butírico, substância que ajuda a prevenir o câncer intestinal. Os intestinos n usam o ácido butírico como fonte de energia. Ele ajuda a combater doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn( uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal). Devido aos seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.  Além disso, têm a capacidade de transformar células cancerígenas em células normais. Efeito singular, pois em geral as substâncias anticâncer eliminam as células e não as regeneram. O que ocorre é que o ácido butírico preservam as células, normalizando a sua função.

Já foi referido que a manteiga contém vitamina A, só que vale ressaltar que a vitamina A presente nos alimentos de origem animal encontra-se numa forma imensamente mais biodisponível. A vitamina A é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que nos protege dos danos causados por radicais livres, a digestão das proteínas é facilitada pela vitamina A, tem extrema importância vital na saúde da tireoide.

Opte sempre pelas manteigas orgânicas ou artesanais ( provenientes de leite de vacas soltas a pasto), contém em torno de 8%, podendo chegar a 10% das recomendações diárias de vitamina A.

Dicas de receitas de alimentos que levam manteiga

Como já vimos a manteiga é um alimento do bem. Além de trazer inúmeros benefícios ela é deliciosa. Podemos fazer várias receitas utilizando a manteiga. Vamos conferir algumas.

Ingredientes

2 latas de leite condensado

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal

4 colheres (sopa) de cacau em pó

400g de creme de leite

2 litros de sorvete de creme ou baunilha amolecido

2 caixas de chocolate Bis picado

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, manteiga e cacau e misture bem. Leve ao fogo mínimo, sempre mexendo até formar um brigadeiro molinho, um pouco antes do ponto de enrolar. Deixe esfriar rapidamente, acrescente 200g de creme de leite e misture bem.

Bata o sorvete amolecido com 200g de creme de leite e leve ao freezer por uns 30 minutos até firmar.

Em uma forma ou pote, de 2,5 litros, coloque metade do Bis picado e pressione contra o fundo. Arrume metade do sorvete sobre a camada de Bis, e sobre a camada de sorvete, o brigadeiro com creme de leite. Para finalizar, adicione o restante do sorvete e o restante do Bis picado. Cubra com papel alumínio rente ao Bis e leve ao freezer por 1 hora ou até firmar. Caso a sobremesa congele por muito tempo, deixe na geladeira uns 30 minutos antes de servir.

Bons-motivos-para-consumir-manteiga-02

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar de confeiteiro

200 g de manteiga sem sal, cortada em cubos

1/2 colher de chá de sal

4 gemas

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

No processador, bata a farinha, o açúcar, a manteiga e o sal até ficar tudo bem incorporado. Em uma tigela separada, bata levemente as gemas e a essência de baunilha, e com o processador funcionando, adicione os ovos batidos lentamente e continue a bater até que a massa esteja lisa. Tire a massa do processador, divida em 2 partes, formando discos e embrulhe com filme plástico, deixando a massa esfriar e endurecer. Quando ela estiver no ponto, polvilhe a sua área de trabalho e abra com um rolo. Corte com os cortadores um pouco enfarinhados para não grudar na massa e leve para assar em forno pré-aquecido.

Ingredientes

Massa padrão para várias receitas:

3 ovos

2 colheres de manteiga

3 xícaras de açucar

2 xícaras de leite

4 xícaras de trigo com fermento.

1/2 colher de chá de essência de baunilha (para dar um toque diferente, usei essência de menta)

1 xícara de chocolate em pó

Sugestão para recheio:

doce de leite

ganache de chocolate

mousse de limão

brigadeiro

pasta de amendoim

Modo de preparo

Massa:

Bata os três primeiros ingredientes

Depois junte o resto dos ingredientes e continue batendo

Coloque em forminhas de cupcake

Leve ao forno preaquecido

Recheio:

Faça um furo no meio do cupcake e coloque o recheio e decore

Mousse de limão:

Misture 3 sucos de limão e uma lata de leite condensado, deixe 10 minutos na geladeira e utilize como recheio

Ganache de chocolate:

Derreta 1 barra de chocolate e misture 1 late de creme de leite

Deixe em um recipiente por 3 horas, depois utilize como recheio

Doce de leite:

Cozinhe 2 latas de leite condensado na panela de pressão, por 50 minutos.

Faça um Comentário