Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta é muito prazeroso para quem gosta desse esporte. Com a bicicleta adequada é possível andar quilômetros sem se dar por conta que foi tão longe. Não importa se o uso da bicicleta é para a pratica esportiva, para o laser ou até mesmo como meio de transporte, pois ela esta cada vez mais popular entre os brasileiros. Essa é uma ótima dica para quem precisa enfrentar o transito das grandes cidades e manter a saúde em dia. Não é atoa que andar de bicicleta esta se tornando um dos melhores esportes, até mesmo nas academias com as aulas de spinning.

Muitas pessoas optam por usar a bicicleta como seu meio de transporte no dia a dia para trabalhar, mas é preciso usar os equipamentos necessários de proteção para quem pedala em grandes centros em meio a grandes trânsito de automóveis. Hoje o mercado oferece inúmeros modelos de bicicletas para todos os tipos de pessoas e atividades. Existem modelos especiais para quem faz trilhas, para quem anda no asfalto, para passeio, em fim é só escolher a que combina com você e o seu estilo e sair pedalando.

Benefícios de andar de bicicleta

Benefícios de andar de bicicleta (foto: divulgação)

Confira os benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta melhora de forma significativa a função cardiovascular e regula a pressão arterial, diminui o colesterol, combate o triglicerídeo. E ainda é um excelente estimulante do sistema imunológico contribuindo para a melhora significativa de problemas como depressão, ansiedade e stress. Por ser um esporte que não tem impacto ele não prejudica os joelhos. Portanto andar de bicicleta faz bem a todas as pessoas, inclusive aquelas que estão acima do peso.

Para as pessoas que querem ter a silhueta em forma, andar de bicicleta é o esporte ideal. Pedalar por quarenta minutos significa perda em média de trezentas calorias. Após dois meses de pedaladas é possível notar o aumento de cerca de 25% da musculatura e força das pernas. Outros benefícios como definição abdominal e dos membros inferiores são bastante perceptíveis quando o atleta anda de bicicleta. Mas para andar de bicicleta é preciso ter segurança como em qualquer outro esporte, até mesmo para aqueles que pedalam nas ruas.

Confira alguns cuidados indispensáveis:

  • Andar sempre no lado direito da pista;
  • Usar sempre roupas apropriadas com luminosos para evitar colisão;
  • Use capacete e óculos como proteção no transito;
  • Use a campainha ou buzina para sinalizar as manobras.

Pedalar ao ar livre traz o beneficio do contato com a natureza, principalmente de quem pratica spinning, pois o esporte queima ainda mais calorias e evita preocupações com o transito. E você já anda de bicicleta, ou esta na duvida? Não espere mais tempo, comece a pedalar e sinta a diferença no seu corpo, tanto na silhueta quanto emocional. Andar de bicicleta é uma excelente atividade física, além de trazer muitos benefícios ao meio ambiente.

Benefícios de andar de bicicleta

Benefícios de andar de bicicleta (foto: divulgação)

Forma divertida de queimar calorias

Andar de bicicleta emagrece e é muito divertido e ainda ajuda a queimar calorias como manter as pernas musculosas e o bumbum empinadinho. Mas além de fazer bem para o corpo e deixar a silhueta em forma, realizar a atividade com frequência também traz outros benefícios como:

Ativa a circulação – deve ser feito em um terreno plano de forma que o ritmo das pedaladas possam se manter estáveis, dessa forma as batidas do coração vão aumentar e você vai estar exercitando a capacidade respiratória. Uma hora de pedalada queima 400 calorias;

Emagrecer – deve andar de bicicletas em terrenos onde tenha subidas e decidas alternando as pedaladas em fortes e mais leves. Esse tipo de exercícios vai elevar ao máximo o esforço  aumentando a frequência cardíaca fazendo com que a queima de gordura seja acelerada. Em uma hora de pedalada você queima 580 calorias;

Resistência física e respiratória – o terreno para pedalar deve ser misto com morros e planos pedalando de forma leve e moderada, dessa forma você vai estar variando o ritmo dos pedais favorecendo a resistência física e a capacidade de recuperação depois do esforço se torna muito maior e mais rápida. Depois de ficar por dentro dos benefícios de andar de bicicleta você já pode optar por esse esporte e manter a forma se divertindo.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: