Benefícios da banana para a saúde

Atualmente a maioria das pessoas deseja perder peso , infelizmente milagres não existe. Para conseguirmos alcançar nosso objetivo é necessário, disciplina, determinação e persistência.

Nosso padrão de beleza é influenciado por todas essas ferramentas de informação, onde só vemos mulheres magérrimas. Seja estampando capas de revistas, nas passarelas ou atuando. Eles (a mídia) nos fazem acreditar que para conseguirmos a realização plena, necessitamos ser igual a essas mulheres. Acabamos aceitando essa ideia e cometemos várias besteiras em busca desse corpo, que nos trará de brinde “tudo o que almejamos”. Ficamos sem comer, seguimos dietas radicais, onde vários grupos de alimentos, necessários para o bom funcionamento de nosso organismo, são excluídos. O corpo se torna primordial e esquecemos da saúde. Seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física regularmente, são imprescindíveis para nossa dieta ter sucesso e prevenção de várias doenças. Sabemos que o sedentarismo e obesidade são as principais causas de doenças cardíacas, vasculares e da diabetes, por isso é importante estarmos com o peso adequado. Mas cuidado com o que você anda fazendo para emagrecer.

Hoje, conheceremos a banana. Ela deverá ser inclusa em sua alimentação diária, complementando-a e não substituindo refeições.

Benefícios-da-banana-para-a-saúde-e-para-quem-pratica-atividades-físicas-01

A banana é rica em potássio, responsável pelo funcionamento celular. Ela atua em todos os processos musculares inclusive o do coração. Faz com que absorvemos melhor o cálcio, prevenindo a osteoporose. O fósforo, encontrado na fruta integra a composição de ossos e dentes e melhora a digestão dos carboidratos. Já o magnésio também encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular. Diminui o estrese, relaxando os músculos.

A biomassa da banana verde (trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso) é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.

Benefícios da biomassa

Melhora o funcionamento do intestino recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico. Por ser rica em fibra, a banana é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade. Reduz a absorção de gordura da dieta. Reduz a absorção de glicose da dieta. A ingestão de banana traz múltiplos benefícios para o organismo.

É extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o prestígio dos atletas, pois ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.

banana

Modo de preparo da biomassa:

  • Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
  • Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
  • Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar.
  • Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
  • Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
  • Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
  • Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).

DICAS IMPORTANTES

1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.

2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.

3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.

Confira ainda a Dieta da Banana.

Faça um Comentário