Existem inúmeros profissionais na área de beleza que usam instrumentos que necessitam ser esterilizados, mas o fazem de forma errada. Os salões de beleza que trabalham com manicures precisam esterilizar os alicates e todos os instrumentos que são reutilizáveis, mas qual a melhor maneira de fazer esse processo?

O que é mais eficaz a estufa ou a autoclave? Antes é preciso conhecer o funcionamento das duas para que possa determinar o que é mais viável e melhor. Profissionais como manicure, podólogo, esteticista e dentista são os que mais necessitam desse tipo de instrumento.

autoclave na manicure

Diferença entre as esterilizações:

Vale lembrar que possui grande diferença entre as duas e que dependendo do tipo de instrumento e do trabalho é necessário cuidados maiores e mais eficazes na esterilizações.

– A estufa faz a esterilização através de vapor seco. O material fica exposto ao processo entre uma e duas horas.

– A autoclave é ao contrário ela faz a esterilização através de vapor, o tempo é em média entre 15 e 30 minutos vai depender da quantidade de água destilada que a autoclave necessita para o seu funcionamento.\

autoclave na manicure1

O que difere entre as duas é a eficácia na esterilização com certeza a autoclave é a melhor maneira de deixar os instrumentos completamente limpos sem correr riscos de contaminações, mas é preciso limpar muito bem os instrumentos antes de leva-los ao aparelho para esterilizar. Os cuidados são indispensáveis e cabe a cada profissional tomar as devidas precauções para garantir a saúde dos seus clientes. Portanto cabe as manicures limpar muito bem os alicates e retirar todos os resíduos de pele que fica após o uso para só depois leva-los a autoclave.

Vale lembrar que os cuidados devem ser constantes, pois mesmo que não pareça as manicures também são responsáveis pela saúde de suas clientes, afinal é um trabalho muito importante que além de deixar as unhas lindas e decoradas é preciso que permaneçam saudáveis. Portanto se você é manicure proporcione o melhor as suas clientes esterilizando da forma correta todos os instrumentos.